Imagem de fundo do header
Review: app de e-mails Sparrow faz bonito no iPhone
Home  >  Review
REVIEW

Review: app de e-mails Sparrow faz bonito no iPhone

Com interface simples, uso fácil e suporte para gestos, aplicativo pago agrada em sua chegada ao universo iOS; falta de suporte para notificações é ponto negativo

Macworld / EUA

sparrow_150.jpg
Foto:

O Sparrow, um cliente de e-mail para Mac produzido pela Sparrow SARL, gerou um corrente de usuários ardorosos em parte por causa da sua interface de usuário simples e elegante. O recém-lançado Sparrow for iOS (US$3) é igualmente bem desenvolvido, mas pode desapontar quem está em busca de um cliente de e-mail totalmente funcional.

Como sua versão para desktop, o Sparrow for iOS funciona apenas com contas IMAP. (Testamos o Sparrow usando Gmail, Google Aps, iCloud e Kerio Connect, e todos eles funcionaram bem.) Se você tem várias contas de e-mail, pode configurar todas no Sparrow e utilizá-las individualmente ou “unificadas”, em que todas as suas contadas são misturadas em uma visualização única.

O maior diferencial entre o Sparrow for iOS e outros clientes de e-mail é seu uso liberal de gestos de deslizar (swipe), similar ao que se pode encontrar em muitos apps do Twitter para iOS atualmente. Por exemplo, você pode deslizar para baixo na tela da Caixa de Entrada (Inbox) para atualizar a visualização e checar se há novas mensagens. Deslizar o dedo na Caixa de Entrada te leva para uma tela que lista todas as suas contas. Fazer o mesmo movimento em uma mensagem abre um painel com ícones para responder, adicionar aos favoritos, marcar, arquivar, e apagar. Já deslizar o dedo pela barra de títulos te move entre as seções Caixa de Entrada, Favoritos, e Mensagens Não Lidas. E fazer swipe para cima ou para baixo em uma mensagem que faz parte de um tópico de e-mail te leva para frente ou para trás na conversa.

O Sparrow lida com seus contatos com elegância igual. Quando estiver escrevendo uma mensagem, você pode selecionar a partir da sua lista de contatos, organizada em ordem por frequência; essas pessoas para quem você mais envia e-mails aparecem no topo da lista. As fotos de contatos podem vir da sua lista de contatos ou da sua lista de amigos do Facebook. Um recurso que nos chamou a atenção em especial é a habilidade de escolher as opções Para, CC ou BCC por meio de ícones que aparecem diretamente em cada contato. Além disso, é possível conferir um vídeo de demonstração do app liberado pela desenvolvedora.

sparrowiphone01

App traz interface agradável para leitura e gerenciamento de e-mails 

Gostamos de tudo nessa versão do Sparrow com exceção de um fator importante. Atualmente, o app não suporta notificações. De acordo com o site do Sparrow, uma versão do app com notificações por push habilitadas foi rejeitada pela Apple, então esse recurso precisou ser removido para que o programa chegasse até a App Store. Enquanto isso, conseguimos contornar essa limitação ao utilizar as notificações do app nativo Mail, da própria Apple. Além disso, a desenvolvedora do app forneceu instruções sobre como configurar notificações por meio do serviço Boxcar. (Outra limitação, também presente por causa das políticas da Apple, é que você não pode designar o Sparrow – ou qualquer app de e-mail de terceiros – como seu cliente principal de e-mail. Isso significa que não importa o quanto você goste mais do Sparrow do que do Mail, ainda será obrigado a usar o Mail sempre que for enviar um e-mail a partir de outro app – por exemplo, quando for enviar uma fotografia a partir do app Fotos/Photos.)

Temos esperança de que a Apple vai liberar um pouco suas restrições ou que o Sparrow possa aparecer com uma solução de notificações de e-mail aceita pela Apple. Desde que isso seja resolvido, o Sparrow for iOS é tão bom que poderia facilmente substituir o uso do Mail, e certamente esperamos ver uma versão otimizada do app para iPad em um futuro não muito distante. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site