Imagem de fundo do header
Organize-se melhor com Todo para iPad
Home  >  Review
REVIEW

Organize-se melhor com Todo para iPad

Com interface amigável, aplicativo deixa a organização de tarefas mais fácil

Macworld / EUA

todoipadlogo.jpg
Foto:

O "Todo for iPad", aplicativo de 5 dólares da Appigo, é formidável. Assim como a versão para iPhone, o Todo tem aparência sofisticada, as funções são intuitivas e vem cheio de ferramentas nas quais o usuário não precisa mexer se não estiver interessado, mas que podem ser muito bem aproveitadas se o usuário for avaçado. 

A primeira coisa que se nota ao executar o Todo para iPad (e não será possível não perceber) é que o aplicativo tem uma aparência ótima. Algumas vezes não faz sentido para um aplicativo emular um objeto do mundo real, mas a forma como o Todo recria um fichário funciona belamente. O tema padrão é um fichário azul imitando couro, mas é possível escolher entre uma variedade de outros temas ou mesmo comprar um upgrade para um visual ainda mais bonito. 

 

todo01.jpg

Não é mais um rostinho bonito: além da interface muito elegante, o Todo é cheio de opcões customizáveis  

Ao tocar no botão de configurações, a tela principal “vira”para a esquerda, revelando um painel de ajustes no tamanho de um iPhone, guardado no bolso de trás do caderno virtual. Alguns usuários reportaram que, por causa da aparência tão real que o Todo utiliza, ele deveria se comportar como a maioria dos aplicativos de e-reader: ao contrário do se espera, ao tentar retornar à página anterior, o aplicativo não responde ao comando de virar a página; é preciso tocar no canto superior esquerdo da tela para voltar a página. 

Sem muitos mistérios, a tela principal do Todo lista todas as tarefas recentes ativas. Os desenvolvedores do aplicativo fizeram esforço extra para fazer do processo de adicionar novas tarefas algo simples. É possível criar tarefas múltiplas consecutivamente com o mínimo de esforço, se não for problemacriá-las sem detalhes extras, o que é ótimo para quem sofre de picos de criatividade ou tem muitas coisas para fazer no dia. Ao colocar uma tarefa por vez – ou editar as já existentes – existe uma exaustiva lista de opções para modificá-la. 

todo02.jpg

As opções de configuração para a organização das tarefas são inúmeras  

O número de opções é imenso. Ao criar uma nova tarefa ela pode ser normal, uma checklist ou um projeto. O usuário pode começar a tarefa, adicionar anotações, ou atribuir data e/ou hora a ela. Além disso, podem ser feitos ajustes de nível de prioridade e a recorrência da tarefa, e então categorizar a nova entrada por tags, listas (“casa” ou trabalho”, por exemplo) ou por contexto. Talvez não seja necessário utilizar cada método de categorização, mas é interessante saber que, independente das suas preferências, o Todo dá conta do recado. 

E ainda mais importante: as tarefas podem ser vistas no Todo da maneira que o usuário quiser; classificar por data e depois por prioridade, ou ao contrário, ou classificá-las em ordem alfabética. E, claro, as tarefas podem ser filtradas por qualquer uma das tags, contexto ou listas configuradas anteriormente. 

Resumindo, o Todo se comporta da maneira que o usuário quiser. O aplicativo se ajusta graciosamente quando movemos o iPad do modo retrato para o modo paisagem. O ícone de crachá pode ser inteiramente customizado, além de ter a opção de exibir o número total de tarefas a serem feitas ou as obrigações diárias, e assim por diante. O Todo pode ser integrado com o TextExpander, e pode sincronizar com ambas ferramentas do desenvolvedor (Appigo Sync) ou com o serviço web Toodledo. Este app é extremamente bem pensado, e proporciona uma experiência de uso incrível que faz com que o usuário tenha vontade de usá-lo a todo momento para ver se há coisas para fazer. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site