Imagem de fundo do header
Retro Camera tem bons filtros, mas é um pouco lento
Home  >  Review
REVIEW

Retro Camera tem bons filtros, mas é um pouco lento

App gratuito de Android possui quatro "câmeras" retrô, incluindo cópias de Polaroid e Pinhole; ponto negativo é demora para capturar imagens.

PC World / EUA

Foto:

Como muitos apps móveis de fotografia, o Retro Camera da Urbian Inc apimenta a produção do seu telefone Android ao adicionar filtros estilosos para suas fotos. Esse é um pacote portátil de câmera “das antigas”, uma vez que seus filtros fotográficos foram inspirados por máquinas analógicas como Lomo, Holga, Polaroid, Diana, entre outras – todas elas com estilos diferentes e muito únicos de imagem.

Você possui quatro “câmeras” para escolher, sendo que cada uma delas aplica seus próprios filtros, e você pode clicar na opção “Camera Info” (“Informações da câmera”) para aprender um pouco sobre cada máquina virtual. Por exemplo, a Bärbol oferece baixa saturação de cor, pequenos arranhões no filme, e uma borda branca que faz suas imagens digitais parecem que estão envelhecendo desde os anos 1950. A Little Orange Box imita uma câmera barata de 1976 da União Soviética (URSS) com “processamento cruzado agressivo”, efeitos de arranhão no “filme”, e forte vignetagem nas bordas das suas imagens. A Xolaroid 2000 é, obviamente, uma cópia de uma Polaroid de 1972, enquanto a Pinhole possui o visual de um kit “faça você mesmo (DIY)” dos anos 1980. Além disso, muitas dessas “câmeras” possuem opções em preto e branco.

A boa notícia é que a fotos ficam com um visual realmente legal. Elas são realmente únicas, e vão muito além de outros aplicativos que simplesmente colocam uma borda branca na sua foto e chamam-na de uma Polaroid. É claro que você alcançar os mesmo resultados usando seu computador, mas teria de passar muito mais tempo aplicando vários filtros no Photoshop. Esse app te livra dessas dores de cabeça, mas ainda está longe de ser perfeito.

retro3.jpg

Retro Camera permite a aplicação direta de filtros "old-school" nas suas fotos.

A má notícia é que existem algumas coisas erradas com este aplicativo. Seu problema principal é o notável baixo desempenho. Do momento em que você aperta o botão do obturador, são necessários cerca de três segundos para a foto realmente sair (testamos o app com um Motorola Droid com Android 2.1, por isso é provavelmente seguro afirmar que  telefones mais rápidos vão lidar de forma mais rápida com esse atraso no disparo).

Depois que a foto é batida, é preciso esperar mais 9 ou 10 segundos antes que você possa tirar outra foto. Ele demora todo esse tempo porque está “revelando” o filme (aplicando os filtros, na verdade); é compreensível que demore um pouco, mas eu não iria querer usar esse aplicativo para capturar um momento fugaz, único. Se você não acertar a mão na primeira vez, terá de esperar cerca de 12 segundos para tentar novamente.

Outro problema é que não é fácil acertar na primeira tentativa, uma vez que o “viewfinder” (visor) parece estar um pouco desalinhado em algumas câmeras. Seria interessante se adicionassem um recurso para você simplesmente usar fotos já tiradas, e então aplicar esses filtros quando quiser.

Dito isso, se você não está com pressa esse aplicativo possui alguns efeitos que vão dar uma enfeitada legal nas suas fotos. Só isso (junto com o fato de ser gratuito) é o bastante para torná-lo digno de ser baixado e mantido em seu aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site