Imagem de fundo do header
QuickCam Pro 9000 tem boa luminosidade
Home  >  Review
REVIEW

QuickCam Pro 9000 tem boa luminosidade

Webcam de 2 MP da Logitech inclui lentes Carl Zeiss, que melhoram a qualidade da imagem.

Marcelo Ayres, especial para a PC World

Foto:

quickcam_pro_9000_150As webcams tornam a comunicação a distância, via internet, mais interessante e dinâmica. Elas conectam-se ao PC pela porta USB e podem ser utilizadas por programas de mensagem instantânea, como o MSN Messenger, ou de VoIP, como o Skype. Mas a qualidade das imagens desses produtos sempre deixou a desejar.

Às vezes as imagens capturadas chegam até a ficar granuladas – vale lembrar que a qualidade da cena também depende de uma boa conexão à web. PC WORLD testou a QuickCam Pro 9000, da Logitech, equipamento que inclui lentes Carl Zeiss, uma das melhores do mundo, o que aprimora, e muito, a qualidade da imagem capturada.

Principalmente com relação ao nível de luz que a câmera consegue capturar. Durante o teste pudemos observar que a luminosidade da Pro 9000 é superior à média do mercado. A tecnologia RightLight 2 do equipamento ajusta a webcam para produzir as melhores imagens possíveis sob condições de pouca iluminação ou sem luz de fundo.

Outros fatores importantes com relação às lentes são os planos e recortes que elas proporcionam. Nas conversações em que utilizamos a webcam da Logitech, quem recebia as imagens geradas por ela visualizava cenas bem enquadradas e sem aquela sensação de distorção comum às webcams.

O foco da QuickCam Pro 9000 é automático. Isso permite que você tenha mais liberdade de ação enquanto mantém a sua conversação, sem se preocupar com o ajuste da imagem cada vez que mudar um pouco de lugar. Ele se baseia na tecnologia VCM (Voice Coil Motor), criada originalmente para as câmeras digitais dos celulares. Ela necessita de pouca energia para trabalhar e resiste bem a impactos e vibrações.

O sensor de imagem, que é de 2 megapixels, trabalha em conjunto com o sistema de foco para garantir um bom ajuste. Quando detecta uma perda de nitidez nos elementos que estão dentro do quadro capturado, um algoritmo de foco exclusivo da Logitech automaticamente reajusta a lente, inclusive em close-ups que estejam até a 10 centímetros da lente.

Mesmo com mais qualidade das lentes, as imagens ainda sofrem com os “pulos”, não somente as imagens enviadas pela internet como as gravadas diretamente no computador onde a webcam está instalada.

As gravações com 30 quadros por segundo indicadas no manual do produto não rendem imagens completamente contínuas e temos sempre a sensação de estarmos em câmera lenta em frente à webcam.

Por outro lado, o som é bem capturado pelo microfone embutido na webcam. O microfone integrado funciona com a tecnologia RightSound (desenvolvida pela Logitech) e trabalha para eliminar ecos e os ruídos de fundo. Não que isso faça com que a imagem seja sincronizada com o áudio que ouvimos.

O software de gerenciamento da QuickCam vem com alguns recursos interessantes, como o Video Effects, que permite que você utilize ilustrações que respondem aos seus movimentos. Você escolhe uma animação e o programa faz um reconhecimento de
seu rosto, e quando começa a filmá-lo, o desenho que é exibido repete os seus movimentos de cabeça, olhos e boca.

Além disso, o programa aciona diretamente os programas de comunicação Skype, Windows Live Messenger, Yahoo Messenger e AIM.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site