Imagem de fundo do header
PCalc vai além da calculadora do iPhone
Home  >  Review
REVIEW

PCalc vai além da calculadora do iPhone

Recursos tornam a calculadora uma alternativa mais eficiente ao aplicativo instalado no iPhone.

Dan Frakes, Macworld/EUA

pcalc-pq-dest72.jpg
Foto:

A PCalc 3 é uma das calculadoras favoritas da Macworld para Mac. E agora, a TLA Systems, que desenvolve o programa, criou uma versão de 10 dólares da PCalc para iPhone e iPod touch, e é igualmente boa.

Embora a Apple tenha atualizado a calculadora interna do iPhone com o software 2.0 – mais notadamente por conta de um novo modo científico – a PCalc é uma alternativa interessante, que traz uma boa combinação de funções avançadas, conversões úteis, recursos para constantes e uma ótima interface.

O modo padrão da PCalc, na vertical, oferece todas as funções da calculadora do iPhone, além de porcentagem, parênteses para uso em operações, raiz quadrada, exponenciais e mais. Como ocorre na calculadora da Apple, rodar o iPhone muda para um modo paisagem, com mais recursos avançados de calculadora científica e de programação.

A PCalc oferece todas as funções da calculadora da Apple, menos um gerador de números aleatórios, mas oferece recursos como modos decimal, hexadecimal, octal e binário, além de diversas funções matemáticas adicionais. Tem até uma "fita" virtual na tela, para registrar os cálculos mais recentes, e um registro que mostra o conteúdo da memória e os resultados do número atual em decimal, hexa, octal e binário. E dá para mandar por e-mail os registros. Para os nerds de plantão, tem até RPN (notação polonesa inversa) integrada.

Outros dois recursos únicos estão presentes tanto em modo paisagem como retrato. Toque no botão A>B (ou dois toques no "LCD" da calculadora) e você verá o modo de conversão da PCalc, que permite converter o número atual (na tela da PCalc) usando mais de 80 funções, como distância, altura, energia e mais. Tocar no valor convertido permite usá-lo para demais cálculos. E tocar no botão 42 permite escolher entre diversas constantes em inúmeras categorias: astronômica, atômica, eletromagnética, matemática, físico-química e universal. Escolher uma constante a traz para uso no cálculo atual.

pcalc-conversoes-interna
Modo de conversões da PCalc

A PCalc ainda aproveita as vantagens da tela touchscreen e do acelerômetro do iPhone. Ao realizar cálculos, deslizar no LCD para a direita significa Undo; para a esquerda, Redo (o software permite desfazer e refazer comandos múltiplas vezes). E se pressionar os botões Clear e Clear All é simples demais, chacoalhe o telefone da esquerda para a direita: dois balanços limpam a tela, três limpam tudo.

E, finalmente, diferente de outras calculadoras para iPhone, incluindo a da Apple, o PCalc traz um teclado customizado que imita o teclado do iPhone. O painel de preferências da PCalc oferece opções para o número de casas decimais, tela normal, científica ou para engenharia, duas fontes de tela e cores do display, entre outros. Minhas maiores reclamações em relações ao software são relacionados ao tamanho e localização dos botões.

pcalc-rpn-interna-500

Modo de RPN da PCalc

Vale lembrar que calculadoras científicas são itens muito pessoais entre os que as utilizam com frequência. Apesar de eu achar incrível a PCalc, se você tem necessidades específicas ou pouco comuns, veja o site da fabricante para conferir se o aplicativo tem as funções que precisa.

Claro que, por 10 dólares, tudo que você quer – ou ao menos espera – é uma calculadora que justifique o valor. Mas nenhuma das concorrentes da PCalc tem tantos recursos ou interface comparável, e o preço compensa. Para mim, comprar a PCalc foi simples, e nem precisou de calculadora para pensar nisso.

A PCalc 1.0.2 é compatível com qualquer iPhone ou iPod touch rodando software 2.0.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site