Imagem de fundo do header
Aldiko: Transforme seu smartphone em uma biblioteca de bolso
Home  >  Review
REVIEW

Aldiko: Transforme seu smartphone em uma biblioteca de bolso

Aplicativo permite baixar e ler, gratuitamente, milhares de livros em qualquer smartphone Android.

Rafael Rigues

aldiko_features1.jpg
Foto:

Indispensável para quem gosta de ler. Esta é a melhor descrição possível para o Aldiko, um aplicativo para smartphones Android que transforma seu celular em um livro eletrônico. Não, um livro não. Uma biblioteca eletrônica inteira.

A interface é típica de programas desta categoria: os livros são organizados em uma "estante" na tela, que mostra a capa, título, autor e data de publicação. Basta um clique para começar a ler o livro, ou continuar de onde parou. Para mudar de página, basta tocar nas laterais da tela. Fontes, cor e espaçamento do texto podem ser ajustados ao gosto do leitor.

Aldiko

Aldiko: livros são organizados em uma "estante" virtual

É possível adicionar marcadores, pesquisar palavras em um dicionário, mostrar seu progresso na leitura (em %) e até alternar entre dois modos de visualização das páginas, para leitura durante o dia (fundo claro, letras escuras) ou à noite (o inverso). Ao terminar de ler, você pode dar uma nota ao livro.

Mas o mais interessante é a integração do Aldiko com fontes de livros gratuitos na internet. São obras cujo copyright já expirou, ou que foram publicadas sob licenças que permitem sua livre distribuição (como a Creative Commons). Basta clicar na opção "Download Books" na tela principal e escolher. Há categorias como "livros que viraram filmes", "grandes clássicos da literatura ocidental". "romances" e "livros técnicos".

O catálogo inclui de clássicos como Drácula (Bram Stoker), Alice no País das Maravilhas (Lewis Caroll) e Tarzan (Edgar Rice Burroughs) a obras mais recentes como Accelerando (Charles Stross) e Makers (Cory Doctorow). Basta tocar em um livro e ele automaticamente é baixado e adicionado à sua biblioteca.

Infelizmente, todos os livros dos catálogos pré-configurados estão em inglês. Mas o Aldiko é capaz de abrir qualquer livro no formato EPUB, como os títulos em português disponíveis em sites como o do Projeto Gutemberg. Basta copiar os arquivos para o cartão de memória do celular.

As únicas falhas do Aldiko são raros momentos de instabilidade (ele fecha sem aviso ao tentar abrir um livro) e a falta de um modo de leitura com duas páginas lado-a-lado, que viria a calhar nos novos tablets Android que já estão chegando ao mercado no exterior. Ainda assim, são pecados menores frente a todos os recursos do programa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site