Imagem de fundo do header
Android 2.0 tem tudo para aumentar a concorrência com a Apple
Home  >  Review
REVIEW

Android 2.0 tem tudo para aumentar a concorrência com a Apple

Atualização do sistema operacional para celulares do Google tem características que acirram competição com o iPhone OS, da Apple.

Harry McCracken, Technologizer / EUA

Android_150.jpg
Foto:

Atualizada às 15h39

android_150.jpgPara o CEO do Google, Eric Schmidt, o uso do sistema operacional para smartphone Android está prestes a explodir. Tudo bem que esse tipo de afirmação é esperado de um CEO de uma empresa, mas neste caso a premissa é bem palpável.

Tudo bem que ainda falta escala, afinal são poucos os modelos de celulares e smartphones no mercado baseados no novo sistema do Google. E, embora ainda não tenhamos visto um dispositivo que seja considerado uma referência, todos os modelos trazem consigo uma plataforma que pode vir a ser a principal concorrente para o iPhone, da Apple.

Até o momento o sistema Android realiza as tarefas necessárias,
porém não tem a mesma inovação, eficiência e elegância que o iPhone OS tem, ou mesmo o que já vimos no Palm
Pre
e seu sistema WebOS. Por isso a atualização para o Android 2.0 – também conhecido
como Eclair – é tão importante para o Google e para os usuários, mas o gigante de buscas não divulga muitas informações sobre o novo sistema e nem quando
pretende lançá-lo.

Leia também:
> iPhone e Android são aparelhos mais usados para acessar internet móvel
> Google Android 1.5 apresenta duas vulnerabilidades na segurança
> Galeria: 'Androids' que estarão à venda no Brasil

Por enquanto, sabe-se apenas que o foco da atualização envolve um pouco de perfumaria com melhorias na interface, um browser mais rápido, suporte ao Exchange, unificação da caixa de entrada (que ironicamente não tem suporte ao Gmail!!!) e uma ferramenta embutida de integração com o Facebook.

Além disso, os telefones com Android terão interfaces ainda mais customizáveis e mais funcionalidades.  E os próprios fabricantes de handsets trabalham para entregar versões próprias, incluindo serviços adicionais, como o Dext com MotoBlur, da Microsoft.

Mas é difícil julgar ou prever um sistema operacional apenas com base nessas informações liberadas pelo Google. Se a intenção do Google é levar o Android para todos os cantos, seria interessante oferecer também uma aparência similar e compatibilidade com os principais sistemas operacionais para smartphones disponíveis. Ao que tudo indica, o Eclair/Android 2.0  caminha nesta direção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site