Imagem de fundo do header
Roxio Creator 2009 é uma boa suíte multimídia, mas não vale o update
Home  >  Review
REVIEW

Roxio Creator 2009 é uma boa suíte multimídia, mas não vale o update

Cheia de recursos para quem precisa lidar com conteúdos multimídia, o Creator 2009 traz um bom conjunto de funcionalidades.

Jon L. Jacobi, PC World / EUA

roxio_creator_2009_150.jpg
Foto:

roxio_creator_2009_150.jpgAssim como seu antecessor (o Easy Media Creator), o novo Roxio Creator 2009 é uma suíte de aplicativos completa, que cobre praticamente tudo que você pode fazer com CDs e DVDs e seus conteúdos de foto, áudio, dados e vídeo. Gravar discos, fazer backup, decodificar filmes, editar áudio – o que você quiser, o Creator faz.

A nova versão possui uma refinada interface que simplifica a página inicial do aplicativo. A confusa lista de nomes de aplicativos deu lugar a um completo e explicativo menu, com opções claras como “Create CDs”, “Create Labels” e “Play Movies”.

O Creator 2009 ainda possui um grande número de módulos, que agora tornam muito mais fácil ao usuário chegar aonde deseja.

A Roxio planeja agregar para as versões futuras mais funcionalidades diretamente na página inicial do programa, mas, por enquanto, você tem as mesmas funções básicas de queimar e copiar encontradas nas versões anteriores.

Leia também: 
> 15 ferramentas para fazer do PC uma central multimídia
> Transforme o PC em um servidor multimídia

Dependendo do seu foco, o Creator 2009 pode ou não ser uma grande atualização. Na área de vídeo, os plug-ins de Blu-ray agregam suporte BD-MV (incluindo menus) aos dados existentes, além de suporte BD-AV e AVCHD.

Fãs de áudio books gostarão do novo Audio Book Creator, que converte livros eletrônicos em CD e MP3 para arquivos únicos no formato .m4b, que pode ser rodado no iTunes, iPod e iPhone – com cada capítulo acessível sob o nome do arquivo no topo. O aplicativo também baixa e agrega informações do capítulo e a arte da capa, se estiverem disponíveis online.

O produto agora permite que você carregue seus vídeos diretamente para o YouTube. Além disso, o Roxio inclui um serviço online para compartilhamento de conteúdo, para suas fotos e vídeos (1 GB de graça, 5 GB por 40 dólares ao ano).

A ferramenta Beatmatching arranja a afinação de seus projetos de áudio de acordo com o ritmo para transições mais suaves, como um bom DJ faz em uma danceteria (esta função depende de um pequeno ajuste de ritmo também). E a aplicação Synclt permite que você arraste e solte mídias para sincronizar com seu telefone, MP3 player ou outro dispositivo.

roxio_creator_2009_350.jpg

Roxio Creator 2009: mais completo, mas upgrade não é obrigatório

O pacote contém novos templates de menu e inúmeras outras melhorias. Para novos usuários, o Roxio Creator 2009 é um bom negócio. O arquivo da suíte é gigante (necessita de 3 GB de espaço no disco) e o pacote é um pouco lento para trocar de módulo, mas o visual dos conteúdos produzidos é excelente. Para quem já possui um pacote antigo da Roxio, a situação é diferente.

A empresa não anunciou nenhum incentivo financeiro para upgrades, e basicamente você teria de pagar pelo preço cheio novamente. Se você já possui um produto da linha Creator, verifique se o Creator 2009 oferece alguma coisa que você necessite com urgência. Caso contrário, espere até a próxima versão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site