Imagem de fundo do header
PC Tools Internet Security 2011: devagar e sempre
Home  >  Review
REVIEW

PC Tools Internet Security 2011: devagar e sempre

Pacote tem excelente desempenho na detecção e remoção de malware, mas demora mais que os concorrentes

Christopher Null, PC World EUA

Foto:

É possível vencer uma corrida indo “devagar e sempre”? Se depender do PC Tools Internet Security 2011 a resposta é “sim!”. O lema deste pacote de aplicativos de segurança parece ser “limpe o PC, não importa o quanto isso demore”.

O desempenho do PC Tools na busca por ameaças em nossos PCs de teste foi muito bom, bloqueando 24 de 25 ataques no mundo real (no topo da categoria) e detectando 97.7 porcento do malware, números acima da média.

Leia também

» Norton Internet Security 2011: segurança máxima
» Kaspersky Anti-vírus 2011: fácil de usar e eficiente
» Avira AntiVir Personal: excelente proteção contra malware
» Microsoft Security Essentials: proteção gratuita

Em nossos testes não encontramos praticamente nenhum falso positivo. E melhor ainda, o PC Tools teve o melhor desempenho em todos os aplicativos desta safra na limpeza de sistemas infectados, removendo os componentes ativos do malware em 80% dos casos. E em 70% deles ele foi capaz de remover todos os traços de uma infecção - o melhor desempenho geral neste teste.

O lado ruim é que o PC Tools geralmente demora para fazer tudo isso. Sua baixa velocidade de varredura (que mede o quão rapidamente o programa é capaz de analisar os arquivos quando você inicia esse processo manualmente) o colocou em penúltimo lugar neste quesito em comparação com os outros programas que testamos neste fim de ano. Ele também teve o maior impacto no desempenho do PC entre todos os produtos que testamos, deixando o micro consideravelmente mais lento.

pctools_2011-360px.jpg

PC Tools Internet Security 2011: boa proteção, apesar de um pouco lento

O que nos deixa mais perplexos é que a varredura automática, feita sempre que um arquivo é lido ou gravado pelo sistema operacional, é bastante ágil. Na verdade ela foi a mais rápida entre todos os programas que testamos, e um grande contraste com o desempenho em outras áreas.

Na prática, a lentidão da varreduta sob demanda do PC Tools foi definitivamente notável. Uma varredura completa do sistema levou mais de uma hora, sem contar a vez em que meu PC de testes travou no meio do processo - e o PC Tools gosta de fazer várias atualizações e reinicializações obrigatórias. Também não gostamos da falta de informação durante a varredura: em nossos testes a barra de progresso rapidamente pulava para 90%... e ficava por lá até o processo estar quase completo.

Usar o programa é fácil. Quatro grandes botões informam se você está protegido de malware e spam e se o firewall está ativado, e as configurações são fáceis de acessar, oferecendo um número adequado, porém modesto, de opções.

Por outro lado, algumas das idéias do PC Tools são curiosas. Não entendemos direito porque uma ferramenta de segurança precisa de um editor de registro integrado, e a tela de configurações é um lugar estranho para colocar um visualizador de logs.

Com um precinho camarada (US$ 50 por ano para três PCs) e bom desempenho na detecção e remoção de ameaças, o PC Tools é bastante tentador. Não temos nada contra, desde que você não queira usar seu computador por outras coisas enquanto procura por malware.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site