Imagem de fundo do header
Porta-retratos digital da Aiptek mostra fotos e vídeos em 3D
Home  >  Review
REVIEW

Porta-retratos digital da Aiptek mostra fotos e vídeos em 3D

Tela dispensa o uso de óculos especiais, mas o resultado deixa muito a desejar

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

Foto:

Se o cinema é 3D, a TV é 3D, e o videogame é 3D, por que seu porta-retratos tem que ficar de fora desta moda? O 3D Photo Frame P8, da Aiptek, promete adicionar uma “dimensão extra” às suas fotos 2D, além de exibir fotos 3D como deveriam ser vistas. Além disso ele também toca música e exibe filmes (em 2D e 3D) com resolução de até 720p (HD). E tudo isso em uma tela de 8 polegadas que dispensa o uso de óculos especiais. 

Mas será que essa tecnologia está mesmo pronta para o uso doméstico? Há vantagens reais em um porta-retratos digital “3D” sobre um modelo convencional? Colocamos o “P8” em nossa bancada para descobrir.

Design

Todo em plástico preto, o P8 tem um visual bastante sóbrio. O único botão é o de força, na lateral esquerda. Os controles de volume, navegação e o botão para acessar os menus são botões sensíveis ao toque nos lados da tela, que se acendem quando o aparelho é ligado. 

Também na lateral esquerda ficam a entrada para cartões SD (nossa unidade de testes veio acompanhada por um cartão micro SD de 2 GB em um adaptador) e um conector USB, usado tanto para recarregar a bateria quanto para transferência de dados entre um PC e a memória interna (de apenas 128 MB).

aiptek_p8-360px.jpg

Aiptek 3D Photo Frame P8, da Aiptek: fotos e vídeos em 3D, sem óculos especiais

A tela de 8 polegadas tem resolução de 800 x 600 pixels. Na traseira do aparelho ficam os alto-falantes e um pezinho retrátil para apoiá-lo sobre a mesa. Na caixa você irá encontrar também um pequeno controle remoto.

Que tipo de 3D?

Há inúmeras formas de armazenar uma cena em 3D. O aparelho da Aiptek é compatível com um dos meios mais comuns, que é o “lado-a-lado”: ambas as cenas são armazenadas em uma mesmo arquivo .JPG, cada uma em uma metade da imagem. Se você abrir este arquivo em um PC, verá duas imagens “espremidas” uma ao lado da outra.

A mesma técnica vale para vídeos, que tem que estar no formato MPEG-4. O porta-retratos também é diretamente compatível com os vídeos e fotos produzidos por um outro produto da Aiptek, a câmera 3D i2, que vimos durante a PhotoImage Brasil no ano passado.

aiptek_foto3d-360px.jpg

Cena 3D compatível com o P8. No PC, as imagens aparecem "lado-a-lado"
(Crédito: Mushimizu, via Flickr)

Se você não tem uma câmera capaz de fazer fotos e vídeos em 3D, não se preocupe: há muito conteúdo neste formato disponível na web, que você pode usar para experimentar. Para fotos, visite o grupo 3D Parallel Photography no Flickr. E para vídeos, experimente o canal de vídeos 3D do YouTube. Você pode baixar estes vídeos usando um serviço como o Keepvid, basta colar a URL do vídeo no site. Mas antes, certifique-se de escolher o formato certo: clique no botão “3D” no player do YouTube e escolha o modo “meia tela”. Depois clique com o botão direito do mouse sobre o vídeo, escolha “Copy Video URL” e aí sim cole o endereço no Keepvid. 

Depois de baixar o vídeo, ele deve ser convertido para o formato adequado com o ArcSoft Media Converter, incluso com o P8. Aí é só copiar o arquivo para a pasta 3D_MEDIA no cartão de memória e se divertir.

É 3D mesmo?

Na prática, o efeito 3D foi muito menos impressionante do que imaginávamos. O aparelho usa a tecnologia de “Barreira Paralaxe”: a tela exibe duas imagens diferentes ao mesmo tempo. Um filtro especial aplicado sobre ela se encarrega de direcionar uma imagem para cada olho, e seu cérebro “funde” ambas em uma única cena em 3D. É a mesma tecnologia usada no Nintendo 3DS e em algumas TVs 3D sem óculos (da LG e Toshiba) que vimos durante a CES em janeiro deste ano.

Infelizmente, aqui o resultado deixa muito a desejar. A fabricante recomenda que o aparelho seja colocado a uma distância de 60 a 80 cm do espectador, na altura dos olhos. Mas mesmo na posição exata o efeito não é consistente: o centro da imagem pode parecer 3D, mas as bordas mostram “fantasmas”. E se você tirar os olhos do ponto ideal verá uma imagem duplicada e confusa.

Também notamos que a “qualidade” do 3D varia de imagem para imagem. Em algumas ela é bastante consistente, mas em outras é uma confusão tamanha que faz o espectador afastar os olhos em aversão. Em nossa experiência, quanto mais simples a cena melhor o resultado. Já nos filmes em 3D (como num dos vídeos de exemplo pré-carregados no aparelho) o efeito é ligeiramente melhor, mas longe de ser considerado bom, e os fantasmas ainda estão presentes.

A conversão de 2D para 3D também deixou muito a desejar: as imagens realmente ganham um pouco de profundidade, mas novamente sofrem com fantasmas e nem de longe são tão atraentes quanto uma verdadeira foto 3D. E seja em 2D ou 3D, o aparelho tem o péssimo hábito de “esticar” imagens em orientação retrato para que ocupem toda a largura da tela, o que acaba por distorcê-las.

Por fim, o filtro sobre a tela dá às imagens uma aparência “granulada” e de baixa resolução que lembra os LCDs usados em notebooks há uma década atrás. 

Vale a pena?

O efeito 3D é precário e o ângulo de visão é muito restrito: é preciso esforço para conseguir apreciar o recurso. A qualidade das imagens é prejudicada pelo filtro aplicado sobre a tela, que as deixa “granuladas”. Para piorar, o aparelho distorce imagens em modo “retrato”, sem opção para forçá-las a manter a proporção original.

E sequer podemos dizer “pelo menos ele pode ser usado como um bom porta-retratos 2D” porque não há como desligar o efeito 3D e a conversão automática de imagens 2D para 3D. Todos estes problemas, sozinhos, já seria suficientes para condenar um produto, mas ainda há a cerejinha do bolo: o preço, salgadíssimos R$ 999 (“até o final de agosto”, diz a fabricante). 

Resumindo: o 3D Photo Frame P8 da Aiptek é um exemplo de produto mal-projetado dos pés à cabeça, que não deveria ter saído da prancheta. Evite.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site