Imagem de fundo do header
Primeiras impressões: N900 atinge novo nível em navegação e multitarefa
Home  >  Review
REVIEW

Primeiras impressões: N900 atinge novo nível em navegação e multitarefa

Com o Maemo 5, aparelho exibe páginas com flash e consegue rodar mais de 20 aplicativos ao mesmo tempo, mas precisa de melhorias.

William Marchiori, da PC World

Foto:

Depois do não-tão-impressionante  N97 Mini, o N900 é a grande aposta da Nokia. Para a Nokia esse dispositivo não é exatamente um smartphone, mas sim um tablet, por oferecer uma experiência mais próxima de um PC. Apesar dessa confusão com os termos, a empresa parece estar no caminho certo.

Primeiro, é preciso deixar claro que o N900 não é tudo aquilo anunciado no vídeo promocional - a interface, por exemplo, não é tão suave. Mas o aparelho também não é fraco.

A primeira coisa que nos chamou a atenção no N900 foi o tamanho: o gadget é um "tijolão" com medidas de 110,9 x 59,8 x 19,55 milímetros e peso de 181 g. No formato slider, ele conta com um teclado QWERTY bem completo e extremamente confortável: é bem fácil de se adaptar: este texto inteiro foi escrito em um N900.

N900_

Comparativo de tamanho do N900 com um iPhone 3G e um iPod Touch


Tanto a interface quanto o aparelho foram desenvolvidos para uso no modo paisagem (ou seja, com a tela "deitada"), de forma similar ao Dell Streak e ao contrário da maior parte dos smartphones do mercado. Se você quiser um N900, então é melhor se acostumar com a ideia de usá-lo com as duas mãos.

Antes de falar do sistema, vamos ao hardware. A tela, de 3,5 polegadas com resolução de 800x480 nos decepcionou muito, já que embora seja sensível ao toque ainda utiliza a tecnologia resistiva. Como resultado a resposta aos toques não é tão imediata quanto em outros aparelhos, e não há multitoque. O aparelho inclui até mesmo uma canetinha (stylus) que se encaixa dentro dele, algo visto por muitos como uma piada. 

A qualidade das fotos e dos videos é ótima, similar à dos captados com o N97 ou N95 - smartphones que também utilizam uma câmera de 5 megapixels. Porém os vídeos não são gravados em alta definição, mas sim em 800x480, resolução um pouco superior à de um DVD.

n900-360px.png 

Além da forte navegação gratuita com o Ovi Mapas, o receptor de GPS se mostrou excelente: em nossos testes, sem conexão 3G, o N900 conseguiu sinal em cerca de 2 minutos em locais abertos. 

Maemo 5
Baseado em Linux, o sistema Maemo 5 é um grande salto em relação ao antiguado Symbian. No N900, ele é alimentado por um ARM Cortex A-8 (600MHz) e até 1GB de RAM (256MB + 768MB de memória virtual); Ao contrário dos smartphones anteriores, essa plataforma parece aproveitar ao máximo os recursos de processamento e memória.

A navegação web impressiona. O navegador nativo, baseado no Firefox, mostra objetos em flash (como animações, banners e até vídeos) com perfeição e rapidez. Acho que é seguro dizer que o N900 oferece a expêriencia de navegação mais próxima de um PC do que qualquer outro portátil do mercado. 

N900_flash

Os vídeos em flash do YouTube são exibidos como no PC 

Outro ponto forte é o multitarefa: conseguimos rodar mais de 20 aplicativos ao mesmo tempo e alternar entre eles sem perda no desempenho. A interface mostra miniaturas das janelas dos aplicativos com previews em tempo real. 

N900_1

A interface de multitarefa lembra o Exposé no Mac

A loja de aplicativos Ovi Store está muito melhor se comparada à versão do N97 e agora há uma segunda opção: o Maemo Select.

Pelo que vimos, ele também é realmente interessante para quem gosta de fuçar e fazer modificações. Já sabemos que é possivel instalar Android e até mesmo o recém nascido MeeGo nele. Ainda precisamos de um tempo para concluir os testes, mas já temos uma recomendação: ele com certeza é uma escolha melhor em relação ao N97 ou N97 Mini. 

E você, leitor ou leitora, o que gostaria de saber sobre o N900? 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site