Imagem de fundo do header
Panda 2009 tem bons extras, mas peca na detecção de malwares
Home  >  Review
REVIEW

Panda 2009 tem bons extras, mas peca na detecção de malwares

Suíte de segurança integrada é rápida e cobre o básico; mas fica muito atrás dos rivais no que importa: detecção de malwares.

Erik Larkin, PC World / EUA

panda_150_2.jpg
Foto:

panda_150.jpgO Panda Internet Security 2009 ostenta um extenso pacote de ferramentas e uma interface fácil de usar que, aliadas, proporcionaram um terceiro lugar à suíte nos testes com pacotes de segurança pagos (como Norton, McAfee e BitDefender). Mas sua habilidade em bloquear softwares maliciosos não teve um bom desempenho, e o aplicativo teve dificuldades em lidar com alguns malwares perigosos, apesar da sua nova ferramenta de scan baseada na web.

Por 89,90 reais (3 licenças), a suíte da Panda tem uma boa relação custo-benefício. Ele detectou com sucesso 95% dos trojans, bots, ladrões de senha e outros malwares da biblioteca da AV-Test.org. Não é um resultado ruim, mas a solução ricou em 7o lugar dentre os nove pacotes avaliados, cujas taxas de detecção variam entre 69 % a 99 %.

Coincidentemente, fica na mesma posição na análise de desempenho heurístico, reconhecendo 45,3% de uma amostra de assinaturas com duas semanas de vida, usada para verificar o poder de defesa da solução quanto a pragas desconhecidas.

Leia também: 
> Novato, Webroot Essentials tem falhas e fraca detecção de malwares
> Norton 2009 é a melhor suíte integrada, apesar das falhas
> McAfee Internet Security 2009 peca ao lidar com malwares
> Desempenho do Kaspersky 2009 não justifica preço tão elevado
> Suíte 2009 da Trend Micro falha no básico: detecção de malwares
> Com boas ferramentas, F-Secure 2009 apresenta detecção menos potente
> BitDefender 2009 oferece boa proteção por um bom preço
> Avira é técnico demais, mas tem a melhor taxa de detecção de malwares

A suíte da Panda também teve problemas com spywares desenvolvidos para roubar senhas e informações financeiras, parando somente 69 % deles. No caso da detecção de comportamento, foi capaz de identificar oito de 15 amostras de malware (53,3%), suficiente para colocar a solução em quarto lugar nesta categoria.

panda_350_1

Uma nova adição baseada na internet incluída na versão 2009, chamada de Collective Intelligence, envia assinaturas de um arquivo que será verificado, juntamente com informações sobre seu comportamento, aos servidores da Panda.

Ao comparar essa assinatura com as que estão no banco de dados do aplicativo, o Collective Intelligence reforça as habilidades de varredura do programa e aumenta a velocidade do aplicativo em detectar novos malwares.

Se sua ferramenta de detecção de malware fosse mais eficiente, o pacote da Panda seria um grande competidor. Ele possui a melhor velocidade de varredura de acesso, que testa quanto tempo ele leva para verificar arquivos quando seu PC os abre ou quando são acessados (embora tenha sido um dos mais lentos para fazer uma varredura manual ou programada).

Ele cobre todas as bases principais e tem alguns extras, como controle dos pais, backup, antispam e antiphishing. O pacote também inclui um scan de vulnerabilidade que checa por patches que estão faltando em seu PC.

Embora algumas funções extras pudessem ser mais elaboradas, o Panda foi a única suíte que testamos e que ofereceu todas elas. O scan de vulnerabilidade, por exemplo, é um bom extra, já que a prática de manter seu PC em segurança significa manter seu computador com atualizações em dia.

Mas você precisará iniciar o scan manualmente (você não pode programá-lo) e o relatório das estatísticas gerais de segurança não mudará mesmo se você estiver com algum patch crítico faltando.

panda_350_2

Para utilizar a ferramentas de controle de conteúdo, é necessário criar um login e senha para cada usuário do computador. Cada login possui um perfil próprio que define as restrições dos sites.

Então, sempre que alguém iniciar um browser, deverá digitar seu login e senha – diferente da usada para acessar o Windows – no campo disponível no pop-up que surgirá.

A ferramenta de backup permite filtrar arquivos por tipo (como fotos, documentos do Office ou favoritos da Internet) ou selecionar pastas ou drives. É relativamente fácil de configurar, mas você pode programar um backup diário somente para outro HD ou CD ou DVD. Sua função anti-spam adiciona uma barra de ferramentas e uma pasta de spam no Outlook e Outlook Express.

O aplicativo da Panda tem uma boa interface e oferece a mais rápida velocidade de acesso de varredura das suites que testamos, mas sua regular detecção de malware o impede de ser uma opção topo de linha. Se a Panda corrigir essa detecção, o pacote poderá ser facilmente uma ótima opção. Até lá, outras suites poderão suprir integralmente suas necessidades de segurança.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site