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O que a Adobe colocou de novo no Photoshop CS4 e o CS4 Extended
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O que a Adobe colocou de novo no Photoshop CS4 e o CS4 Extended

Há funções que retornaram, outras que se foram. Mesmo assim, o editor de imagens tem coisas legais que vale a pena conhecer.

Lesa Snider King, da Macworld/EUA

photoshop_150.jpg
Foto:

photoshop_150.jpgA Adobe fez algumas mudanças sérias no Photoshop CS4, principalmente
no espaço de trabalho. Em geral, versões mais recentes de um programa costumam colocar ferramentas novas por
cima das antigas. E isso não é diferente neste Photoshop: várias funções "novas" no CS4, não são novidades (como o Hand and Zoom);
elas apenas ressurgiram após terem sido descartadas. Como resultado,
algumas ferramentas foram cortadas.

Apesar disso, recurso novo é o que não falta. O Photoshop CS4 tira proveito do
OpenGL – um mecanismo que combina recursos de hardware e de software auxiliar no desenho de imagens mais
rápida e eficientemente – para realizar alguns efeitos muito úteis
de tela, como Rotate View, Flick Panning, redimensionamento dinâmico do
pincel e mais.

Leia também: 
>> Illustrator CS4 compensa alto preço pelos recursos oferecidos

Outra novidade é uma tecnologia chamada seam carving,
que está por trás da ferramenta que redimensiona suas imagens de forma
que seu ponto focal continua inalterado. Junto com tudo isso, encontramos um
mecanismo 3D, novas máscaras e painéis de ajustes, além de edição
seletiva em Câmera Raw. O que ficou faltando, no entanto, foi
compatibilidade do aplicativo para 64 bits.

Uma nova maneira de funcionar
Seu Photoshop agora existe dentro de um frame compacto que você pode
mover e redimensionar (fica ativo por padrão).

A vantagem de usar o recurso
Application Frame é que todas as janelas e painéis do Photoshop ficam
juntos quando se move os itens e redimensionar o frame automaticamente se
reflete em seus painéis e janelas, para quem caibam dentro do frame.

A
desvantagem é que este tipo de mudança é muito radical para usuários de
Mac, pois segue muito o estilo de PC.

01.jpg

Outra grande vantagem do Application Frame é a possibilidade de
visualizar e trabalhar com diversos documentos abertos de uma só vez
usando o menu Arrange Documents mostrado aqui. Neste exemplo, você vê a
diferença entre os modos mosaico (em cima) e cascata (em baixo).

Novas máscaras e painéis de ajuste
Camadas de ajuste foram, por muito tempo, a opção para edição
não-destrutiva. Agora, essas camadas ficam numa posição mais central de
seu próprio painel, o que não só as torna mais fácil de achar e usar
como impede que as imagens sejam escondidas por caixas de diálogo.

Igualmente novos são os ajustes "on-image" para ajuste nas camadas
quanto a Curves e Hue/Saturation. Em vez de fazer uma seleção, você
pode aplicar os ajustes numa área específica clicando na imagem e
arrastando seu mouse.

02.jpg

Você também vai achar uma nova camada de ajuste chamada Vibrance
que vai melhoras suas cores sem prejudicar tons de pele (tem mais
efeitos em cores brilhantes e menos nas cores claras, como a pele).

O novo painel de máscaras deixa as camadas de máscaras mais fáceis
de achar e um pouco mais amigáveis. Depois que você fizer uma seleção,
pode criar uma máscara a partir do painel. A Adobe também colocou botões para as funções Refine
Edges
e Color Range para maiores ajustes de máscara.

Content-aware Scaling (CAS)
Usando os controles simples do Free Transform com a nova e
revolucionário tecnologia seam carving, o Photoshop analisa sua
imagem e altera áreas desimportantes, como o céu e o chão, ao passo que
deixa as partes importantes intactas.

Carinhosamente chamada de CAS, ela funciona em camadas de imagens e
seleções nos modos de cor RGB, CMYK, Lab e escala de cinza. Isto funciona
perfeitamente? Não.

Você vai ver artefatos em algumas imagens, o que
significa que você tem que ser extremamente cuidadoso com relação a
quando deve usá-la e em que escala fazer isso (muito pouco). Você pode
ajudar um pouco a ferramenta protegendo o assunto com um canal alfa.
Essa função tem outros usos muito úteis como encaixar uma imagem em um
espaço pequeno sem cortá-la.

Melhorias nas cores e nas ferramentas de desenho
Designers gráficos vão apreciar o Kuler, uma comunidade online
incrivelmente útil. Se você encalhar tentando criar cores para seu
projeto, pegue uma do enorme número de temas compartilhados (sinta-se
livre para aderir à brincadeira e fazer seus próprios uploads também).

Alguns vão ficar contentes em saber que as ferramentas Dodge, Burn e
Sponge
– consideradas por muito tempo muito destrutivas para uso direto
em uma imagem – foram redesenhadas para preservar cores e detalhes, e
os pincéis Clone Stamp e Healing agora mostram uma pré-visualização ao
vivo – dentro do cursor do pincel.

Camera Raw 5.0
A versão mais nova do plug-in Camera Raw mostra grandes melhorias, como
a possibilidade de editar seletivamente usando Pincéis de Ajuste,
aplicar Filtros de Degradê e fazer pós-cortes em vinhetas.

Ajustes seletivos são incrivelmente fáceis de usar; é só escolher o
Pincel de Ajuste pressionando a letra K no teclado e você verá o mesmo conjunto
de ajustes aparecer na parte direita da janela, assim como você faz
para abrir o Câmera Raw. Depois que você pincelar a imagem para aplicar
as mudanças, uma marcação verde identifica a área.

03.jpg

Nos bastidores, o Câmera Raw cria uma máscara que esconde os ajustes
de outras áreas da sua imagem. Ao ativar o Auto Mask, você restringe
seus ajustes a pinceladas que recaem sobre áreas de cores similares. As
máscaras são totalmente editáveis, e você pode fazer quantas quiser ou
apagar as que não se quer.

04.jpg

Para intensificar o céu gradualmente, você pode usar o novo Filtro
Graduado no Câmera Raw. O ponto verde representa o início da máscara, e
o vermelho, o fim.

O que há de novo no Extended
Os usuários do Photoshop CS4 Extended vão perceber duas novas
ferramentas chamadas 3D Rotate e 3D Orbit no painel de ferramentas,
assim como um menu inteiro dedicado ao império das três dimensões, o
que inclui Inverter superfícies visíveis e Criar camadas UV.

Se você
sonha em mexer com modelos 3D, o Photoshop Extended é um bom lugar para
começar. Assim como você pode comprar imagens, vídeo e clipes de áudio,
também é possível comprar objetos 3D e importá-los para o Photoshop
(faça uma busca rápida no Google e você vai ver inúmeros modelos 3D
para experimentar).

Algo que é incrível é que se os objetos já estiverem desenhados,
você poderá importar esses dados para sua cena, completamente intactos.
Você ainda tem também um bom controle sobre as texturas e luzes do
objeto.

Caso a imagem tenha vindo com um arquivo separado com a
textura, você pode acrescentar e ajustar a luz para tornar o modelo mais
adaptado à cena. Se você já tiver segurança o suficiente, pode
imprimir diretamente na superfície de um modelo em tempo real.

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