Imagem de fundo do header
Primeiras impressões: Iomega StorCenter ix2-200
Home  >  Review
REVIEW

Primeiras impressões: Iomega StorCenter ix2-200

Com 2 terabytes de espaço em disco compartilhado com toda a rede, o ix2-200 é um servidor doméstico com uma interface amigável

William Marchiori, para a PC World

Foto:

O StorCenter ix2-200 é um sistema de armazenamento de rede (NAS) fabricado pela Iomega. De forma simplificada,  ele é como um "HD externo" que pode ser compartilhado entre todos os computadores de uma rede corporativa ou doméstica. Mas seus recursos vão além disso.

Em termos de design ele se parece muito com um estabilizador de voltagem, com uma carcaça que parece à prova de balas: é uma caixa preta com dois botões (um para ligar e outro para efetuar backups rápidos) e uma porta USB na frente, duas portas USB na traseira, porta Ethernet para rede cabeada, entrada para alimentação e duas gavetas para HDs SATA de 3,5 polegadas, permitindo uma capacidade máxima de 4 terabytes de espaço em disco.

O dispositivo já vem com dois discos de 1TB cada, totalizando 2TBs de capacidade. Por dentro, um processador de 1GHz com 256MB de RAM controla todo o funcionamento. O produto vem acompanhado de um CD para instalação do software - que não é nada mais do que uma ferramenta de configuração, já que o software fica no próprio ix2-200 e é acessado por meio de um navegador web, similar a um roteador.

 

iomega_storcenter_ix2_2.jpg

 

Conecte e configurar o StorCenter ix2-200 em sua rede doméstica e você terá 2 terabytes de espaço em disco compartilhado com todos os computadores. Mas não é só isso: ele está sempre ligado, atuando como um servidor, e oferece uma série de recursos.

Mil e uma utilidades
O ix2-200 permite "espelhar" os discos em um array RAID-1, para maior proteção contra perda de dados. Também envia notificações sobre o status do sistema via e-mail, registra as atividades dos usuários e tem recursos para compartilhamento de mídia via DLNA, UPnP e DAAP (protocolo do iTunes) e um cliente bittorrent para gerenciar os seus downloads.

 

iomega_storcenter_ix2_4.jpg

 

Todos esses recursos são controlados via navegador. O mais interessante é que ele oferece acesso remoto: você pode acessar tudo que está armazenado na rede da sua casa a partir de qualquer PC conectado à internet.

Já montamos ele aqui na rede do laboratório de testes da PC World. Nosso primeiro teste foi fazer um backup de um HD externo de 250GB: foi só plugar ele ao NAS e pressionar o botão de backup automático na frente do dispositivo. Depois de algumas horas, tínhamos uma cópia exata do conteúdo de nosso pequeno HD externo armarzenada no NAS e disponível para toda a rede.

Agora vem a maratona de testes, e estamos ansiosos para testar o acesso remoto. E você, leitor ou leitora, tem algo que gostaria de saber sobre esse sistema de armazenamento?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site