Imagem de fundo do header
Pesado, Lenovo IdeaPad Y430 é um notebook que se destaca no som
Home  >  Review
REVIEW

Pesado, Lenovo IdeaPad Y430 é um notebook que se destaca no som

Direcionado ao consumidor final, portátil dá conta de aplicações pesadas e tem bons recursos de recuperação e backup.

René Ribeiro, da PC World

IdeaPad_Y430_ilustra_150.jpg
Foto:

Testamos o Lenovo IdeaPad Y430 (2.599 reais), série de notebooks direcionados para o consumidor final, que vem com processador Dual Core T3400 de 2,16 GHz, 2GB de RAM e 160 GB de HD e peso total de 2,3 quilos.

Se os portáteis da Lenovo são conhecidos pelo design sisudo e robusto, o Y430 vai por um caminho diferente, mais atraente, com a parte de trás da tampa usando um acabamento áspero, porém elegante, e acabamento interno com bordas lisas na cor preta.

A tela de 14,1 polegadas incorpora uma webcam de 1,3 megapixel com resolução de 1280 por 800 pontos. Seu teclado é robusto, feito em plástico resistente, mas confortável de ser usado.

Na borda que fica entre o teclado e o LCD estão localizados botões que são os diferenciais do Y430.

Um botão pequeno na cor laranja é chamado de OneKey Recover. Quando acionado com o portátil desligado, o sistema inicia um software que irá restaurar o sistema para o estado que veio de fábrica; acionado dentro do Windows, ele dá início ao processo de backup incremental ou total. Todas as telas têm explicações passo-a-passo e não é necessário conhecimento técnico para criar o DVD de recuperação ou mesmo fazer o backup.

Mais à direita estão botões sensíveis ao toque para equalização do som e pré-programado para os modos normal, clássico, dance, pop e jazz. A questão do som é algo bem cuidado no Y430.

Ele vem com dois alto falantes em suas bordas frontais e, na superfície inferior do produto existe mais um alto falante que faz o papel de sub-woofer. No conjunto, o som tem bons volume e qualidade.

Este modelo de entrada traz o chip T3400 que é 15% a 20% mais lento que o T5900 usado nas demais configurações da série Y. O Y430 vem com a muito bem-vinda memória DDR3, mais atual e veloz.

O sistema operacional instalado é o Windows Vista Home Premium e também acompanha os softwares Power2Go, para gravação e reprodução de DVDs.

ideapad_y430_350.jpg

IdeaPad Y430: para o mercado de usuário final 

A Lenovo entrega o notebook com o HD de 160 GB dividido em duas partições (120 GB e 40 GB). O motivo disso é que o Y430 não vem com disco de recuperação e todos os drivers e a imagem do sistema estão na partição menor.

Apesar disso, essa partição é totalmente livre para acesso, portanto, uma das primeiras coisas a se fazer ao ligar o Y430, é criar o DVD com o sistema operacional e drivers.

Com o chip gráfico é o Intel GMA 4500, integrado ao chipset da placa-mãe, não espere que o Y430 seja capaz de rodar jogos com gráficos de última geração em toda sua capacidade. Mas ele se dá bem em atividades corriqueiras, como rodar o
Photoshop CS3,e assistir vídeos em formato DVD e
em alta definição.

Em comunicação sem fio, ele vem com circuito para rede Wi-Fi padrão 802.11b/g/n e Bluetooth.

Na lateral esquerda do notebook estão entrada para rede padrão Ethernet Gigabit, uma saída VGA e uma HDMI, uma porta USB e os conectores para microfone e fone de ouvido.

No lado oposta encontram-se mais duas portas USBs, uma Firewire, o disco óptico, conector da fonte de alimentação e a entrada para cartão ExpressCard 34 (para expansões).

Na frente do Y430 temo o botão (mecânico) para ligar e desligar o Wi-Fi, os alto-falantes e o slot para cartões de memória tipos MMC, MS, MS Pro, SD, SD pro e xD.

O portátil também mostrou facilidades para o usuário final, como a configuração e acesso a uma rede sem fio e a operação de backup e recuperação do sistema.

Felizmente, o Y430 não vem carregado de softwares na bandeja do sistema, como alguns fabricantes costumam fazer. O resultado é um sistema menos sobrecarregado e com melhor desempenho e menos chance de conflito de endereçamento.

Benchmarks
Como referência, rodamos os softwares PCMark05 e PCMark Vantage para medição de desempenho. Eles rodam aplicações multimídia, softwares de produtividade e processamento aritmético e lógico, além de gráficos e, por fim, mostram uma pontuação. Com o PCMark05 o Y430 atingiu 3.915 pontos e, com o Vantage, 2.509 pontos.

Pelos testes já realizados por PC World, esses números indicam que o Y430 está dentro de uma faixa de notebooks que suportam diversas aplicações sem engasgar em sua execução.

A bateria de seis células durou duas horas e 42 minutos com o brilho do LCD pela metade, acesso a internet sem fio e executando aplicações de escritório. Poderia durar mais - mobilidade exige isso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site