Imagem de fundo do header
É possível rodar o Windows no Mac. E sem abandonar o Leopard
Home  >  Review
REVIEW

É possível rodar o Windows no Mac. E sem abandonar o Leopard

Saiba como aplicar o sistema da Microsoft nos computadores da Apple. Instalação não deleta o Leopard e ambos podem ser usados.

Marcos Iuato, Gerente Tecnologia Online do IDG

Foto:

Vários fatores levam uma pessoa a desejar um Macintosh. A insatisfação com o Windows e seus seguidos problemas, a tentativa de trabalhar em uma interface mais simples e com programas específicos ou, simplesmente, o prazer de ter um produto Apple. Na contra-mão do desejo, o medo e a dúvida: será que o sistema rodará os aplicativos do Windows? Poderei jogar no Mac? E se não me acostumar com ele?

Esses foram os pensamentos que passaram na minha cabeça e que, acredito, atormentam outros consumidores interessados em comprar o seu primeiro Mac. O alívio chegou quando descobri que o computador tinha instalado o Boot Camp com suporte para o Windows XP e Vista. Ou seja, ele poderia rodar os sistemas operacionais Leopard e Windows em um único lugar.  Sendo assim, se eu não morresse de amor com o Mac OS, poderia utilizar o computador rodando o Windows Vista. E sem o Steve Jobs e o Bill Gates entrarem em conflito e me deixarem na mão.

mac_windows_01

Então, fui as compras. Confesso que adoro o meu Mac Book Pro e a configuração que ele tem. É uma baita máquina. Mas a paixão pelo Leopard não foi imediata. Estamos nos conhecendo. O que ele me oferece, eu aproveito. E o que ele não oferece… (segredo nosso, hein, não quero magoar a minha máquina), dou uma escapulida para o Windows. É que só lá posso jogar o Half-Life e outros games. É por uma justa causa.

Para os que temem a troca do sistema, ou pulam a cerca como eu, vale seguir algumas dicas de como instalar e aproveitar os recursos do Windows. Afinal, se é para usar e abusar dos dois, que seja da melhor maneira.

++++

O Boot Camp pode ser iniciado pelo Finder, Applications > Utilities > Boot Camp Assistant. O primeiro passo é imprimir o manual para que possa ser seguindo durante  o procedimento de instalação. A dica é acessar a documentação online, caso tenha outro computador.

mac_windows_02

Em seguida, selecione a opção Create or Remove a Windows partition, para dimensionar o tamanho que será destinado para o sistema operacional Windows. Para alterar o tamanho da partição, clique no sistema operacional Windows e arraste para a esquerda para aumentar o espaço ou para a direita para diminuir. No caso dos requerimentos para o Windows Vista, é preciso um disco rígido de 40GB com no mínimo 15GB de espaço livre.

++++

Após o redimensionamento da partição será pedido que se insira o disco de instalação do Windows XP ou Vista. Após a finalização da instalação do Windows, inicie o Windows e insira o disco 1 de instalação  do Mac OS Leopard para que seja instalado o aplicativo do Boot Camp no Windows e os drivers.

No Boot Camp do Windows é possível selecionar qual será o sistema operacional padrão a ser inicializado. Caso queira selecionar o sistema operacional, assim que o computador for ligado deixe pressionado a tecla ALT/OPTION.

mac_windows_03

No Windows as teclas de função estão operacionais, tais como aumento de intensidade de brilho da tela e do teclado, volume e o eject. A iluminação do teclado em ambientes escuros está presente somente nos Macbook Pro.

Foram testados a instalação do Windows XP Service Pack 2 e o Vista Home Edition, ambos com sucesso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site