Imagem de fundo do header
Picturesque: aplique efeitos e edite fotos com rapidez
Home  >  Review
REVIEW

Picturesque: aplique efeitos e edite fotos com rapidez

Software de 35 dólares aplica efeitos com rapidez e precisão às imagens armazenadas no seu computador, com muita facilidade de uso.

Rob Griffiths, Macworld/EUA

Foto:

Ao visitar um site, ler um blog ou ver um folheto, o que quase sempre chama sua atenção primeiro são as fotos ou ilustrações. Se uma imagem vale por mil palavras, o Acqualia Picturesque 2.0.3 –um editor de imagens simplificado que transforma imagens simples em belas – é um dicionário de sinônimos.

Criado com a meta da simplicidade, o Picturesque não é superlotado de recursos que o usuário não vai aproveitar. Ele também não tenta ser um “Photoshop Light”. Em vez disso, o programa se foca em poucos efeitos principais e criar grandes resultados com facilidade.

Trabalhar com o Picturesque não poderia ser mais fácil. Basta arrastar sua imagem, ou uma pasta com fotos (caso queira aplicar os mesmos efeitos para múltiplas imagens) direto no programa ou no ícone do Dock. Como alternativa, um Media Browser permite selecionar imagens de qualquer álbum ou da biblioteca do iPhoto.

O Picturesque é um programa com uma janela apenas. Abrir múltiplas imagens nele mostra miniaturas das fotos no topo da janela – alterne entre elas com um clique do mouse. E o programa é rápido: arrastei uma pasta cheia de imagens em alta resolução para o Picturesque e ele abriu todas rapidamente na janela principal, mostrada abaixo.

picturesque-principal-interna

Uma vez que suas imagens aparecem na janela principal, você pode adicionar elementos de design a elas: são cinco efeitos disponíveis. Perspectiva, reflexo, sombra, curva e bordas.

Clique em qualquer um dos botões de efeitos para acessar suas configurações; clique no nome do efeito para aplicá-lo ou removê-lo da imagem. Os efeitos são aplicados em tempo real e, mesmo com imagens grandes com resoluções altas, sua previsualização é rápida. Um dos nossos recursos favoritos é a capacidade de ver a imagem com ou sem o efeito, permitindo experimentar sem precisar usar o “undo” ou começar de novo. O Picturesque permite ainda cortar imagens.

picturesque-sombra-interna
Efeito de reflexo no Picturesque

Uma vez que todos seus efeitos estão configurados, um botão Presets permite salvar os diversos ajustes para uso posterior em outras imagens. É um bom recurso para blogueiros que querem manter um visual consistente para suas imagens.

Ao terminar de modificar sua imagem, você ainda pode fazer algumas alterações, como um fundo colorido ou salvar em diversos formatos (JPG, TIFF ou PNG). Independente do formato, você ainda pode escolher o tamanho final da imagem salva.

Temos poucas reclamações sobre o Picturesque. Sua janela de cor de fundo torna difícil ver o formato da imagem ao usar os efeitos de perspectiva, reflexo ou sombra, por exemplo. Se a opacidade está configurada para muito clara, é um desafio enxergar onde o reflexo incide. Uma borda suave em torno da área atual da imagem na janela principal seria uma boa melhoria. Outro pequeno problema é que a ferramenta de corte é aplicada direto à foto original, não à imagem após tratamento. E, finalmente, é complicado encontrar a configuração exata usando as réguas deslizantes do programa; uma caixa de entrada numérica próxima a cada uma resolveria esse problema.

picturesque-crop-interna
Opção Crop (cortar)

Embora o Photoshop e diversos outros editores de imagem possam produzir o mesmo tipo de resultado, poucos o fazem com a facilidade ou velocidade do Picturesque. Para blogueiros ou usuários domésticos que querem melhorar suas fotos com rapidez e sem precisar aprender a usar um novo programa, o Picturesque é uma ótima opção.

O programa roda em Mac OS X 10.5 e, recentemente, a Acqualia lançou a versão 2.1 do programa - um upgrade gratuito para donos da versão 2.x.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site