Imagem de fundo do header
Quer falar japonês? Use o iPhone!
Home  >  Review
REVIEW

Quer falar japonês? Use o iPhone!

Com o software Jibbigo, basta falar o que deseja que o celular traduz; jornalista usou recurso e conseguiu se comunicar no Japão

Macworld/EUA

jibbigologo.jpg
Foto:

Você está no Japão, sem hotel definido e precisa passar uma noite a mais na cidade, pois a estadia foi prorrogada. No dia seguinte, é preciso pegar um trem ou taxi até o aeroporto, não há intérpretes por perto e você não fala uma palavra em japonês. Foi o que aconteceu com o jornalista Tom Kaneshige, da revista CIO.

Depois de tentar a mímica, ele pensou nos smartphones. Primeiro, uma das pessoas do seu grupo sacou um aparelho com Android, com o tradutor do Google, não deu certo. Tentou então, o aplicativo iTranslator, que também não deu certo - ambos precisavam de um plano de dados, não disponível no momento. 

Foi aí que Kaneshige resolveu testar o Jibbigo, da Mobile Technologies. Basta falar no iPhone em inglês ou outra língua disponível (português não está incluída) e, em alguns segundos, o app traduz as palavras em voz e texto para idiomas como espanhol, chinês, japonês, árabe, entre outras que ainda estão por vir.  

Ao falar as frases, o aplicativo leva mais ou menos 10 segundos para
traduzir para o japonês, e funciona muito bem com frases mais complexas.
Um dos maiores obstáculos, na verdade, é a sensação de estranheza das
pessoas ao ouvirem a tradução do smartphone e a situação ímpar de se
dirigir a um celular em vez falar com seu interlocutor.

"Foi só dizer o que queria em inglês que o programa traduziu para o japonês. As pessoas, que não conseguiam estabelecer uma comunicação conosco, entenderam o que queríamos. Depois, foi só pedir para a recepcionista, por exemplo, falar no iPhone em japonês para que pudéssemos entender. Todos ficaram surpresos", conta Kaneshige.

O Jibbigo Japanese English Speech Translator (disponível desde janeiro) é um dos mais vendidos em sua categoria, mas não é barato: chega a custar 30 dólares, dependendo do idioma.

 

jibbigo01.jpg

Chega de 'the book is on the table': aplicativo reconhece palavras pela voz e exibe texto e áudio

Infelizmente, o Jibbigo não possui o recurso de tradução para palavras escritas de própio punho – pelo menos por enquanto. Alex Waibe, fundador da Mobile Technologies, disse que a equipe está trabalhando nesse tipo de ferramenta, que poderá, inclusive, usar a câmera do iPhone para tirar fotos de palavras para que possam ser traduzidas. “Já tínhamos desenvolvido um tradutor de placas de trânsito, mas ainda não está pronto para distribuição e não há data para o lançamento” comentou Waibel. 

De maneira geral, com poucos problemas, o aplicativo teve um desempenho ótimo. A ferramenta é de grande ajuda durante viagens ao exterior, traduzindo uma palavra ou expressão desconhecida, sem que a conversa fique muito travada. Por 28 dólares, é possível adquirir a versão do tradutor inglês – japonês e  exercitar a língua do pais do sol nascente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site