Imagem de fundo do header
Raindrop é a ferramenta de mensageria integrada da Mozilla
Home  >  Review
REVIEW

Raindrop é a ferramenta de mensageria integrada da Mozilla

Ainda em protótipo, serviço tem a função de ajudar usuário a organizar o intenso fluxo de notificações de redes sociais.

Redação da PC World

Raindrop-150.jpg
Foto:

Raindrop-150.jpgA Mozilla apresentou na sexta-feira (23/10) o Raindrop, software desenhado para auxiliar pessoas a melhor gerir o volume cada vez maior de mensagens provenientes de redes sociais como Twitter e Facebook em sua caixa de e-mails.

O líder da Mozilla na área de mensagens, Bryan Clark, explica que o Raindrop não é um mais um cliente de correio eletrônico, mas sim uma espécie de “mini Web server" que é instalado no PC para coletar conversações e mensagens de diversos tipos de fontes e que as organiza de forma inteligente.

A proposta do Raindrop é proporcionar ao usuário uma visão mais clara das mensagens recebidas, sem deixar que aquelas direcionadas especificamente a ele se percam no amontoado de notificações que serviços como o Facebook e Flickr emitem. O Raindrop também será capaz de lidar com notificações provenientes do YouTube, blogs e feeds RSS.

Clark diz que a caixa de e-mail já estava abarrotada antes mesmo que serviços web como as redes sociais começassem a enviar atualizações dos contatos. Para exemplificar, ele cita uma promoção enviada por uma companhia aérea que ‘empurra’ para fora da área de visão da caixa de entrada uma mensagem pessoal recebida de um familiar.

O que Raindrop faz é separar, de forma inteligente, mensagens pessoais do que pode ter menos interesse. Mensagens diretas e respostas do Twitter, por exemplo, estão mais para a categoria de e-mail do que o restante das atualizações enviadas pelo serviço de microblog, e o Raindrop será capaz de selecionar esse conteúdo.

As mensagens provenientes de mailings também ficarão listadas separadamente, junto com aquelas provenientes de serviços como Amazon ou eBay. Cabe ao usuário decidir onde ele quer que certos tipos de notificações sejam exibidos.

O Raindrop também será uma plataforma a partir da qual outros aplicativos poderão ser construídos, por meio de interfaces de programação (APIs). O site do Raindrop informa que o projeto não visa inventar um novo protocolo ou criar um novo sistema de mensagens, e sim um produto que ajude o usuário a líder melhor com os sistemas de mensageria que ele já utiliza.

O Raindrop mini web Server é acessado por meio do navegador e a Mozilla quer deixá-lo compatível com qualquer browser que suporte projetos da Open Web Foundation, organização dedicada a criar um framework não proprietário para aplicativos web.

Já existem nove diferentes tipos de interações desenhadas para o Raindrop e outros devem ser carregados na página do Flickr do Raindrop. Assim, não existe um utilitário para instalar o serviço e quem quiser utilizá-lo deve seguir atentamente as notas de instalação, em inglês, antes de tentar executar o Raindrop.

“Quem é desenvolvedor ou tem paciência suficiente será capaz de entender o código, seguir as instruções e fazer o Raindrop funcionar”, explica Clark em seu blog pessoal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site