Imagem de fundo do header
Primeiras impressões: testamos o novo iBooks 2
Home  >  Review
REVIEW

Primeiras impressões: testamos o novo iBooks 2

Update do software de e-books da Apple inova ao trazer livros didáticos escolares para o tablet com diversos recursos interativos. Atualização é gratuita

Macworld / EUA

ibooks2_150.jpg
Foto:

O iBooks 2, lançado na semana passada, trouxe os livros didáticos interativos para o iPad. Essas obras incorporam videoclipes, diagramas em movimento, comentários em áudio e outros novos recursos que exploram a interface sensível ao toque do tablet. Com um punhado de livros desse tipo já disponíveis para compra na nova seção Textbooks (Livros Didáticos) na loja online iBookstore, decidimos fazer alguns testes com o novo iBooks. O que descobrimos foram livros que trazem imagens impressionantes e gráficos incríveis e que fazem os tradicionais livros didáticos impressos parecerem obsoletos.

O que está disponível agora?

Os livros didáticos do iBooks são direcionados para classes escolares do ensino fundamental e médio nos EUA (K-12) neste momento. A Apple afirma estar trabalhando de forma próxima com grandes editoras de livros didáticos, como Pearson, McGraw Hill e Houghton Mifflin Harcourt, para levar os livros mais usados para esse novo formato. Essas três editoras respondem por cerca de 90% dos livros didáticos vendidos nos Estados Unidos, de acordo com o vice-presidente sênior de produtos da Apple no mundo, Phil Schiller.

A Pearson possui dois títulos disponíveis para compra (cobrindo biologia e ciência ambiental, respectivamente), enquanto que a McGraw possui cinco obras – para física, química, álgebra, geometria e biologia. Para alunos do ensino fundamental a DK Publishing possui três livros disponíveis. Todas essas companhias já trabalham em novos lançamentos para o segmento.

Outra obra disponível é uma amostra de “E.O. Wilson´s Life on Earth”, um livro didático escrito pelo aclamado biólogo E.O. Wilson. Apesar de os capítulos do preview serem impressionantes, apenas um capítulo completo está disponível atualmente – a editora diz que mais capítulos serão lançados periodicamente por meio da iBookstore nos próximos dois anos. (Vale notar que essa abordagem de lançamento de capítulo por capítulo pode ser interessante para educadores que preferem escolher os capítulos mais interessantes de um texto em vez de comprar o livro inteiro.) O conteúdo restante nesse livro demo mostra como usar a obra, e quais os benefícios desse tipo de estudo.

Apesar de o mercado atual de livros didáticos interativos ser escasso, as novas parcerias da Apple com grandes editoras do ramo indicam que a biblioteca da iBookstore ficará cheia rapidamente.

handsonibooks2390.jpg

Nova versão do iBooks chega com destaque nos livros didáticos (textbooks)

Recursos

A primeira coisa a ser notada quando se abre um livro didático no iBooks é a mesa interativa de conteúdo. Cada capítulo possui sua própria página título em tela cheia que lista as seções desse capítulo em especial. Você verá amostras de cada página do capítulo ao longo do rodapé ou lateral da tela. Para ver uma seção listada, basta tocar no subtítulo da seção. Você também pode descer a barra de rolagem pela página de thumbnails para encontrar a página que quiser. Deslizar o dedo pela parte central da página te leva para um capítulo diferente. A qualquer momento, em qualquer página, você pode fazer o movimento de pinça para trazer de volta os ícones da página de thumbnails e a página de navegação por capítulos.

Alguns livros também possuem um vídeo introdutório. Quando abrimos “Life on Earth” um vídeo trazendo E.O. Wilson começou a ser reproduzido imediatamente. Parecia um trailer de filme, um preview do que estaria dentro do livro. Foi emocionante.

Uma vez que você encontra a página que está procurando a navegação é fácil e intuitiva. Deslize o dedo da direita para a esquerda para ir até a próxima página; o movimento inverso te faz voltar uma página. Se precisar ir até uma página específica, use o atalho de busca – um ícone de lupa no canto superior direito. Você também pode ajustar o brilho da tela. Fazer o movimento de fechamento de pinça te leva de volta para a mesa de conteúdos do capítulo.

