Imagem de fundo do header
Óculos prometem reduzir o cansaço visual à frente do computador
Home  >  Review
REVIEW

Óculos prometem reduzir o cansaço visual à frente do computador

Os testes mostram que ele atenua os efeitos da longa exposição ao monitor; mas cada usuário tem uma reação diferente.

Greg Adler, da PC World / EUA

Game_Eyez_150.jpg
Foto:

Se você passa muito tempo à frente do computador então é provável que esteja familiarizado com o cansaço visual, um incômodo que afeta a maioria dos usuários depois de ficar olhando o monitor ligado por muitas horas. Saiba que existem alguns acessórios que prometem ajudar nesses casos, e um deles é o Game-Eyez.

Como ele funciona? Simples: suas lentes foram desenvolvidas para bloquear comprimentos de ondas menores do que 460 nanômetros, também conhecidas como luz azul. Segundo o criador dos óculos, pesquisas têm mostrado que a luz azul é a maior responsável pelo cansaço visual exatamente pelo fato de suas ondas exigirem mais esforço dos olhos para conseguir focá-las.

Depois de usar os óculos pela primeira vez, me fiz uma pergunta: como pude viver tanto tempo sem algo assim? As lentes tornam as partes brancas do meu monitor em algo amarelo, o que incomoda bem menos os olhos. E mesmo depois de ficar olhando para o monitor por metade do dia, ainda sentia meus olhos confortáveis.

O maior desconforto é a mudança de foco exigida pelas lentes quando se põe ou tira os óculos, algo que muitos usuários podem fazer várias vezes ao dia.

Vale ressaltar que minha reação quanto ao desempenho das lentes não foi compartilhada por todos os que tiveram a chance de experimentá-la por aqui. Alguns gostaram dos resultados que as lentes oferecem; para outros, tais resultados foram demasiados impactantes para que conseguissem se adaptar a eles.

Game_Eyez_350

Algumas pessoas disseram não gostar da maneira como as lentes mudam os brancos por amarelos e não conseguiram relaxar enquanto estavam utilizando o Game-Eyez. E um detalhe nos chamou a atenção: o design desses óculos não é compatível para ser usado sobre óculos convencionais.

Depois de duas semanas de uso, a conclusão a que chegamos é que esses óculos são mais úteis à noite ou ambientes pouco iluminados. Focar uma tela nessas condições incomodam mais que um dia todo à frente do monitor e o Game-Eyez se torna um bom refresco para os olhos.

Entretanto, apesar dos resultado no curto prazo terem sido interessantes, o Game-Eyez se torna um acessório pouco prático já que a permanente necessidade de ajuste de foco chega a causar mais incômodo aos olhos do que o cansaço que o uso do monitor por muitas horas.

Além disso, os 130 dólares cobrados Game-Eyez tornam esse equipamento caro demais para o usuário comum. Agora, se você é um gamer que passa horas à frente do monitor sem desviar sua atenção, ou trabalha no período noturno, o investimento pode valer a pena.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site