Imagem de fundo do header
Primeiras impressões: testamos o iOS 4.2, que só chega em novembro
Home  >  Review
REVIEW

Primeiras impressões: testamos o iOS 4.2, que só chega em novembro

Novo sistema da Apple traz recursos como impressão wireless e streaming a partir do iPad, iPhone ou iPod Touch e opção de fontes para as notas

Macworld/EUA

ios4205150x100.png
Foto:

Das recentes atualizações de software anunciadas pela Apple, o iOS 4.2 (com previsão de chegada em novembro) é certamente o lançamento de maior impacto: ele não apenas traz finalmente os recursos do iOS 4 (e do recém-lançado iOS 4.1) para o iPad, mas também unifica o sistema móvel da Apple ao longo de suas plataformas. Além de também trazer alguns recursos realmente novos.

Macworld colocou as mão na próxima versão do iOS e mostra o que você deve encontrar quando o update chegar ao seu aparelho, no próximo mês de novembro.

AirPlay

Um dos principais novos recursos no iOS 4.2 é o suporte para o AirPlay, uma nova e melhorada versão do AirTunes, encontrado na atual versão desktop do iTunes.

Com o AirPlay, você poderá realizar streaming de mídias – música ou vídeo, por exemplo – a partir de um iPad, iPhone ou iPod Touch, para qualquer aparelho compatível com o AirPlay.

Inicialmente, o recurso funcionará apenas com unidades AirPort Express (para áudio) e a nova Apple TV (para áudio e vídeo). Mas a Apple está licenciando a tecnologia para outros fabricantes para permitir que eles vendam produtos compatíveis com o AirPlay – alto-falantes e receivers, entre outros.

Sempre que você estiver ouvindo música em um app adaptado com o AirPlay –
por exemplo, o aplicativo embutido do iPod – sob o iOS 4.2, verá um
botão AirPlay. Toque nesse botão, e todos os aparelhos compatíveis com o
recurso na mesma rede local aparecerão em um menu. Toque em um
aparelho, e será realizado o streaming da sua mídia diretamente para
ele.

Como a nova Apple TV ainda não está disponível nos Estados Unidos (e
não será lançada no Brasil), não pudemos testar o streaming de vídeo –
se você escolher um AirPort Express como o destino AirPlay de dentro do
app Videos do iPad, por exemplo, será realizado apenas a transmissão do
áudio.

AirPrint
Anunciado com pompa pelo CEO da Apple, Steve Jobs, durante o evento anual de música da
companhia, em setembro deste ano, o AirPrinte permite realizar a
impressão wireless a partir de um iPad. Como a Apple anunciou na última
quarta-feira, 16/9, no entanto, o AirPrint funcionará com uma impressora compatível da HP (e depois, presumimos, com
aparelhos de outras fabricantes) ou com impressoras compartilhadas por
meio do seu Mac ou PC.

ios4202.png

 O suporte para AirPlay é um dos recursos mais aguardados do iOS 4.2

 

ios4201.pngInfelizmente,
não temos nenhuma dessas impressoras mencionadas ou o software
necessário para testar impressoras compartilhadas, por isso não podemos realizar o teste com o aparelho.

No entanto, podemos dizer que a opção para impressão aparece no
Safari, abaixo do ícone Share (compartilhar); no Mail, onde fica abaixo
do botão de resposta, e no Photos, onde você terá de tocar no botão de
compartilhar antes que tenha a opção de selecionar e imprimir imagens.

Ao tocar na impressora embaixo de qualquer um desses aparecerá um menu que te pede para selecionar uma impressora ao buscar na sua
rede, e um controle para selecionar o número de cópias.

Os desenvolvedores também poderão embutir suporte para o
AirPrint em seus próprios aplicativos, finalmente trazendo a impressão
wireless para todos.

Notas – Após três longos anos, nosso pesadelo da fonte Marker Felt finalmente acabou. As configurações (ajustes) agora possuem uma seção do app Notas que te permite mudar a fonte para Chalkboard ou, felizmente, Helvetica. Ele irá inclusive atualizar suas notas existentes para usar a fonte nova. Você também pode ajustar sua conta padrão para o Notas.

Trava de orientação – O iPad agora tem um software de trava de orientação de tela quando você desliza o dedo para a direita na prateleira multitarefa. E, diferentemente dos aparelhos menores da Apple, você pode travar a tela na orientação retrato ou paisagem.

