Imagem de fundo do header
QR Droid: leia e crie QR Codes com seu smartphone
Home  >  Review
REVIEW

QR Droid: leia e crie QR Codes com seu smartphone

Aplicativo permite gerar códigos para produtos, URLs, vCards, números de telefone, eventos do calendário e muito mais

Brent W. Hopkins, PC World EUA

Foto:

QR Codes - uma variante “quadrada” dos tradicionais códigos de barras - estão se tornando uma forma cada vez mais popular de compartilhar informações como URLs, contatos, coordenadas de GPS e eventos de calendário. A idéia é tornar a informação facilmente legível por uma máquina para que seja possível obtê-la, compartilhá-la e usá-la com o mínimo de esforço. O QR Droid (http://goo.gl/qYsPp) usa a câmera de seu smartphone para ler os códigos, e além de decodificá-los também permite que você crie e compartilhe seus próprios.

Você pode usar o QR Droid de duas formas básicas: a maneira indireta é através do menu Compartilhar (Share) em outros aplicativos, como o navegador ou o Google Maps. Selecione QR Droid no menu e ele irá converter a URL ou endereço em um QR Code, que você pode salvar como uma imagem e compartilhar via e-mail, Facebook, Twitter e outros aplicativos.

A forma direta é abrindo o aplicativo e escolhendo uma das nove opções no menu. As primeiras seis são para codificar informações. Contacto (o programa está em Português de Portugal) é auto-explicativa, e converte as informações de um contato no livro de endereços em um QR Code. A opção “Endereço URL” converte um endereço da web, que você pode digitar manualmente ou selecionar entre os favoritos de seu navegador.

qr_droid-360px.jpg

QR Droid: crie, leia e compartilhe QR Codes

Em “Eventos Calendário” você pode codificar o título, horário de início e fim, datas, fuso horário, local e descrição de um evento. Fiquei desapontado ao ver que você não pode importar eventos do Calendário, e tem de digitar as informações manualmente. Entretanto, uma vez que o evento esteja convertido em um código QR ele irá aparecer automaticamente no Calendário quando for lido.

A opção Aplicação permite escolher um entre os aplicativos instalados em seu smartphone e gerar um QR Code que aponta para ele no Android Market. Você pode então enviar este código para um amigo, que só precisa escaneá-lo para instalar o aplicativo. A opção “Número Telefone” permite converter números do livro de endereços ou digitados manualmente. E em “Texto livre” você pode codificar qualquer trecho de texto que quiser, como por exemplo uma curta mensagem acompanhada de um link.

As opções restantes são para decodificar QR Codes. “”Desde imagem guardada” e “Desde a Câmara” são muito similares: depois que o aplicativo decodifica a imagem, você pode compartilhar o resultado via e-mail, SMS ou qualquer aplicativo instalado (como o Twitter) que apareça no menu Compartilhar. Você também pode copiar os dados para a área de transferência ou usá-los para fazer uma busca na web.

A última opção é interessante: você pode indicar a URL direta de um QR Code e o aplicativo o decodifica. Funciona até com links encurtados. É uma função útil se você encontrar um QR Code enquanto navega pela web. Basta pressionar o botão Menu e selecionar Mais, Compartilhar Página, Descodificar Imagem QR.

O QR Droid lhe permite explorar as possibilidades criativas que se abrem quando você cria seus próprios códigos. Mas se você quer apenas ler eles, há alternativas mais simples como o Google Goggles.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site