Imagem de fundo do header
Photoshop Express: menos do que um editor e aquém de um álbum de fotos
Home  >  Review
REVIEW

Photoshop Express: menos do que um editor e aquém de um álbum de fotos

Quem esperava encontrar mais do Photoshop nele vai se frustrar; serviço também carece de interação maior para usuários.

Por Nando Rodrigues, editor da PC World

photoshop_express150.jpg
Foto:

photoshop_express150A Adobe apresentou, na semana passada, a versão beta do Photoshop Express, com o objetivo de oferecer uma alternativa de os usuários compartilharem imagens na web e competir com serviços como o Picasa (Google) e o Flickr (Yahoo). Mas a escolha do nome do serviço pode induzir o usuário a uma falsa expectativa: a de encontrar no Express a mesma riqueza de recursos disponíveis no software Photoshop.

Para avaliar o que este lançamento traz em termos de funcionalidades e facilidade de uso a quem deseja dar um trato em suas imagens, pedimos para os webdesiners da PC World, Flávio Remontti e Leandro Caracciolo, para usar o Photoshop Express e nos contar o que acharam.

Outros destaques da  PC World:
> Qual a configuração ideal para um PC para games
> Galeria: conheça os notebooks mais leves do mundo
> Cuidado para não sobrecarregar suas conexões USB
> Download: vá além do <Print Scren>
> "Testei o Firewall e ele não funcionou!"

photoshop_express04Recursos
Para ter acesso ao aplicativo é necessário que o usuário preencha um pequeno cadastro e ter o Adobe Flash Player 9 instalado no PC. O processo é rápido e fácil, embora a interface esteja em inglês.

“Como no Flickr e no Picasa, existem funcionalidades no Express que dão ao serviço uma cara de comunidade”, diz Caracciolo, ressaltando que é possível navegar nas galerias de outros usuários, bem como adicioná-las a sua lista de favoritos.

“Apesar disso, a interação é limitada, já que – pelo menos nesse beta – não é possível adicionar usuários, comentar as imagens ou classificar as fotos de outras galerias. O usuário fica preso ao formato de visualização slide 2D e 3D”, ressalta.

++++

Remontti acrescenta que o efeito 3D, que a princípio empolga, acaba por incomodar. “Os recursos de visualização nesse modo são um tanto quanto confusos e atrapalham na escolha das fotos”, avalia.

photoshop_express01
Recurso 3D: mais atrapalha do que ajuda

“O efeito bacaninha do 3D, depois de alguns minutos, começou a atrapalhar de tal forma que me deixou com saudades dos bons e velhos thumbnails. É ruim ficar com a fotos ‘dançando’ na tela do computador. Na realidade, os recursos extra de visualização mais atrapalham do que ajudam”, diz. Ele diz ainda que a ferramenta da navegação do Photoshop Express não informa quantas imagens existem no total e nem em qual imagem o usuário está no momento, se na 10ª de uma coleção de 200 ou na 134ª de 2000.

Muito espaço
O processo de upload não é complicado e pode-se enviar mais de uma imagem por vez. “Mas o processo é lento. Salvei fotos pequenas – em torno de 30 Kb e mesmo assim demorou”, ressalta Remontti. Ao todo, o usuário vai contar com 2 GB de espaço, suficientes para um grande número de imagens.

Leia também:
> 15 downloads que podem substituir até o Photoshop
> Veja como aplicar o efeito estrela em suas fotos
> Dicas essenciais para editar suas imagens digitais

Mas atenção: não é possível alterar o nome da foto depois do upload. Para quem gosta de colocar nomes personalizados nas imagens, lembra Remontti, precisa fazer isso antes de transferir as fotos para o Express. “E o campo de busca, por exemplo, está posicionado no canto inferior esquerdo, difícil de achar”, frisa.

“A interface inicial do Express tem um layout muito intuitivo e fácil de usar. Mesmo quem não tem intimidade com programas de tratamento de imagens consegue criar efeitos básicos e interessantes com facilidade, como alterar a iluminação, cores, saturação, traçar o foco, rotacionar a imagem, entre outros”, lista Caracciolo.

photoshop_express02
Interface intuitiva: edição básica é fácil de ser feita

Remontti acrescenta que a edição de imagens também é lenta, mas a interface compensa e é fácil de usar. “Ao se clicar no menu lateral que tem as opções disponíveis, surgem textos explicativos que ajudam a entender como o recurso funciona. Além disso, o Express guarda o histórico de todas as alterações realizadas na imagem e pode-se voltar e refazer as edição sempre que necessário”, lembra.

++++

Apesar dos recursos disponíveis na versão beta, o Photoshop Express carece de algumas funções bacanas. Caracciolo cita, por exemplo, o uso de camadas. “Algumas das melhores funções do Photoshop, como layers, paths e ferramenta de texto, sem contar os recursos artísticos, não estão disponíveis. Isso impede o usuário fazer intervenções mais criativas na imagens; ele fica restrito ao tratamento de imagens pura e simplesmente; quem esperava mais do Photoshop no Express vai ficar frustrado”.

photoshop_express05
Interação online: poucas opções disponíveis

Como já era esperado em um serviço online desse tipo, o Photoshop Express gera automaticamente o link HTML das imagens para que o usuário possa usar em outros sites e blogs. “Ele também permite logar direto no Facebook, Photobucket ou Picasa e editar as imagens que estão armazenadas nesses serviços”, lembra Remontti. Caracciolo acrescenta: “Também é possível enviar as imagens por e-mail diretamente do Express”.

“O Photoshop Express é uma opção de álbum online, com recursos de edição bem úteis, mas que carece da interação que esse tipo de serviço deve entregar aos usuários”, frisa Remontti. E Caracciolo faz coro: “O Photoshop Express é muito bom para executar tarefas simples de edição de imagens para, em seguida, guardá-las e exibi-las em outros sites, como o Flickr e Picasa, que têm maior possibilidade de interação. Ou seja, não cumpre com o que o nome sugere e nem vai além disso”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site