Imagem de fundo do header
PC é menor que Mac mini e do tamanho de um drive de DVD
Home  >  Review
REVIEW

PC é menor que Mac mini e do tamanho de um drive de DVD

O ARTiGO é um kit para montar um desktop quase completo, de tamanho reduzido e que cabe na baia de um drive óptico.

Por PC World/EUA

artigo_150.jpg
Foto:

Por 300 dólares, o kit ARTiGO possui uma placa mãe Epia PX inclui um chipset VIA VX700 e o chip gráfico UniChrome Pro II. O kit possui um processador VIA C7 NanoBGA2 de 1GHz e um fan (ventilador).

A placa Epia PX, em seus 10 centímetros de comprimento por 7,2 cm de largura, oferece quatro portas USB (frontais), conectores PATA e SATA, socket SODIMM e controle ethernet com RJ45, além de portas de áudio para alto falantes e microfone.

artigo_430
Compacto: do tamanho de um drive óptico, só precisa de memória e HD

O Mac mini, da Apple, um dos menores desktops do mundo, tem 16,5 centímetros de largura e profundidade e 5,1 centímetros de altura.

Montando o kit
Para montar o PC você irá precisar de um pente de memória SODIMM DDR2 de 533 MHz e um HD de notebook de 2,5 polegadas (componentes que não fazem parte do kit), além de chave de fendas e luvas antiestáticas.

Juntar todas as peças pode ser trabalhoso, em função das pequenas dimensões que tornam o encaixe mais difícil. Em nosso laboratório, a montagem consumir quase uma hora.

Como o ARTiGO não possui um drive óptico (CD ou DVD) é preciso instalar o sistema operacional por USB. O teste da PC World EUA utilizou uma versão do Windows XP. O ARTiGO se mostrou eficiente para tarefas básicas, como navegar na web, ler e-mails e processamento de texto.

++++

Infelizmente, o chip gráfico não é bom para a execução de vídeos em Flash pelo browser e limitou a resolução do monitor para 1024 por 768 pixels. O chip só tem suporte ao DirectX 7, o que significa entre muitas coisas, falta de capacidade para o Vista.

artigo_350

Montagem: simples, mas exige habilidade para lidar com partes tão pequenas

Os pontos negativos são o ventilador barulhento da CPU, o acabamento do conjunto e a integração de VGA no lugar de uma conexão DVI.

O ARTiGO seria um ótimo PC secundário para a cozinha, com um teclado e mouse wireless e um pequeno LCD, ou ainda para teste de software substituindo as máquinas virtuais. Ou ainda instalar o Windows Home Server nele para que possa ser usado como servidor com pouco consumo de energia.

Mas como desktop, o ARTiGO de 300 dólares deixa muito a desejar se comparado ao também minúsculo Mac mini, que custa 599 dólares nos EUA e possui processador Intel Core 2 Duo de 1,83 GHz (configuração básica), 1GB de RAM (até 2GB) e HD de 80GB.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site