Imagem de fundo do header
Office Live Workspace facilita o trabalho colaborativo
Home  >  Review
REVIEW

Office Live Workspace facilita o trabalho colaborativo

Aplicativo gratuito da Microsoft ajuda a manter documentos atualizados na web, mas é necessário ter o pacote Office instalado em cada máquina

Michael Scalisi, da PC WORLD/EUA

work_Live_150.jpg
Foto:

Se você é usuário do Microsoft Office e trabalha com ele em diversos computadores, vale a pena testar o complemento  Office Live Workspace. Esse serviço online (está em beta-teste) é gratuito e lhe dá a capacidade de armazenar até 5 GB de documentos do Word, Excel, PowerPoint e qualquer outro que não faça parte do Office.

Ele mantém os documentos organizados em pastas, na internet, mas como se estivessem em seu computador. Para editar os documentos é necessário ter o pacote Office instalado, mas a visualização pode ser feita por meio do Office Live Workspace.

Além de poder visualizar os documentos em outros computadores, cada documento pode ser compartilhado com qualquer pessoa ou grupo que tenham a necessidade de ver os arquivos. Isso agiliza bastante os projetos em que os funcionários trabalham em locais distantes.

Por mais que as pessoas sejam organizadas, se não existir uma ferramenta que ajude no controle das alterações dos arquivos do projeto, sempre acaba acontecendo algum erro. O Office Live Workspace acaba ajudando a controlar as modificações feitas nos arquivos.

Sempre que o arquivo é modificado, é emitido um aviso de nova versão na janela do aplicativo. O controle das pessoas que fazem parte do projeto fica na mesma janela em que o documento é exibido, ajudando o gerente a controlar quem está com acesso aos documentos.

A instalação é simples. Primeiro é necessário ter uma conta no Windows Live ID. Você tem uma conta no MSN/Hotmail? Então já está cadastrado. Vá para a página do Office Live Workspace e clique no botão ‘comece agora’. Faça o login com seu e-mail e senha do MSN. Na tela que segue, escolha a opção ‘instalar Office Live update’.

work_live_580.jpg

Clique em intalar Office Live Update para ter acesso a partir do pacote Office

Essa opção instala o Workspace na barra dos programas do Office. Funciona nas versões do Office XP, 2003 e 2007. Assim você pode salvar seus documentos diretamente do Office em seu ambiente de trabalho.

Agora basta criar o ambiente de trabalho: clique em ‘novo ambiente de trabalho’ e dê um nome para ele. Agora você pode usá-lo apenas para acessar e controlar seus documentos e, quando precisar, compartilhar com outras pessoas.

Para isso, basta selecionar os documentos desejados e clicar no ícone 'compartilhar'. O Office Workspace Live é interessante principalmente para as empresas que contêm documentos do Office.

work_live1_580.jpg

Basta selecionar o(s) documento(s) desejados e clicar no ícone Compartilhar
para usuários do seu grupo terem acesso a eles

Apesar do esforço da Microsoft, o Google Docs ainda é mais abrangente no que se refere ao uso colaborativo de documentos, permitindo que vários usuários editem simultaneamente um único documento e também não solicitando que todos os usuários tenham uma versão do Office instalada na máquina.

Mas talvez isso mude quando a Microsoft lançar sua versão livre para Web, do Office 2010. E a capacidade de trabalhar em documentos do Googles Docs no modo offline são ainda rudimentares e é neste ponto que o Microsoft Office ainda ganha destaque.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site