Como foi mencionado acima, cada capítulo possui seu próprio glossário ou vocabulário de palavras, assim como os livros didáticos tradicionais. Como esses termos ficam em negrito, é fácil encontrá-los. Toque na palavra uma vez e a definição do glossário aparece. A partir daí você tem a opção de visualizar uma definição da palavra no dicionário, ou dar uma olhada no glossário completo do livro.

handsonibooks201.jpg

Os livros didáticos do iBooks trazem muitos recursos interativos

Os livros didáticos podem ter chegado ao mundo digital, mas ainda é possível  destacar texto ou fazer anotações da mesma maneira que faria com um volume tradicional de papel. Para fazer uma anotação no iBooks, destaque ou toque em uma seção, e então selecione Note (Anotação). Aparecerá um adesivo, onde você pode fazer uma anotação para te ajudar com um tema específico. Um pequeno quadrado aparecerá na margem da página próximo da sua seção selecionada – toque nesse quadrado para ver a anotação, onde você pode adicionar informações ou fazer mudanças a qualquer momento. As notas para cada capítulo estão catalogadas e podem ser visualizadas ao se tocar no ícone do livro de anotações na barra de ferramentas. (Para ver a barra de ferramentas, toque levemente em qualquer parte da tela.)

O conteúdo em vídeo adiciona outra dimensão de aprendizado, e é facilmente a parte que mais chama atenção aos olhos desses novos livros didáticos. Os clipes aparecem como imagens estáticas em uma página até que você aperte o botão de “play”. Para deixar um vídeo em tela cheia, use o gesto padrão de pinça do iOS: toque na caixa do vídeo com dois dedos e abra-os para expandir. Para sair desse modo full-screen, faça o movimento de pinça inverso, ou clique no “X” no canto superior esquerdo para fechar o clipe e voltar para a leitura.

Os livros didáticos do iBooks também utilizam modelos e diagramas interativos. Você pode dar um zoom maior, fazer um modelo rodar, e usar botões interativos para aprender mais sobre o que está vendo. Por exemplo, “Life on Earth” possui um excelente modelo interativo de DNA que gira em 360 graus. Já no livro de Algebra 1diagramas em vídeo mostram a resolução das equações passo-a-passo – eles se provaram especialmente úteis durante a resolução de problemas baseados em gráficos.

handsonibooks202.jpg

Estudantes podem destacar partes importantes do texto e fazer anotações em seus livros no iPad

As imagens estáticas podem ser visualizadas em tela cheia por meio do uso de gestos multi-touch. As imagens normalmente vem em grupos de fotos (photosets) e podem ser visualizadas como um slideshow em tela cheia.

Além de apenas exibir conteúdo, esses livros didáticos interativos possuem ferramentas embutidas para ajudarem os estudantes a revisarem o que aprenderam. Um recurso do iBooks que com certeza será popular é o Study Cards – um grupo de cartões digitais indicadores para questionar os estudantes sobre termos do glossário e informações importantes do capítulo. Os termos do glossário são encontrados em um lado; “virá-los” revela suas definições. As anotações feitas ao longo do capítulo são automaticamente transformadas em Study Cards, com o texto destacado de um lado e suas anotações customizadas do outro. Ao revisar esses cartões, você pode misturá-los com o recurso shuffle, escolher estudar apenas os termos do glossário ou apenas as suas próprias anotações.

Os capítulos dos livros didáticos podem terminar com questões de estudo de múltipla escolha e um sumário de revisão. Tomem cuidado preguiçosos – as respostas não podem ser encontradas no próprio sumário. Por isso, é preciso realmente ler o material e fazer boas anotações para saber as respostas.

Apesar de alguns problemas, como crashes ocasionais e grande volume dos arquivos dos livros, o uso geral do iBooks 2 é positivo, com destaque para a maior novidade, que são os recursos interativos nos livros didáticos (que custam US$15 em média). E o fato de ser uma atualização gratuita também não atrapalha em nada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site