Imagem de fundo do header
Primeiras impressões: Photoshop Elements 8
Home  >  Review
REVIEW

Primeiras impressões: Photoshop Elements 8

Conheça os recursos da nova versão do pacote de edição e gerenciamento de imagens, lançado esta semana nos Estados Unidos; entre os destaques estão o novo visual e recursos para mesclar fotos

Macworld/EUA

Foto:

A Adobe lançou na quarta (23/9), nos Estados Unidos, o Photoshop Elements 8 para Macs e PCs. Com a nova versão, a empresa pretende se aprofundar no mercado de edição de fotografias com recursos de edição fáceis de usar, porém avançados. Foram adicionadas novas ferramentas para aplicar efeitos especiais, além de uma tecnologia capaz de mesclar informações de várias fotos em uma só.

O produto está previsto para chegar ao Brasil na segunda quinzena de novembro e os preços ainda não foram divulgados. Nos Estados Unidos a licença custa 100 dólares.

142945-pse8_boxshot_original.jpg

Software da Adobe inclui o Bridge CS4 para Macs

O básico
O pacote do Photoshop Elements contém dois componentes: um editor e um gerenciador de imagens. O editor de imagens é basicamente idêntico em ambas as versões para Mac e Windows. A única diferença é que a versão para Mac inclui o gerenciador de mídia Bridge CS4, e usuários do Windows receberão o gerenciador Organizer, semelhante ao iPhoto para Mac.

Embora o Organizer e o Bridge CS4 sejam parecidos, o Bridge oferece suporte a vários tipos de documentos, e não só imagens, como faz o Organizer. A importação de fotos pode ser feita diretamente das câmeras digitais pelo software Adobe Photo Downloader. Além de importá-las, o programa classifica, organiza e visualiza as imagens. Elas também podem ser vistas em tela cheia para serem avaliadas e marcadas pelo usuário.

142945-bridge_original.jpg

Bridge CS4 gerencia vários tipos de documentos

Cara nova
Para os usuários que estão acostumados com as versões anteriores, a mudança pode trazer uma certa confusão.  Os painéis de ferramentas ficam dentro de uma janela flutuante e redimensionável. Somente a barra de menus permanece no mesmo local.

Outra mudança na interface é o uso de guias para separar os documentos. É possível abrir vários documentos em guias separadas utilizando apenas uma janela do programa. O atalho Command + “~” pode ser usado para navegar pelas guias.

Caso você não se adapte à nova configuração, o Elements 8 permite que a interface fique como a versão anterior.

Novas ferramentas
O usuário poderá usar recursos avançados para editar suas imagens como, por exemplo, redimencionar fotografias do formato paisagem para o retrato sem causar distorções. Também é possível remover elementos por meio de  sobreposições de imagens.

142945-pe8recompose_original.jpg

Recompose permite redimencionar as imagens sem causar distorção nos objetos marcados

O recurso Recompose faz redimensionamento das imagens sem distorcer os objetos que nela aparecem. Quando selecionada, a imagem recebe marcadores semelhantes ao usados na função para cortar imagens. Você usa um pincel para marcar quais partes da foto não devem ser distorcidas e ajusta a fotografia para o tamanho desejado. O fundo é ajustado automaticamente para o novo tamanho.

142945-recompose_example_original.jpg

Resultado do trabalho feito com a ferramenta Recompose. O fundo é ajustado (aproximando as pessoas) sem interferir com os objetos em primeiro plano

++++

O Smart Brush é outra ferramenta interessante capaz de adicionar mais de 50 efeitos diferentes às imagens, para, por exemplo, deixar o céu mais azulado. Para usá-la, basta selecionar alguma parte da imagem que o Elements vai fazer um ajuste correto com base no contraste da seleção. O usuário pode ajustar a intensidade do efeito ou alterá-lo sem complicações.

Mais opções automatizadas
A Adobe adicionou várias entradas para o modo de Edição Orientada no Photoshop Elements. São edições pré-programadas para facilitar o trabalho de correção na imagem.

Merge Exposures

É a função ideal para quem tirou várias fotos de uma mesma cena, mas não sabe qual ficou melhor, por conta da exposição. O Merge Exposures junta os melhores detalhes de cada foto e monta uma nova imagem. Ele é capaz de agrupar até dez cenas diferentes. O recurso também é capaz de alinhar as fotografias e ajustá-las, permitindo apagar trechos, se necessário.

142945-pe8exposureblending_original.jpg

Ao juntar  até 10 imagens do mesmo local, o Merge Exposures coleta os melhores detalhes em uma só imagem

Scene Cleaner
Semelhante a função Exposure, o Scene Cleaner junta fotos registradas em diferentes momentos e elimina objetos ou pessoas que estejam atrapalhando a imagem.

O Elements 8 permite que sejam executados scripts de edição para efeitos especiais, assim como os usados no Photoshop. Muitos deles podem ser encontrados gratuitamente na internet.

142945-pe8scenecleaner_original.jpg

Combinação de duas fotos elimina objetos indesejáveis nas fotografias

Primeiras impressões
Há vários outros detalhes encontrados no Adobe Photoshop Elements 8 como, por exemplo, o novo filtro Smart Blur para suavilizar a pele das pessoas. Ao juntar esses pequenos recursos com as funções da Edição Orientada e as ferramentas do Smart Brush, temos um excelente resultado final.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site