Imagem de fundo do header
Programa gratuito abre novas funções para o dicionário do Mac
Home  >  Review
REVIEW

Programa gratuito abre novas funções para o dicionário do Mac

Dictionary Cleaner 1.5 oferece recursos de edição básica para a lista de palavras armazenadas no dicionário do seu Mac

Macworld/EUA

Foto:

Uma função embutida no Mac OS X, e vale dizer que é bastante útil, é o corretor ortográfico usado pela maioria dos programas da Apple e livre para ser empregado por qualquer desenvolvedor que o queira incluir em seu aplicativo.

A ferramenta permite adicionar palavras desconhecidas como, por exemplo, nomes próprios, para que não sejam marcadas como erros de digitação. Pode-se dizer que isso contribui e muito com quem trabalha com textos técnicos e não quer ver várias palavras sublinhadas em vermelho.

O problema vem agora. Depois de adicionar as palavras ao dicionário do Mac OS X, não há como editá-las. Suponha que você tenha, acidentalmente, adicionado alguma palavra com grafia incorreta e precisa reescrevê-la, ou apenas queira ela seja corrigida somente em um determinado texto. Como fazer as devidas alterações?

O Dictionary Cleaner 1.5, da Two AM Software, é um utilitário simples que fornece funções básicas de edição para o dicionário. Abra o programa, escolha qual dicionário deseja editar (para nós, o português) e o Dictionary Cleanner mostra uma lista com todas as palavras adicionadas e em ordem alfabética.

Selecione uma palavra e clique em Editar para fazer qualquer
alteração. Clique em Excluir e ele é apagada da lista. Para localizar
rapidamente uma palavra, digite suas iniciais no campo Filtro. A busca
difere a digitação entre letras maiúsculas e minúsculas.

O programa também pode ser usado para adicionar novas palavras ao
dicionário ortográfico. Uma característica interessante, mas ausente do
aplicativo, é a importação de um arquivo de texto contendo várias
palavras, para evitar a digitação de cada uma manualmente.

dictionarycleaner_original.jpg

Usuário pode escolher o idioma do dicionário que receberá alterações

O Dictionary Cleaner, além de ser gratuito, é fácil de usar e resolve vários dos problemas relacionados ao dicionário no Mac OS X. De acordo com seu desenvolvedor, o software receberá em breve uma grande atualização e incluirá o suporte para separar corretores do Microsoft Office e do Firefox, por exemplo, bem como a capacidade de sincronizar outros dicionários com o do OS X.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site