Imagem de fundo do header
Proteja seu Android com um anti-malware gratuito
Home  >  Review
REVIEW

Proteja seu Android com um anti-malware gratuito

Anti-Virus Free, da AVG, impede a instalação de programas maliciosos, faz backup dos dados e permite rastrear um aparelho perdido e até mesmo “formatá-lo” remotamente.

Brent W. Hopkins, PCWorld

Foto:

Quando manuseados corretamente, smartphones Android são incrivelmente práticos: você pode usá-los para agilizar muitas tarefas, como filtrar e responder seus e-mails enquanto está preso no trânsito, ou fazer check-in num vôo a caminho do aeroporto. Mas todo esse poder pode se tornar uma arma devastadora se usada contra você caso o aparelho seja perdido, roubado ou infectado por malware.

Embora seja possível evitar muitos problemas de segurança tomando cuidados básicos (como nunca instalar aplicativos de fontes desconhecidas), é prudente instalar um aplicativo de segurança como o Anti-Virus Free (gratuito no Android Market) da AVG. Ele fornece proteção automática e constantemente atualizada contra ameaças à sua segurança, além de ferramentas úteis como backup de dados, rastreamento remoto de aparelhos e até a capacidade de “formatar” remotamente um smartphone perdido.

avg_android-360px.jpg

Anti-Virus Free: proteção conta malware, perda e roubo

Para testar a eficácia do programa usei um programa não-malicioso chamado Unrevoked, criado para “rootear” aparelhos Android, liberando acesso completo ao sistema operacional. Para isso o aplicativo explora uma falha que é similar à utilizada pelo malware para Android atualmente em circulação (embora não use ela contra você).

Em meus testes o Anti-Virus Free interceptou o Unrevoked, me informou dos riscos e me deu a opção de abortar ou continuar a instalação, o que me deixou bastante confiante na proteção contra malware oferecida pelo programa. Dada a engenhosidade dos hackers eu nunca ficaria 100% confiante na segurança de qualquer sistema, mas o aplicativo da AVG oferece proteção significativa.

O programa também vasculha seu smartphone em tempo real, examinando aplicativos e arquivos à medida em que entram no aparelho. Se ele encontrar algum problema, irá notificá-lo e dar a opção de abortar a instalação ou corrigir o problema.

Também é possível fazer backup do registro de chamadas, contatos, favoritos e mensagens SMS e MMS em um cartão de memória. O Anti-Virus Free também é capaz de fazer o backup de aplicativos, mas apenas por seis dias. Para tornar este recurso permanente é necessário comprar o Anti-Virus Pro, que custa US$ 9,99 no Android Market. Outro recurso da versão Pro é a capacidade de proteger aplicativos com uma senha, que deve ser informada antes que eles sejam executados. 

Se seu aparelho for perdido ou roubado, você poderá bloqueá-lo, rastreá-lo ou até mesmo “formatá-lo” remotamente, simplesmente enviado a ele uma mensagem de texto ou entrando em sua conta online no site da AVG. A eficácia deste recurso depende da conexão do aparelho com a rede: se ele estiver em modo avião ou desligado, não irá funcionar.

Gostei do Anti-Virus Free: ele fuunciona, e não pareceu deixar meu aparelho mais lento de nenhuma forma mensurável. É bom saber que, se eu esquecer meu aparelho em algum lugar, tenho uma boa chance de encontrá-lo novamente, ou ao menos apagar minhas informações pessoais. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site