Imagem de fundo do header
Photoshop CS4 traz recursos e interfaces que justificam o update
Home  >  Review
REVIEW

Photoshop CS4 traz recursos e interfaces que justificam o update

Nova edição do editor de imagens da Adobe permite usar mais de 4GB de RAM no Windows e trabalhar com arquivos enormes.

Redação da PC World / EUA

Foto:

O novo Photoshop CS4 traz muitas novas funções e uma interface que já valem o upgrade. Mas a grande novidade é que o programa está disponível para as versões de 32 e 64 bits do Windows Vista.

A edição de 64 bits permite que PCs com muita memória RAM trabalhem com arquivos de imagens grandes sem usar muito o HD, acelerando as operações. Com a pouca quantia de RAM disponível em PCs modernos (graças ao limite de 4 GB da versão de 32 bits Windows e com os sistemas operacionais cada vez mais famintos por RAM), isto é uma significativa melhoria.

Testamos ambas as versões do Photoshop CS4, instalando-as em uma workstation com duplo processador Intel Xeon, rodando o Windows Vista de 64 bits e 8 GB de RAM.

Foi possível ajustar a versão de 64 bits para usar até 6.879MB de RAM, e a versão de 32 bits para consumir até 3185 MB de RAM. As quantias podem variar dependendo do seu sistema, especialmente da sua placa gráfica.

photoshop_cs4_tela02.jpg

Merge to HDR: combina imagens de um mesmo objeto,
porém com diferentes informações de luz

Novos ajustes
O update mais bacana é a nova escala de contexto, que permite que você redimensione as imagens enquanto os objetos em primeiro plano mantêm sua escala natural.

Geralmente quando você redimensiona uma imagem, todos os elementos são reduzidos proporcionalmente – e durante esse processo, alguns ficam distorcidos quando não deveriam. Mas a ferramenta nem sempre funciona perfeitamente – expandir os cantos da tela causa falhas nos elementos ao fundo.

Uma nova palheta de ajustes contém muitas das opções de aprimoramento usadas nas fotos, que geralmente você teria que procurar no menu.

Mas isso é muito mais importante do que apenas oferecer uma conveniência: os efeitos realizados se aplicam como uma camada, portanto qualquer edição que você fizer não irá modificar sua imagem original.

Uma nova ferramenta de profundidade de campo deixa que você combine vários ângulos de uma mesma imagem, mas em focos diferentes.

Na versão de 64 bits, foi possível criar e trabalhar com imagens de
45.000 pixels por 45.000 pixels, com um total um pouco acima dos 2.000
megapixels e um arquivo de 5,6 GB.

Obviamente, muitas pessoas não precisam desse tipo de capacidade,
mas muitos fotógrafos profissionais tiram fotos com câmeras de formato
grande ou médio que capturam 40 megapixels ou mais, e geralmente criam
composições pesadas.

photoshop_cs4_tela01.jpg

Automatização: melhoria nos processos de tratamento
de imagens em lotes

E o que seria de um produto novo da Adobe, sem componentes online? O Photoshop agora oferece acesso ao Kuler, ferramenta que aparece como uma palheta com muitas opções de temas de cor – ou seja, conjunto de cores que combinam.

Eles ficam hospedados online, e você pode criar seu próprio tema e carregá-lo no depósito online da Adobe. Os usuários podem ranqueá-lo e filtrar os temas na palheta conforme sua popularidade.

Usuários com placas gráficas OpenGL terão melhorias de performance consideráveis. Após ativar os ajustes de preferência, você pode dar um zoom personalizado (em vez de aproximar em etapas) apenas pressionando e segurando uma tecla: se você segurar H enquanto dá o zoom, ele pula direto para 100%.

A maioria dos usuários do Photoshop CS4 continuará a utilizar o formato de 32 bits, mas daqui a algum tempo muitos mudarão para o de 64 bits, principalmente quando as limitações da RAM se tornarem mais gritantes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site