Imagem de fundo do header
Prism: o add-on para Firefox que leva sites a seu PC
Home  >  Review
REVIEW

Prism: o add-on para Firefox que leva sites a seu PC

Complemento transforma páginas da web escolhidas pelo usuário em aplicativos acessíveis via área de trabalho.

Brennon Slattery, da PC World / EUA

Mozilla_prism_ilustra150.jpg
Foto:

mozilla_prism_ilustra150.jpgO Mozilla Labs apresentou a versão beta de seu mais novo aplitativo, chamado Prism 1.0, que leva a internet para fora de seu navegador e a coloca em sua área de trabalho. O Prism é tanto uma extensão (ou add-on) para o navegador Firefox muito útil quanto um aplicativo independente - neste último caso, para quem não abre mão do Internet Explorer.

O Prismo funciona de maneira similar à opção de criar atalhos para aplicativos no navegador Google Chrome. Ele reúne dados de websites de sua escolha e os converte em aplicativos na sua área de trabalho.

O programa criado funciona de forma independente do site original, ou seja, quando o Firefox (inevitavelmente) travar, o aplicativo não será afetado.

O blog da Mozilla apresentou alguns dos benefícios e vantagens de se usar aplicativos de desktop em vez de apenas confiar em uma página da web:

  • Novas funcionalidades de API para permitir que sites compatíveis com o Prism se saiam melhor
  • Recurso de mexer nas fontes, configurações de proxy e outras especificações do aplicativo
  • Função de limpar dados privados
  • Programas são atualizados automaticamente quando as novas versões do Prism estiverem disponíveis
  • Suporte a ícone na bandeja de sistema
  • Totalmente compatível com OS X 10.4
  • Suporte a exceções SSL

mozilla_prism_screen.jpg

Como o primeiro item deixa claro, nem todos os sites da web são compatíveis com Prism, mas a Mozilla diz que há dezenas de milhares que já funcionam com o novo add-on e espera que o número aumente. Os sites mais populares - Gmail, Facebook - são compatíveis com o recurso.

A página de download do Prism mostra duas opções: você pode baixar a extensão para Firefox ou o programa em si. O add-on para Firefox é baixado da mesma forma como todas as extensões. Tudo que você precisa é reiniciar o navegador, e uma nova opção vai aparecer em Menu, Ferramentas, Converter website em aplicativo.

A partir daí, você pode renomear o atalho, colocá-lo em sua área de trabalho ou menu Iniciar e até mudar o ícone que o representa.

O aplicativo em si funciona da mesma forma que a extensão no Firefox, a não ser que você tenha que abri-lo manualmente e inserir a URL que queira transformar. Se você usa Firefox, recomendamos usar o add-on. Caso você use Chrome, o browser já oferece essa função.

Já para os usuários do Internet Explorer só resta a opção de usar o aplicativo na versão stand-alone.

Aplicativos web são um belo economizador de tempo para aqueles que não gostam de ficar revirando páginas da web para achar o que procuram.

A extensão para Firefox é perfeita, mas o programa precisa passar por ajustes. Como esta é apenas uma versão beta, podemos esperar por futuras melhorias no futuro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site