Imagem de fundo do header
Primeiras impressões: Testamos o Internet Explorer 8 Beta 2
Home  >  Review
REVIEW

Primeiras impressões: Testamos o Internet Explorer 8 Beta 2

A interface está melhorada, há mais segurança e conformidade aos padrões web. Mas ele ainda parece seguir os rastros da Mozilla.

Nick Mediati, PC World / EUA

IE8_beta2_150.jpg
Foto:

IE8_beta2_150A atualização do browser da Microsoft, o Internet Explorer 8, promete uma enxurrada de novas funcionalidades. Entre as metas traçadas pela empresa, está oferecer um produto que torne a navegação mais segura, rápida e compatível com os atuais padrões da internet.

PC World (EUA) avaliou o Beta 2 do IE8, cuja instalação exige atenção por parte do usuário. Na superfície, ele se parece muito com o Internet Explorer 7, mas a Microsoft fez um grande número de modificações. Só que a maior parte delas já é encontradas em seu principal concorrente, o Firefox 3, da Mozilla.

Mas atenção: recomendamos que, antes de instalar a nova versão de testes do IE8, verifique os possíveis problemas que ele pode trazer ao sistema, que vão da impossibilidade de não poder ser removida até aplicações que vão deixar de funcionar.

Navegação por abas
Ao clicar com o botão direito em um link para abri-lo em uma nova aba, o IE8 irá posicioná-la ao lado da janela a partir da qual tal ação foi solicitada, e dará a estas duas abas a mesma cor.

Se fechar acidentalmente uma janela no IE8, é possível restaurá-la da mesma forma como já ocorre com o Firefox. No entanto, o IE8 irá agrupar as abas que tiveram algum tipo de relação (por exemplo, se pertencerem ao mesmo domínio) e dar a elas uma única cor. É possível mudar as abas de lugar (clicando e arrastando para a nova posição), mas não se pode agrupar páginas que não tenham qualquer tipo de relação.

A maior sacada da Microsoft no quesito abas se refere ao fato de elas trabalharem de forma “isolada”. Com tal funcionalidade, caso um site apresente qualquer tipo de problema (que normalmente causaria um erro no navegador, fechando todas as janelas e abas que estiverem abertas), apenas a aba em questão será fechada, permitindo que o usuário continue a navegar normalmente. E este novo beta manteve algumas das inovações que foram introduzidas no IE Beta 1.

IE8_beta2_abas_coloridas
Abas agrupadas: cores identificam janelas relacionadas

++++

Segurança
Clicar em um link para um site que já tenha sido reportado com suspeito de phishing fará com que o IE 8 emita um alerta enorme, advertindo-o do risco. Caso o usuário habilite a função InPrivate, o navegador não irá salvar qualquer dado sensível, como senhas, informações de log e histórico de navegação. É como se tal sessão de navegação jamais tivesse ocorrido.

Essa facilidade lembra muito o Private Browsing, disponível no Safari, da Apple, com a diferença de que existe um ícone facilmente localizável que mostra o status dessa função.

O filtro de phishing do IE8, chamado SmartScreen, parece ter melhorado se comparado à versão anterior, com recursos que permitem uma análise mais profunda do endereço de uma página na internet, ajudando a proteger o internauta de acessar indevidamente sites como www.paypal.qualquercoisa.com.

O SmartScreen, de forma similar ao que fazem as versões mais recentes de outros browsers, baseia sua ação a partir de um extenso banco de dados de sites phishing.

ie8beta2_smartscreen_b
Segurança: IE8 segue o caminho traçado pelo Firefox

O IE8 mostra os domínios dos sites em uma cor diferenciada na barra de endereços. Isto facilita ao usuário determinar se o endereço em que está é, de fato, aquele que gostaria de visitar. Uma sugestão: a Microsoft poderia dar ainda mais destaque a tal facilidade, quem sabe utilizando uma cor de fundo diferente que ajudasse a destacar o domínio.

Compatibilidade   
Construir um site na web que fique idêntico no Internet Explorer, no Firefox e no Safari é um verdadeiro desafio. O IE8 Beta 2, felizmente, oferece um suporte melhor aos padrões W3 da web – um conjunto de guias de desenvolvimento para assegurar que uma homepage seja exibida de forma idêntica em todos os browsers. Mas é provável que ele não lide adequadamente com páginas criadas para as versões anteriores do Internet Explorer.

++++

Mas contornar essa deficiência, a Microsoft adicionou um modo de compatibilidade, acessível a partir de um botão na barra de ferramentas. Clicar nela faz com que o IE8 se comporte como se fosse o Internet Explorer 7.

Nos testes, a maior parte das páginas foram exibidas com certo grau de perfeição e a muitos dos erros não passaram de detalhes cosméticos. Infelizmente, o botão de compatibilidade não pareça óbvio para a maior parte dos usuários – ele é minúsculo.

Ainda que não seja suficiente para convencer uma leva de usuários do Firefox a mudarem de barco, o Internet Explorer 8 Beta 2 chega como alternativa a ser considerada por quem ainda não está com, digamos, sua fidelidade a um determinado browser devidamente consolidada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site