Imagem de fundo do header
Projetor M109S da Dell é perfeito para quem exige mobilidade
Home  >  Review
REVIEW

Projetor M109S da Dell é perfeito para quem exige mobilidade

Modelo tem dimensões reduzidas e oferece brilho suficiente para ser usado em salas pequenas e pouco iluminadas.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

mini-projetor-Dell-MS109S_ilustra150.jpg
Foto:

Até empresas que fabricam projetores embarcam na onda da redução do tamanho físico dos equipamentos, como se viu com o MPro110, da 3M. Agora chega a Dell que lança o M109S (1.849 reais), avaliados por PC WORLD.

Com apenas 9,2 centímetros de largura por 10,5 cm de profundidade e 3,7 cm de altura, o projetor pesa apenas 360 gramas. Por conta do tamanho reduzido, sua fonte de alimentação é externa e tem quase as mesmas dimensões das que são utilizadas para alimentar notebooks, só que mais leve.

O conjunto, composto pelo projeto, fonte e cabo de vídeo e força totaliza 820 gramas. Para comparar, um projetor comum ultrapassa os 2 kg facilmente, sem contar o tamanho.

mini-projetor-Dell-MS109S_ilustra300.jpg

Desempenho e características
A maioria dos projetores comuns apresenta cerca 2000 lumens, mas o modelo da Dell oferece apenas 50 lumens. Ou seja: nem pense usar o projetor para salas pouco escuras. Além disso, o tamanho máximo da imagem projetada é de 60 polegadas com o equipamento afastado no máximo 2,4 metros da tela. Passando disso, a imagem perde o brilho e fica desconfortável de ver, mesmo fazendo ajustes nesse componente.

Um detalhe importante: sua lâmpada tem vida útil de 10 mil horas. Mas não pode ser substituída pelo usuário. Se queimar, apenas a assistência técnica poderá fazer a substituição.

O monitor conta com ajuste automático de keystone, que é o efeito trapézio causado pelo desnível da superfície em que o projetor está apoiado, o que dá maior flexibilidade para posicioná-lo na mesa. Também oferece enquadramento automático.

Apesar do tamanho reduzido, o M109S ainda comporta teclas de menu iluminadas e com tecnologia touch, deixando o equipamento com visual clean e sem saliências.

mini-projetor-Dell-MS109S_b_350.jpg

Dentre as opções disponíveis no menu estão configurações de tela 4:3 (quadrada) e widescreen, e resolução que vai desde 640 por 350 pontos até a máxima de 1440 por 900 pontos; passando pelas resoluções mais comuns de 1024 por 768 e 1280 por 1024 pontos.

Apesar de o equipamento utilizar um conector de entrada específico da Dell, isso acaba sendo positivo pois colabora para a redução final no peso: apenas um cabo é usado para levar os dados e também alimentar o projetor. O M109S permite dois tipos de conexões: VGA (para PCs e Macs) e um conector tipo RCA para videocomponente e vídeo-composto (DVDs ou TVs). Nesse último ele aceita resolução de HDTV com 1080 linhas.

O M109S é fácil de instalar e pequeno o suficiente para profissionais que precisam fazer apresentações em ambientes fechados e de dimensões reduzidas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site