Imagem de fundo do header
Presenter Mouser 8000 é bem mais que um simples rato de computador
Home  >  Review
REVIEW

Presenter Mouser 8000 é bem mais que um simples rato de computador

Ele é um mouse, mas funciona como dispositivo apontador e até como controle remoto para apresentações em Power Point.

René Ribeiro, analista de testes da PC World

presenter_mouse_150.jpg
Foto:

Não é apenas o nome comprido (Wireless Notebook Presenter Mouse 8000) que chama a atenção no novo periférico da Microsoft, mas também sua lista de recursos. O equipamento, pequeno, fácil de carregar, com conexão sem fio e tecnologia Bluetooth também serve como apresentador de slides, pois na parte inferior estão disponíveis botões de avanço, retrocesso, controle de volume e teclas para reprodução automática e pausa. E ainda há um apontador laser para auxiliá-lo nas apresentações.

O dispositivo mede 9,3 cm por 5,6 centímetros e vem com adaptador Bluetooth. Um estojo moldado para seu formato torna o produto fácil de transportar. O mouse acompanha duas pilhas na embalagem, já que é necessário energia para transmitir o sinal sem fio.

Instalamos o equipamento em um notebook com Bluetooth e o reconhecimento foi feito em segundos, como deveria ser. A partir disso, o ponteiro do Windows já obedecia aos comandos do controle. Para alternar entre o modo mouse e apresentação, basta pressionar um botão que fica no centro da parte superior do periférico.

Utilizamos uma apresentação em PowerPoint e a resposta aos comandos foi precisa e imediata. E os recursos vão além, pois há ainda dois pequenos botões configuráveis nas laterais do mouse. O da esquerda já está pronto para funcionar como a ferramenta tinta do PowerPoint, para poder fazer anotações ou destacar partes da apresentação.

Já o bota da direita está preparado para dar zoom. Além disso, pode controlar o som caso a apresentação tenha o recurso. No entanto, para fazer esses botões funcionarem, é necessário instalar o software que acompanha o produto. Quanto à utilização como mouse, ele foi muito preciso e confortável.

Justifica-se: a resolução é de 1.000 pontos por polegada – a maioria dos mouses utiliza 800 ppp. Além disso, adota laser, não LED. Isso significa que a varredura que faz na superfície da mesa é mais sensível – cerca de 20 vezes mais. Outra vantagem é que o laser funciona em qualquer superfície, já que não precisa de luz para “ler” essa área.

O mouse ofereceu muito conforto, tanto nas funções tradicionais quanto para apresentações, pois teve resposta rápida aos comandos. Apesar de pequeno, é ergonômico – os botões principais são grandes, ocupando quase toda sua extensão.

presenter_mouse_350.jpg

Presenter Mouse 8000: dispositivo indicativo para
quem faz muitas apresentações

Quanto à possibilidade de interferências com outros dispositivos Bluetooth, fizemos o teste próximo de um roteador Wi-Fi, que trabalha na mesma freqüência (2,4 GHz) e não houve problema. Outro teste foi parear um celular com Bluetooth com o mesmo notebook em que o mouse estava conectado. Mesmo assim não tivemos problemas.

Apenas a instalação do software pode gerar um pouco de confusão. O menu poderia ser mais interativo, perguntando se o mouse já está pareado com o computador. Se o usuário não cancela, ele tenta instalar o driver mesmo assim. Vale lembrar que ele funciona em Macs, já que o Bluetooth é padrão. Porém, o software de configuração dos botões foi feito apenas para Windows.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site