Imagem de fundo do header
Panda Internet Security 2012: um pacote antimalware aceitável, porém lento
Home  >  Review
REVIEW

Panda Internet Security 2012: um pacote antimalware aceitável, porém lento

Software fica na média ao detectar e bloquear ameaças, mas desaponta na velocidade de varredura e pesa demais no desempenho do PC

Nick Mediati, PCWorld EUA

Foto:

O Panda Internet Security 2012 (R$ 99,00 por uma licença de um ano para um PC) foi o 12º colocado em nosso teste de pacotes de segurança em 2012. Em quesitos como detecção e bloqueio de malware ele é aceitável, mas a baixíssima velocidade de varredura - além de outros problemas de desempenho - o mantém no fundo de nosso ranking.

Na detecção e bloqueio de malware o produto da Panda é decente, mas não se destaca entre os concorrentes. Ele bloqueou completamente 92,3 das amostras de malware em nossos testes de detecção no mundo real, que indicam quão bem um pacote de segurança consegue lidar com ameaças desconhecidas. Historicamente este é um bom resultado, mas entre os produtos analisados neste ano está ligeiramente abaixo da média. Ele também detectou 99.42% do malware conhecido, na média dos pacotes desde ano.

Leia também
» Saiba quais são os melhores antivírus do mercado em 2012

Falsos positivos não são um grande problema com o pacote da Panda: ele identificou apenas 2 arquivos reconhecidamente seguros como sendo ameaças, isso em meio a uma amostra de 250 mil arquivos.

O software da Panda também não se saiu mal na limpeza, mas novamente não foi tão bom em relação à concorrência. Ele detectou todas as infecções por malware em nosso PC de testes, e desabilitou com sucesso cerca de 80% delas. Seria um excelente desempenho no ano passado, mas a maioria dos produtos que testamos em 2012 desabilitou todas as infecções em nossos testes. O Panda Internet Security foi capaz de eliminar todos os traços de malware em nossa máquina em 60% dos casos, um pouco melhor que a média.

Mas no final das contas, problemas de desempenho se mostraram o Calcanhar de Aquiles do Panda. O pacote de segurança foi um dos que mais afetaram o desempenho geral do sistema durante nossos testes, especialmente na hora de copiar arquivos. Ele adicionou 1 minuto e 22 segundos ao tempo necessário para copiar arquivos em nosso PC de testes (comparado à mesma máquina sem um antivírus), o segundo pior resultado em todo o teste. Ele também adicionou 3.5 minutos ao tempo necessário para uma cópia a partir de outra máquina na rede, o terceiro pior resultado entre os programas testados.

A velocidade de varredura foi ainda pior quando comparada aos concorrentes. A varredura sob demanda no Panda (iniciada manualmente pelo usuário) analisou 4.5 GB de arquivos em 5 minutos e 36 segundos, o pior resultado por uma ampla margem, e 4 minutos e 37 segundos atrás do melhor colocado. A varredura no acesso (feita automaticamente sempre que um arquivo é aberto ou salvo) demorou 8 minutos e 20 segundos, novamente o pior resultado. O melhor colocado completou a tarefa em 2 minutos e 4 segundos.

panda_2012-360px.jpg
Panda Internet Security 2012: interface ainda precisa de ajustes

A interface do Panda é usável, mas há algumas arestas a aparar. O instalador pede seu endereço de e-mail para registro, o que por si só não é um problema, mas esteja avisado: seu endereço será adicionado à lista de e-mail marketing da Panda a não ser que você desmarque uma opção na mesma janela (marcada por padrão). A interface principal é bem projetada e organizada, com um indicador claro do estado da sua proteção e um único botão que permite corrigir eventuais problemas com um clique. Mas alguns dos textos na interface são estranhos, e uma das telas de configuração sequer foi traduzida do espanhol. Ops!

Em termos de proteção o Panda Internet Security 2012 faz um trabalho aceitável, embora tenha ficado para trás nos últimos dois anos quando comparado à concorrência. Dito isto, a Panda precisa resolver os problemas de desempenho em seu pacote. Eles sozinhos prejudicaram seriamente a classificação do produto, e tornam difícil para nós recomendá-lo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site