Imagem de fundo do header
O que esperar do XP SP3, última atualização do sistema operacional
Home  >  Review
REVIEW

O que esperar do XP SP3, última atualização do sistema operacional

O Service Pack começa a ser distribuído a partir desta terça-feira e promete dar novo fôlego à plataforma de seis anos de idade.

Redação da PC World / EUA

xp_150.jpg
Foto:

xp_150A terceira e última atualização do Windows XP estará disponível para download a partir desta terça-feira (29/04) para os usuários. O Service Pack 3, que já podia ser baixado desde a semana passada do MSDN e do TechNet deve incorporar importantes melhorias ao sistema operacional, cuja última atualização ocorreu em 2004. Usuários das versão em português do sistema operacional, entretanto, terão de esperar até o dia 9 de maio para baixar a atualização.

A Microsoft informa que os usuários do XP que não solicitarem a atualização para o SP3 proativamente irá recebê-la quando o próximo Windows Update for realizado.

O que há de novo no Windows XP SP3
Se depender das funcionalidades, o SP3 não será a cura para todos os males do Windows XP. Testes independentes realizados pelo Devil Mountain Software mostraram que a atualização é capaz de melhorar o desempenho da suíte de aplicativos do OFfice em cerca de 10%, se comparado ao seu desempenho no XP com o Service Pack 2.Os testes foram realizados em um notebook equipado com chip Intel Core 2 Duo de 2GHx e 1GB de memória RAM,  rodando a suíte de testes OfficeBench.

Leia mais:
> As cinco principais dúvidas sobre o Windows XP SP3
> Será que o SP1 vai consertar o Vista?
> Viagem no tempo: a história do Windows em 19 imagens
> Como rodar o Windows no Mac - e sem abandonar o Leopard
> Microsoft libera o Vista SP1 em português
> Windows XP para portáteis terá suporte até 2010
> Sete perguntas sobre o SP3 do Windows XP
> XP, o último bom sistema operacional da Microsoft?

“Foi uma grata surpresa descobrir que o Windows XP SP3 foi capaz de melhorar a performance deste já ‘velho’ sistema operacional”, afirma Craig Barth, CTO do Devil Mountain, em post publicado em seu blog.

Segundo ele, como o SP3 estava sendo esperado mais como uma consolidação de todas as atualizações ocorridas nos últimos três anos, esta melhora no desempenho é considerada como um bônus muito bem-vindo. “Só por essa razão, o XP SP3 é uma atualização mais do que obrigatório para quem ainda utiliza esta versão do sistema operacional”, diz Barth. O desempenho registrado com o Office mostra que o Windows XP SP3 é considerado ainda mais rápido do que o Vista SP1.

A longevidade do sistema operacional e esta inesperada melhoria no desempenho constatada com o SP3, tem levado empresas de pesquisa a consideraram o Windows XP o principal rival do Vista.

++++

xp_150Embora a Microsoft tenha tentado algumas vezes desestimular os usuários a continuarem com o Windows XP em prol do Vista, várias concessões foram feitas em favor do antigo sistema operacional, tais como cinco anos de suporte para Home Edition e prorrogação do vendas de licenças por intermédio dos fabricantes até junho deste ano.

Algumas alterações introduzidas com o SP3 tendem a se tornar um, digamos, incômodo para os usuários. Uma delas é a ativação do produto que tornou a instalação do software muito parecida com a do Windows Vista. Agora, você não precisa mais fornecer a chave de ativação durante a instalação, mas terá de fazer o registro em até 30 dias; caso contrário, o sistema operacional deixará de funcionar.

Isso também significa que o Windows XP fará um acompanhamento mais de perto da sua configuração de hardware, de forma similar ao que ocorre com o Vista; dependendo da maneira como você lida com seu PC, alterando componentes fundamentais do sistema, podem levar o equipamento a parar de funcionar.

Ainda que a Microsoft continue a frisar que em junho serão interrompidas as vendas para o varejo do Windows XP, o lançamento do SP3 dá ainda mais folgo para aqueles usuários que ainda não querem migrar para o novo sistema operacional. Steve Ballmer, principal executivo da Microsoft, disse na semana passada que a empresa “vai ouvir os apelos de quem deseja ver a vida o XP ampliada”. Oficialmente, a Microsoft nega tal declaração.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site