Imagem de fundo do header
Pendrive da SanDisk vem preparado com ferramenta de backup
Home  >  Review
REVIEW

Pendrive da SanDisk vem preparado com ferramenta de backup

Linha de pendrives da empresa vem com botão para backup instantâneo e software que gerencia a tarefa de copiar e restaurar os arquivos.

René Ribeiro, da PC WORLD

Foto:

Não há como negar que o pendrive foi uma das melhores invenções do mundo da informática. Poder levar vários gigabytes de arquivos no bolso para depois copiá-los para qualquer computador é, sem dúvida, algo muito prático. E podemos melhorar ainda mais o uso do pendrive se o transformarmos em uma ferramenta de backup, utilizando um software adequado.

A idéia é usada em um pendrive da SanDisk, batizado com o nome de Ultra Backup, que vem com software específico para realizar a tarefa de modo automático. Pendrives Ultra Backup estão disponíveis em modelos de 8 GB, 16 GB, 32 GB e 64 GB. Nós testamos o modelo de 64 GB.

sandisk_ultra_backup_350.jpg

SanDisk Ultra backup: não substitui sistemas de backup,
mas é uma solução simples para guardar arquivos de trabalho

Esse pendrive vem com um software chamado U3 Launchpad. Logo que o dispositivo é inserido no PC e reconhecido pelo sistema, basta o usuário clicar no item "Run U3 Launchpad".

tela_instala.jpg

Assim que é carregado, o software fica disponível na bandeja do sistema (ao lado do relógio do Windows) e também pode ser acessado via um ícone no canto inferior direito da tela.

O backup é muito simples de configurar. Quando executado pela primeira vez, são exibidas instruções passo-a-passo. Depois que o software é instalado e configurado, para fazer um backup basta plugar o pendrive no micro, rodar o U3 Launchpad e pressionar o botão “backup” presente no pendrive. O software se encarrega de verificar se houve modificação nos arquivos do computador (nas pastas que foram previamente selecionadas na primeira vez) e executa a cópia dos dados para o pendrive.

sandisk-tela1.jpg

Primeira instalação: software é do tipo 'wizard' e basta usuário seguir as instruções 

Convenhamos que um pendrive de 64 GB oferece um espaço e tanto. Apenas para ter referência, podem ser arquivadas 45.800 fotos em 5 megapixels ou 30.700 arquivos de MP3, cada um com 4 minutos de música e bitrate de 128 Kbps. 

A vantagem de usar esse tipo de dispositivo é a mobilidade. A desvantagem dele é o preço: o modelo do pendrive Ultrabackup de 64 GB custa nada menos do que 749 reais. O modelo de 32 GB custa 349 reais; o de 16 GB custa 169 reais e o de 8 GB, o mais acessível, sai por 89 reais. Mas lembre-se: a paz de espírito de ter seus arquivos importantes sempre seguros não tem preço.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site