Imagem de fundo do header
Primeira com gravação de vídeo, Nikon D90 também tem ótimas ferramentas
Home  >  Review
REVIEW

Primeira com gravação de vídeo, Nikon D90 também tem ótimas ferramentas

A inovadora função de vídeo desta câmera Nikon ainda precisa de ajustes. Mas as ferramentas de imagem são excelentes

Kathleen Cullen, PC World / EUA

Foto:

A Nikon balançou o mundo das câmeras DSLR quando anunciou a D90, a primeira câmera digital SLR com opção de gravação de vídeo. Esta função ainda precisa de melhorias, mas como uma ferramenta de fotografia, a D90 desponta como uma valiosa sucessora da Nikon D80 em diversos aspectos, incluindo a ótima pontuação nos testes de qualidade de imagem.

Testamos a D90, que custa 4.799 reais (só o corpo), com um kit de lentes AF-S ED 18mm-105mm, e que acompanha diversos upgrades: ela herdou o excelente e brilhante visor LCD de 3 polegadas da Nikon D300 (voltada para fotógrafos profissionai), tem um novo sensor CMOS e possui 12.3 megapixels (contra os 10.2 MP da D80).

NikonD90_01

Além da função vídeo, você também encontrará outras ferramentas inspiradas nas câmeras compactas, como visualização em tempo real (live view), detecção de face, retoques na própria câmera e função calendário que permite que você veja suas fotos filtradas pela data.

As melhores câmeras digitais SLR: 
> Canon EOS 50D é uma sólida opção para usuários avançados
> Canon EOS 40D oferece excelente equilíbrio entre custo e benefício
> Canon EOS Rebel XSi é uma SLR ao alcance dos iniciantes
> Alpha DSLR-A300 é fácil de usar e tem modo Live View que impressiona

A D90 pesa um pouco mais que sua antecessora, mas é um equipamento sólido e robusto, embora não muito corpulento: são 620 gramas, só o corpo. Seu grip é confortável e seu design é bastante intuitivo, com botões de funções dedicadas e ajustes comuns de cena no topo da câmera.

Ela também comporta um sistema de menu denso, mas de fácil navegação com alguns elementos amigáveis emprestados da D80, como Meu Menu, que permite que você armazene suas configurações mais utilizadas. Quem nunca usou uma Nikon perceberá que o apelo visual da interface é de fácil compreensão; já os veteranos em Nikon não terão nenhuma dificuldade.

NikonD90_02

A novidade: função vídeo
A parte de trás da D90 abriga um botão que ativa a função de live view, que inclui imagens estáticas e gravação de vídeo (em 720p a 24 fps). Uma vez ativado, tudo começa a ficar mais lento enquanto o visor se move, o obturador se abre e o software assume o processo de gravação.

Tirando fotografias, achamos o live view muito desajeitado e seu autofoco muito lento, então optamos por utilizar o viewfinder. Antes de gravar o vídeo, você precisa ajustar o autofoco no seu objeto usando o live view. Enquanto gravava a D90 ajustou automaticamente a exposição, mas não o foco.

NikonD90_03

É possível ajustar manualmente o foco durante a gravação, mas isso pode ser meio estranho de fazer sem o uso de um tripé. Além disso, devido à forma que o CMOS grava uma imagem, talvez você tenha a impressão de ver algumas distorções na gravação, o que diz respeito à qualidade e ao potencial criativo da ferramenta de vídeo. Clipes com mais de 5 minutos também podem aumentar a temperatura do sensor consideravelmente.

A qualidade do áudio do microfone embutido da câmera não é bom e, infelizmente, você não pode usar o microfone para gravar comentários sonoros em suas imagens estáticas. No geral, a função de vídeo da D90, embora seja uma inovação bem-vinda, ainda precisa de melhorias. Enquanto isso, o melhor é usar a função de vídeo da sua câmera compacta.

NikonD90_04

Função primária: fotografar
Para as imagens estáticas, a D90 possui um rápido autofoco e geralmente acertava o objeto a ser focado. O flash automático também teve desempenho consistente. No entanto, notamos que a câmera tendeu a apagar os pontos mais brilhantes e percebemos algumas pequenas auréolas nas margens com alto contraste. Quando mudamos de RAW para JPEG de alta qualidade, ela produziu imagens ligeiramente mais suaves. A qualidade da imagem em alto ISO também foi muito boa.

Embora alguns ruídos surgiram em áreas escuras das imagens, em velocidade de disparo superior a 400, eles foram mínimos e pareciam mais grãos de filme do que os usuais ruídos digitais com mudanças de cor. Os arquivos RAW mostraram um impressionante alcance dinâmico; os arquivos JPEG tiveram um pouco menos de alcance, mas ainda sim muito bom. Ajustar a nitidez e algumas vezes o contraste pode ajudar a aparência das imagens em JPEG (você pode fazer esse ajuste na própria câmera).

NikonD90_05

Com um LCD melhorado, visor um pouco maior, sensor de limpeza, autofoco 3D com 11 pontos, um GPS opcional e a possibilidade de gravar um vídeo, a D90 certamente possui uma gama interessante de ferramentas. E tão simples como uma câmera pode ser a D90 é uma das melhores opções de compra para quem procura uma SLR digital.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site