Imagem de fundo do header
Slide Screen: revolucione a tela inicial de seu Android
Home  >  Review
REVIEW

Slide Screen: revolucione a tela inicial de seu Android

Programa permite acesso fácil a e-mails, notícias, eventos de calendário e mensagens do Twitter

Rafael Rigues

Foto:

A tela inicial padrão de um smartphone Android, com seus ícones e widgets com informações como notícias, compromissos e previsão do tempo, é bastante personalizável, mas não é a melhor solução para todos os usuários.

Por exemplo, quem precisa ficar o tempo todo de olho no que acontece no dia-a-dia (as últimas notícias, os e-mails que acabaram de chegar, as mensagens dos amigos e os próximos compromissos) pode facilmente se perder se adicionar um widget para cada tarefa. Na verdade, é provável que eles nem caibam todos na mesma tela. Mas graças à flexibilidade do Android é possível modificar a tela inicial, e uma alternativa disponível no Android Market é perfeita para os "super conectados". É o Slide Screen, da Larva Labs.

O programa tem um visual bastante "clean". Na metade da tela um painel mostra a data, hora, previsão do tempo, nível de bateria e intensidade do sinal. Acima deste painel ficam as suas informações pessoais: lista de chamadas, mensagens de texto, e-mails e compromissos na agenda. E abaixo dele as informações públicas:  feeds de notícias, mensagens do Twitter e Facebook, cotação de ações.

O painel central é deslizante, e basta movê-lo para mostrar mais, ou menos, de cada categoria. Arrastá-lo para o topo da tela, por exemplo, faz com que ela seja inteiramente ocupada por uma lista de notícias. Basta tocar um item da lista para lê-lo. Um toque num ícone no canto superior direito da tela alterna entre as fontes de informação: notícias, twitter, facebook, ações. Arraste o painel novamente para o meio da tela para voltar à configuração inicial.

Slidescreen 640px

Os três modos de operação do Slide Screen: tela inicial, lançador e leitor de notícias

As fontes de informação (como os sites de notícias) podem ser configuradas pelo usuário, bem como o intervalo entre as atualizações, que são sempre automáticas. Além do painel principal, o Slide Screen também modifica o "Launcher", a lista com os ícones de todos os programas disponíveis no seu celular. Ele ganha espaço para os ícones de seus oito programas favoritos, sempre visíveis no topo da tela.

Infelizmente há poucas opções de personalização: não é possível colocar um papel de parede na tela inicial, mudar a cor atribuída a cada fonte de informação ou o esquema de cores do leitor de notícias (letras acinzentadas contra fundo preto).  E como o Slide Screen substitui completamente a tela inicial padrão do Android, não é possível usar nenhum widget em conjunto com o programa.

Além disso, com a sincronização constante de notícias, mensagens do Twitter e Facebook e informações do mercado de ações, pode haver um aumento no tráfego de dados em seu aparelho, portanto quem usa um plano limitado deve prestar atenção. O constante uso da conexão 3G ou EDGE também pode ter um impacto na autonomia de bateria. O intervalo de atualização das informações pode ser ajustado pelo usuário para minimizar estes problemas.

O Slide Screen é rápido, elegante e muda a forma como você interage com seu celular. Eu, por exemplo, passei a ler muito mais notícias depois que a lista ficou sempre visível na tela. O programa está disponível em duas versões: uma paga (Slide Screen Pro, US$ 6.99) e outra gratuita no Android Market com exatamente os mesmos recursos, mas um discreto anúncio no rodapé da página inicial. Curiosamente, nos últimos meses o único anúncio que vi por lá foi uma propaganda da versão paga do próprio Slide Screen.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site