Imagem de fundo do header
Primeiras impressões: testamos o novo “PlayStation Phone”
Home  >  Review
REVIEW

Primeiras impressões: testamos o novo “PlayStation Phone”

Chamado oficialmente de Xperia Play, smartphone da Sony Ericsson traz processador de 1GHz, gamepad integrado e tela de 4" sensível ao toque

PC World / EUA

Foto:

A Sony Ericsson literalmente mostrou o jogo ao anunciar durante o Mobile World Congress, em Barcelona, seu “telefone e console portátil” Xperia Play. Ttive a chance de brincar um pouco com o tão falado aparelho após a apresentação, e fiquei ligeiramente impressionado.

A Sony Ericsson espera que o aguardado aparelho, também conhecido pelo apelido “PlayStation Phone”, devolva relevância para a companhia em um mercado de smartphones dominado por modelos de fabricantes como Apple, Motorola e HTC.

“Esse é o melhor smartphone de todos os tempos e irá abrir novas possibilidades para entretenimento”, disse o vice-presidente e diretor de criação da Sony Ericsson, Rikko Sakaguchi, durante o evento na Espanha.

O Xperia Play roda o sistema Android 2.3, também conhecido como Gingerbread. Ele traz ainda um gamepad deslizante que imita o layout dos aparelhos da série PlayStation com direcional, quatro botões (X, quadrado, triângulo e círculo) e dois touchpads no meio, que funcionam como joysticks analógicos em determinados jogos.

xperiaplay01.jpg

Xperia Play roda o Android 2.3

Se você está acostumado a usar controles sensíveis ao toque, pode levar algum tempo para se acostumar com o gamepad do Xperia Play, mas ele é uma experiência muito melhor. Os controles apresentaram uma ótima resposta ao toque e sua localização e funções pareceram intuitivas nos vários jogos que testei.

O smartphone traz ainda um processador Snapdragon de 1GHz com GPU Adreno, ambos da Qualcomm, e uma tela touchscreen de 4 polegadas com tecnologia "Bravia Engine" e resolução de 480x854 pixels (FWVGA).

O efeito de todos esses recursos combinados é na verdade bastante impressionante. Os games que joguei no evento tinham imagens com cores vivas e brilhantes e até uma certa sensação de profundidade. A Sony afirma que o aparelho pode fazer tudo isso enquanto “pega leve” na bateria, mas teremos de testar isso depois.

xperiaplay04.jpg

Teclado virtual do novo smartphone agradou em nossos testes

A interface de usuário do aparelho possui o visual conhecido do Android, mas a Sony Ericsson modificou algumas das áreas funcionais, como o Music Player. Fiquei impressionado com o teclado virtual, e não tive problemas para digitar alguns textos sem erros.

Não me importei muito com o design curvo do smartphone, e notei que alguns dos botões na lateral do aparelho pareciam um pouco frágeis. E o telefone também não pareceu sólido nas minhas mãos da mesma maneira que outros smartphones "top de linha" do mercado. Apesar disso, o Xperia Play tem praticamente o mesmo peso e tamanho do Nexus One, da HTC.

Os donos do novo aparelho comprarão seus games numa loja PlayStation. Estarão disponíveis títulos de várias franquias importantes, como “Need for Speed”, “Sims 3” e a primeira versão móvel com multiplayer no mundo de “FIFA 10”. Além disso, a Sony afirma que a Activision levará o agora finado “Guitar Hero” para o portátil, enquanto a Gameloft prepara versões de “Assassin's Creed” e “Splinter Cell”. Vale lembrar que os games serão baixados para o aparelho e não jogados a partir da nuvem.

xperiaplay05.jpg

Comparamos o tamanho do Xperia Play com o Nexus One

O Xperia Play é um smartphone com tecnologia CDMA (3G) e não LTE (4G) como eu esperava. Por isso, apesar da rede da Verizon (operadora dos EUA) ser de confiança, ela provavelmente não produzirá a alta velocidade de upload e baixa latência de rede necessárias para jogar games online.

Segundo a Sony, a operadora norte-americana começará a vender o Xperia Play no próximo trimestre nos EUA. Até o momento, nenhuma das empresas anunciou informações sobre o preço do aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site