Imagem de fundo do header
Paperless usa o iPhone para organizar as tarefas diárias
Home  >  Review
REVIEW

Paperless usa o iPhone para organizar as tarefas diárias

Organizador de tarefas se destaca pela simplicidade e por suas opções de personalização; programa tem versão gratuita

Macworld / EUA

paperlesslogo.jpg
Foto:

O Paperless: Lists + Checklists, aplicativo de organização para iPhone desenvolvido pela Crush Apps, é um programa muito bom. O app se destaca no meio do caótico espaço da App Store para aplicativos para organização de tarefas  – tudo por causa de sua simplicidade.

O objetivo do programa é ajudar o usuário na criação e gerenciamento de listas e faz isso muito bem. Ele é capaz de criar listas de tarefas, de compras, de prioridades ou qualquer outro tipo. Cada tela dentro do Paperless reflete sutilmente algumas decisões inteligentes de design que deixam o uso do aplicativo mais agradável. 

A tela principal do programa inclui todas as listas em uso. A grande sacada dessa tela está separada em dois fatores: em primeiro lugar, toda lista criada pode ter um ícone próprio, e o Paperless oferece mais de 200 tipos. Isso facilita a identificação entre documentos diferentes, como trabalho e lista de compras, pois o usuário visualiza imagens diferentes ao ponto que a lista vai crescendo.

Em segundo lugar, cada lista exibe no menu principal alguns dos primeiros itens de maneira muito inteligente. Isso significa que não é preciso necessariamente abrir cada uma quando é preciso checar as prioridades do dia; esse toque economizado é um ponto positivo.

 Ao criar uma lista, é possível personalizar precisamente como ela
vai funcionar. Além de configurar o nome do documento, o usuário pode
fazer dele uma sequência de itens, que são riscados quando concluídos,
além de poder decidir quais entradas devem aparecer no topo ou na base
da mesma.

Os ícones podem ser adicionados às listas, com uma variedade muito
grande para escolher. O Paperless possui um mecanismo de busca de
imagens, o que ajuda a encontrar as figuras que estejam relacionadas com
“aniversário” ou “presente”, por exemplo.

paperless01.jpg

Os ícones facilitam ainda mais a classificação e a identificação das listas

 

O procedimento de adição de tarefas em uma lista recém-criada é direto, mas este é um ponto no qual o Paperless pode ser aprimorado. O processo é cheio de toques repetidos se o usuário deseja adicionar vários itens ao mesmo tempo. Um sistema mais eficiente seria muito bem-vindo. 

Cada item da lista possuiu um campo extra para anotações, no qual o usuário pode inserir quantos detalhes o teclado do iPhone permitir. Se escolher enviar a lista por e-mail, o Paperless formata o arquivo rapidamente, sem a necessidade de deixar o software.

O app deixa isso fácil ao recorrer à lista em ordem alfabética ou reordenar os itens manualmente. E se a lista atual for um bom modelo para um nova, ela pode ser duplicada com um toque. E é simples a movimentação entre as listas. 

 

paperless02.jpg

ícones facilitam a identifação das listas

Dois outros elementos inteligentes do aplicativo devem ser ressaltados: o usuário pode customizar qual das listas (e quais tarefas não completadas) devem constar na etiqueta do ícone do software – por exemplo, se o usuário quiser a lista de compras não entre na contagem, mas as obrigações domésticas sim. E o Paperless vem com algumas listas pré-definidas, incluindo uma que serve como um excelente tutorial para aprender alguns truques da configuração do aplicativo. 

Não é fácil organizar as tarefas diárias, e infelizmente, não há um aplicativo com uma função lave a louça por você, mas o Paperless substitui muito bem os post-its perdidos pela casa, e faz de certas atividades repetitivas algo mais fácil de ser organizado.

A versão gratuita, Paperless Lite, limita o uso a um total de 15 tarefas em todas as listas, mas é o suficiente para convencer o usuário de que o Paperless merece espaço no seu iPhone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site