Mas espere, e o botão de travamento de orientação de tela do tablet da Apple? Acontece que ele não existe mais – não o botão em si, obviamente, o que seria impressionante para uma atualização de software, mas ele agora ganhou uma nova função, sendo a chave de volume “mudo”, como o equivalente no iPhone. Atualmente, você também pode segurar o botão de volume apertado por alguns segundos para colocar o iPad no mudo (que é provavelmente um recurso redundante que deve ser cortado).

ios4203.png

A lista de multitarefa do iOS 4.2 traz ao iPad uma barra de brilho e uma trava de orientação de tela

Brilho – A Apple também adicionou um comando de brilho à esquerda dos controles de reprodução de mídia, uma enorme vitória para as pessoas que gostam de navegar em seus iPads em  locais muito iluminados, mas não gostam de ter de navegar até as entranhas das configurações do aparelho para encontrar o controle.

Safari – O iOS 4.2 traz algumas pequenas adições ao navegador da Apple, mas elas são legais. Primeiro, o ícone de página na barra de ferramentas do browser agora irá te mostrar quantas páginas você tem abertas no momento. E agora você também poderá buscar texto em uma página ao digitar sua questão/dúvida na caixa de busca do Safari, e então tocar a entrada na seção On This Page (nesta página) na parte inferior da tela. Então poderá pular rapidamente de resultado em resultado na página, com o Safari destacando em amarelo todos os exemplos do termo, assim como no seu Mac ou PC.

Recursos do iOS 4 e 4.1

: os usuários que atualizaram seus iPhones e/ou iPods Touch para o iOS 4 ficarão felizes em ver que, finalmente, a maioria dos recursos do iOS 4 chegou ao iPad.

Multitarefa – No iOS 4.2, o iPad adiciona suporte para os mesmos sete tipos de tarefas em segundo plano (background) que foram introduzidas no iOS 4. Você pode dar um clique duplo no botão Home para trazer uma prateleira que te permite mudar rapidamente entre os apps (no tablet, ela armazena seis ícones na orientação retrato e sete no modo paisagem).

Você também pode tocar música em segundo plano, realizar ligações VoIP em segundo plano, e receber notificações locais, desde que você esteja usando um aplicativo que esteja atualizado com suporte para os recursos relevantes.

Pastas – Organizadores compulsivos e aqueles inundados por aplicativo darão as boas-vindas à adição da ferramenta de criar pastas no tablet. Claro, o recurso pode só ter aparecido no lançamento do iOS 4 na metade deste ano, mas sua ausência no iPad parece muito maior. E graças à tela maior do iPad, as pastas podem armazenar até 20 apps cada em vez dos doze que você consegue colocar no iPhone.

ios4205.png

O recurso de pastas facilita o armazenamento e localização de apps agora também no iPad

Mail – A versão para iPad do Mail ganha a caixa de entrada unificada, conversas marcadas por tópicos, e índice de caixa de entrada no topo da tela apresentado no iOS 4. E, finalmente, você pode tocar na barra de menu do iPad para voltar ao topo de uma lista de mensagens no modo de orientação retrato ou paisagem.

Game Center – Os usuários de iPad agora têm sua própria versão do novo app Game Center da Apple, especialmente desenvolvido para a tela maior do aparelho – existe até uma nova tela inicial para o aplicativo que exibe ícones para os jogos habilitados para o GC; toque em qualquer um deles e você será levado para a lista desse aplicativo na App Store.

Ao fazer o login com sua conta existente, você verá todos os seus amigos, achievements, e títulos. Segundo a Apple Brasil, o Game Center não está disponível para contas brasileiras no iTunes, tanto na versão para iPhone como iPad.

Calendário – As pessoas que possuem contas Microsoft Exchange agora poderão visualizar convites para eventos no aplicativo de calendário do iPad.

iOS 4.2 para sempre – ou pelo menos até o iOS 5 chegar - vamos ser honestos: após dar uma olhada no iOS 4.2, a ideia de voltar ao 3.2.1 é inconcebível. Multitarefa, pastas e melhorias no Mail parecem naturais no tablet e temos certeza de que o AirPlay e o AirPrint nos farão sentir ainda mais em casa quando chegarem com força total no próximo mês de novembro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site