Imagem de fundo do header
Opera Mini 5 traz navegação móvel com qualidade para celulares com Symbian
Home  >  Review
REVIEW

Opera Mini 5 traz navegação móvel com qualidade para celulares com Symbian

Testamos o aplicativo no N97 Mini, da Nokia: além de ser sete vezes mais rápido que o navegador nativo, ele apresenta uma interface simples e intuitiva.

William Marchiori, da PC World

Foto:

O Opera Mini é, sem dúvida, um dos mais populares navegadores móveis por estar disponível em uma série de plataformas. Ele até conseguiu passar pelas limitações da App Store e ganhou seu espaço no iPhone.

Mas e quanto aos celulares Nokia? Testamos a versão 5, a mais recente, em um smartphone N97 Mini, com sistema operacional Symbian 9 5th. Ele também está disponível para outras versões do Symbian, assim como qualquer celular que tenha suporte a aplicativos Java. Como referência, utilizamos o navegador nativo do Symbian. 

Como tradição dos navegadores Opera, o Mini conta com o Speed Dial, que é uma seleção de nove páginas para acesso rápido, que podem ser configuradas pelo usuário. Na parte superior a interface apresenta uma barra para digitar o endereço desejado, com recurso de sugestão em tempo real, e um campo para busca, com opção de escolha do motor de busca.

 

scr000006.jpg scr000007.jpg

Barra de endereços completa automaticamente para acesso rápido

 O menu de navegação, na parte inferior, conta com botão para voltar à página anterior ou reduzir o zoom, avançar, atualizar ou cancelar o carregamento de uma página, controle de abas e opções. 

Há também um controle prático de abas bem prático que mostra previews de todas as páginas abertas de uma vez só. Em nossos testes, o navegador aguentou até dez sites abertos simultaneamente. Depois disso, ele começou a ficar lento, mas não trava. 

Vale lembrar que o navegador nativo do Symbian não tem abas; ele tem apenas páginas, e o controle delas é pouco intuitivo e confuso. No quesito interface, o modelo simplificado do Opera Mini vence facilmente.

O menu de opções também é bem intuitivo, com links favoritos, histórico, página inicial, pesquisa no site e um menu para salvar a página offline ou visualizar as páginas salvas anteriormente. Na página de configurações, é possível alterar vários ajustes, como qualidade de imagem, tamanho da fonte e visualização em tela cheia.

Navegação
No navegador nativo, os usuários provavelmente estão acostumados a pequenas travadas e dificuldades para dar zoom nas páginas, sem contar na confusão com os controles desorganizados. O Mini se dá bem nesse quesito, com zoom simples de duplo toque e comandos para voltar, avançar ou digitar endereço bem posicionados.

Ao pressionar o dedo sobre algum elemento de um site por alguns segundos, algumas opções são exibidas, como um link em nova aba, salvar ou enviar uma imagem e selecionar, copiar ou colar textos.

 

scr000009.jpg scr000010.jpg

Versão do browser disponível na loja Ovi é antiga: solução é baixar direto do site

 Assim como na versão do iPhone, ele não exibe as páginas exatamente como vemos no PC. Mas o navegador nativo exibe os sites de forma muito pior, por isso o usuário só tem a ganhar com o Opera Mini.

O Opera Mini oferece um teclado virtual que é exibido automaticamente na hora de digitar um endereço ou preencher um campo em um site. O recurso funciona bem, especialmente porque o N97 Mini só tem um teclado físico e o Symbian não oferece um teclado virtual como o iPhone. Só encontramos um problema: ao digitar com o teclado físico, o teclado virtual continua aparecendo. Não é grande coisa, mas é algo que poderia ser adaptado.

Velocidade
Se o Opera Mini deixou o Safari comendo poeira, já sabíamos que ele bateria o navegador nativo do Symbian. Com uma conexão 3G, abrimos a página inicial do Uol. O navegador nativo levou 1 minuto e 12 segundos para carregar a página completamente, enquanto o Mini levou apenas 10 segundos.

Já na rede EDGE (2G), para abrir o mesmo site, o navegador nativo levou 1 minuto e 40 segundos, enquanto o Opera Mini carregou a página em 27 segundos.

Conclusão
Os resultados não mentem: se você quer navegar com um mínimo de qualidade em seu dispositivo Symbian, o Opera Mini é uma ótima escolha. E mesmo que você não queira qualidade, o Mini dá um show em termos de velocidade.

Pelo menos no caso do N97 Mini, o Opera Mini disponível na Ovi Store é uma versão antiga. Para baixar a mais recente, acesse www.opera.com/mini.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site