Imagem de fundo do header
Philips estréia em notebooks com dois modelos; testamos o mais veloz deles
Home  >  Review
REVIEW

Philips estréia em notebooks com dois modelos; testamos o mais veloz deles

Sem reinventar a tecnologia, modelos da marca acompanham o mercado em desempenho e conectividade. Mas o preço ainda é elevado.

Por René Ribeiro, analista de testes da PC World

philips_13_150.jpg
Foto:

Com as vendas de notebooks aquecidas em 2007, muitos fabricantes puderam comemorar o sucesso de venda de seus equipamentos. A Philips, com forte tradição no segmento de áudio e vídeo, resolveu investir nessa área e apresentou, no final do ano, dois modelos.

O Philips 11, que custa 5.499 reais, vem com tela wide de 11,1 polegadas, processador Core Duo U2400 Ultra Low Voltage da Intel, pesa 1,6 quilogramas, vem com HD de 120 GB, rede sem fio e gravador de DVD.

Mais destaques da  PC World:
> iPhone aquece mercado de telas sensíveis ao toque
> Dicas para fazer sucesso no YouTube
> 28 teclados para lá de curiosos
> 15 downloads para substituir os caros programas que você deseja

O segundo modelo, o Philips 13 (3.999 reais), é um pouco maior. Tem LCD de 13,3 polegadas, pesa pesa 1,95 kg, vem com HD de 120 GB, Windows Vista Home Premium, antivírus AVG, gravador de DVD, acesso sem fio, processador Intel Core 2 Duo T7300 de 2 GHz e câmera integrada de 1,3 megapixel. Ambos vêm com 2 gigabytes de memória.

philips_13_430
Tela wide de 13": desempenho compatível, mas preço
ligeiramente acima da média do mercado

PC World testou o Philips 13 (13NB8504), que tem o processador mais rápido. À primeira vista, ele não impressiona: seu design externo não difere muito de outros modelos existentes no mercado.

Uma análise mais detalhada, contudo, mostra esmero no acabamento. As laterais da tela são de plástico, conferindo certo equilíbrio de robustez com projeto elegante, com teclas confortavelmente distribuídas.

Seus dois alto-falantes estão posicionados entre o teclado e a tela de LCD, dando um ar retrô ao portátil, por seu design circular com aro prateado.

Três interfaces USB estão disponíveis, além de uma parte firewire 400, leitor de cartão de memória SD, entrada para rede Ethernet, saída VGA para monitor externo e modem.

O circuito para rede sem fio utiliza o chip Intel PRO 3945ABG padrão 802.11a/b/g e vem com Bluetooth 2.0.

++++

philips_13_150Desempenho
Submetemos o portátil a dois softwares de benchmark: PCmark05 (Futuremark) e PC Wizard 2008 (CPUID), e obtivemos os índices 3.192 e 2.726, respectivamente.

Tais marcas acompanham a pontuação média obtida por outros portáteis com configurações semelhantes já testados por PC World.

No teste multitarefa – que simula o uso simultâneo de processador de textos e planilha de cálculo com trabalhos grandes, somando o Photoshop CS3 aplicando vários filtros a uma imagem .jpeg de 6 MB, bem como o acesso a sites de notícias e reprodução de vídeos do YouTube – o desempenho foi muito bom, sem paradas bruscas no processamento nem lentidão perceptível.

Leia também:
> Testamos o ultraportátil superfino da Lenovo, o X300
> Colocamos o MacBook Air à prova nas tarefas do dia-a-dia
> Conheça o MacBook Air por dentro; demontamos ele

Tais números indicam que o portátil pode suportar tarefas pesadas sem perder performance. Destaque para a qualidade do som que reproduz, sem distorções, mesmo com o volume no ponto mais alto.

Nos testes de autonomia – sem uso de proteção de tela e com a rede WiFi e HDs ativados – o Philips 13 sobreviveu por duas horas e 17 minutos, abaixo das três horas indicadas pelo fabricante, mas nada que o distancie de portáteis da categoria.

O modelo testado vem com o chipset Intel GM965 que utiliza um front side bus de 800 MHz, a mais alta velocidade de comunicação disponível no mercado de portáteis.

O processamento gráfico fica por conta do chip X3100, integrado. Apesar de não rodar os últimos lançamentos em games, ele é capaz de suportar gráficos complexos com bom desempenho.

A memória padrão DDR2 trabalha a 667 MHz, um clock considerável para transportar dados velozmente em seus 2 GB totais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site