Imagem de fundo do header
RipIt copia DVDs com facilidade para o disco rígido
Home  >  Review
REVIEW

RipIt copia DVDs com facilidade para o disco rígido

Aplicativo de 19 dólares consegue copiar DVDs para o disco rígido do Mac com simplicidade e rapidez.

Dan Frakes, Macworld/EUA

ripIt_115_72.jpg
Foto:

Transferir DVDs para o disco rígido (“ripando” os discos) é ótimo para ver filmes em viagens. Se você tem espaço em disco sobrando, não precisa carregar os discos (nem correr o risco de danificá-los). Além disso, o filme no HD consome menos bateria do que o drive óptico do notebook. E é conveniente também para sistemas de entretenimento doméstico: todos seus filmes estão lá, para ver a qualquer hora.

O problema é que os DVDs comerciais vêm com sistemas de proteção contra cópias, o que os impede de copiar como você faz com um CD de músicas. Para isso, é preciso usar software que remove essa proteção e copia o conteúdo do disco para o disco rígido. Gostamos bastante do HandBrake e do MacTheRipper para essa tarefa, mas nenhum deles é tão simples como ripar um CD no iTunes.

O HandBrake foi feito para copiar partes específicas dos DVDs (quase sempre o filme ou episódios de TV individuais) para formatos de vídeo compatíveis com iPods, iPhones ou Apple TVs. Já o MacTheRipper copia tudo – filme, extras, menus etc. -, mas requer que você saiba alguma coisa sobre formatos de disco, regiões e outras opções.

ripit-interna-01A mais nova ferramenta para copiar DVDs para Mac é o RipIt, que deixa claro que seu intuito é simplificar a tarefa. Embora tenha funcionalidades limitadas, é o mais simples e eficiente copiador de DVDs que já vi.

Para usar o RipIt, insira seu DVD, e em instantes surge uma tela que mostra o nome do filme com dois botões: Eject e Rip. (o programa identifica automaticamente o disco usando um banco de dados online; você pode desabilitar esse recurso ou editar manualmente o nome). E esse é o programa: não poderia ser mais simples.

Clique em Rip e o RipIt converte o DVD (o disco completo, com menus e extras) para um arquivo [nomedofilme].dvdmovie no disco rígido. Durante o processo, o RipIt mostra o tempo restante, a porcentagem completa e outras informações. Testei o programa em um Mac Pro antigo com diversos DVDs e, embora as estimativas do software fiquem em torno de 35 a 40 minutos para copiar o disco, a maioria deles levou menos de 30 minutos no processo.

Dê um clique duplo no arquivo .dvdmovie e o DVD player do Mac se abre, reproduzindo o filme como se estivesse com o disco no drive óptico.

Mas nem tudo é positivo. Copiar um DVD completo, sem compressão, consome bastante espaço no seu disco rígido: geralmente, de 6 GB  a 8 GB, contra 1,5 GB quando copia e comprime apenas o filme principal com o HandBrake. Por outro lado, o áudio e vídeo têm qualidade total, além dos extras e faixas alternativas de áudio.

(Para converter o filme copiado para um iPhone, iPod ou Apple TV, clique no arquivo .dvdmovie no Finder e escolha Show Package Contents / Mostrar conteúdo do pacote no menu contextual. Você descobre que o arquivo é um pacote do Mac OS X, com uma pasta VIDEO_TS padrão que pode ser arrastada para o HandBrake ou VisualHub para criar um arquivo comprimido).

Outra vantagem do RipIt é que ele consegue copiar diversos DVDs com tecnologia de proteção avançada. O programa conseguiu copiar todos os discos mais novos que testamos – mesmo aqueles que o HandBrake e o MacTheRipper não conseguiram.

ripit-interna-02Por outro lado, se você quiser gravar um disco de backup do seu DVD, nem todos os discos copiados usando o RipIt podem ser gravados em um disco em branco usando programas como o Roxio Toast. Alguns DVDs têm tecnologia que não impede sua reprodução quando copiados, mas evita sua gravação em um novo disco. Os desenvolvedores do RipIt dizem que estão estudando esse problema.

Se você precisa de todas as opções avançadas que o MacTheRipper ou o HandBrake oferecem, ou se você quer copiar seu DVD para ver em um dispositivo que não seja seu Mac, o RipIt pode ser muito limitado. Mas para quem quer apenas um meio simples de copiar os filmes para o disco rígido do Mac, o RipIt é a escolha certa. O software custa 19 dólares e roda apenas no Mac OS X 10.5 ou superior.

Vale lembrar que existem questões legais envolvendo a cópia de DVDs. Tecnicamente falando, nos EUA é proibido criar uma ferramenta que ultrapasse as tecnologias de proteção dos direitos autorais. Mas o uso de tais ferramentas é outra coisa, e vemos que não é um problema copiar um DVD para uso pessoal apenas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site