Imagem de fundo do header
Saiba qual smartphone grava os melhores vídeos
Home  >  Review
REVIEW

Saiba qual smartphone grava os melhores vídeos

Testamos as câmeras de quatro aparelhos sob diferentes condições de luz e movimento.

PC World / EUA

Smartphones-300px.jpg
Foto:

Com sensores cada vez melhores, ferramentas de edição integradas, e recursos de compartilhamento online, os smartphones são uma opção popular para capturar vídeos de forma rápida. Mas nem todas as câmeras dos aparelhos são criadas da mesma forma: em meus testes comparativos, descobri que certos telefones lidaram melhor com movimento, outros se saíram bem com pouca luz, e alguns produziram pixelização visível nas imagens.

Os competidores
Testei as câmeras de quatro famosos smartphones: o Pre Plus da Palm, o Nexus One do Google, o Motorola Droid e o iPhone 3GS da Apple. Seguem as especificações de cada uma das câmeras:

» Pre Plus, da Palm: sensor de 3 megapixels, vídeos de 640x480 pixels, até 29 quadros por segundo.
» Nexus One, da Google/HTC: sensor de 5 megapixels, vídeos de 720x480 pixels, até 20 quadros por segundo.
» Droid, da Motorola: sensor de 5 megapixels, vídeos de 720x480 pixels, até 24 quadros por segundo.
» iPhone 3GS, da Apple: sensor de 3 megapixels, vídeos de 640x480 pixels, até 30 quadros por segundo.

O Droid e o Nexus One, que rodam o Android 2.1 OS (sistema operacional da Google), não possuem nenhum recurso de edição de vídeo integrado. O Pre Plus, da Palm, e o iPhone 3GS, ao contrário, permitem que você ajuste a duração do vídeo ao arrastar uma alça ao longo de uma série de imagens em miniatura. Todos os aparelhos permitem que você envie vídeos diretamente para o YouTube ou envie clipes aos amigos por e-mail ou MMS (serviço de mensagens multimídia); o Pre Plus também possibilita o upload direto para o Facebook.

Qual câmera de smartphone alcançou a melhor qualidade de vídeo? Saiba mais a seguir.

Teste de intensidade de iluminação
Para testar cor e movimento em condições internas ideais, eu produzi vídeos de 1 minuto com dois brinquedos em movimento: uma roda gigante e um trem, colocados em uma sala claramente iluminada e sem janelas. Aqui vai o que as câmeras registraram.

Primeiro lugar: iPhone 3GS
Os vídeos do iPhone 3Gs tiveram as cores mais lavadas entre os competidores, mas o telefone da Apple conseguiu lidar muito bem com movimento, com apenas uma pequena quantidade de “travadas”. O 3GS deixou a imagem um pouco pixelizada na roda-gigante, mas um pouco menos do que os outros três telefones.

 

 

Segundo lugar: Pre Plus da Palm
Os vídeos do Pre Plus ficaram mais escuros do que as filmagens que realizei com os outros telefones, e vi uma pequena quantidade de “travadas” no movimento do trem. Além disso, encontrei um pouco de fantasmas na imagem do trem, e alguma pixelização na roda gigante.

 

Terceiro lugar: Motorola Droid
Os vídeos do Motorola Droid tinham as cores mais naturais de todos os aparelhos, mas também sofreram com borrões e pixelização. Também foi o aparelho que mais se debateu com movimento: frequentemente travava, e a reprodução do vídeo inclusive parou completamente em algumas sequências.

 

Quarto lugar: Nexus One do Google
Nos três testes com o Nexus One, eu percebi um estranho efeito vibrante ao fundo da imagem. Todos os vídeos tinham um tom de cor azulado, e a roda-gigante tinha uma pixelização visível.


Teste de pouca luz
Eu realize o teste de pouca luz (também conhecido como o "Teste do show de rock") em uma sala sem janelas, com apenas uma lâmpada ligada. Nenhum dos telefones se saiu particularmente bem nesse teste, mas nós tivemos um claro vencedor – e um claro perdedor.

Primeiro Lugar: iPhone 3GS
O iPhone 3GS foi o aparelho que melhor lidou com cores e balanço de luz. Mesmo assim, ainda foi razoavelmente difícil conseguir pegar os detalhes da roda-gigante ou os rostos das pessoas na foto. Movimento também foi um pouco confuso.

 

Segundo lugar: Nexus One
Todos os vídeos do Nexus One tinham uma matiz meio laranja/amarelo, mas de modo geral, este telefone capturou as cores mais vívidas com os mais nítidos detalhes. No entanto, os vídeos ainda possuíam aquele estranho efeito vibrante, e observei os mesmos problemas com movimentos que tinha visto nos testes de intensidade de iluminação.

 

Terceiro lugar: Pre Plus da Palm
Bom com as cores, o Pre Plus produziu vídeos com um aspecto confuso e apagado. O trem e seus trilhos se misturaram com a toalha de mesa escura, e a roda-gigante parecia um enorme borrão. Você consegue distinguir os rostos das pessoas na foto, mas não os seus detalhes.

 

Quarto lugar: Motorola Droid
Tranquilamente, o Droid enfrentou os maiores problemas com iluminação baixa. Os vídeos saíram bem escuros, com uma matiz esverdeada; eles eram tão escuros que o trem desapareceu completamente e os rostos na fotografia pareciam borrões.


Qualidade de som
Eu não realizei nenhum teste formal para a qualidade de som, mas as minhas orelhas escolheram um vencedor. O iPhone 3GS possui o som mais alto e claro, seguido de perto pelo Droid. O som dos outros dois telefones era muito mais baixo e não tão claro. Vamos realizar testes de som mais precisos na próxima vez.

Conclusão

O claro vencedor do grupo é o iPhone 3GS da Apple, em razão de suas qualidades de vídeo nos testes internos de intensidade de iluminação e de luz baixa, assim como os seus recursos de edição integrados. Apesar de as cores terem ficado bastante lavadas em meus testes com o aparelho, o iPhone foi o aparelho que lidou melhor com movimentos entre os quatro, com a menor quantidade de pixelização.

Apesar do Motorola Droid ser um excelente telefone em outros aspectos, sua gravação de vídeo foi ruim – especialmente em ambientes pouco iluminados. Por isso, dono de Droid, se você está planejando gravar vídeos de um show, por exemplo, talvez deva considerar levar uma câmera digital avulsa.

Em termos de qualidade de vídeo, os smartphones não representam uma ameaça real a câmeras de vídeo, ou até às pequenas câmeras fotográficas de bolso. No entanto, se você estiver disposto a sacrificar um pouco da qualidade da imagem, esses aparelhos oferecem benefícios reais: compartilhamento instantâneo sem fios, ferramentas de edição, e a possibilidade de gravar vídeos com um aparelho que você já carrega para todo lugar.

Mas tudo isso pode mudar. O EVO 4G, da HTC, sobre o qual já publicamos um review, possui gravação de vídeo em alta definição (HD). E rumores apontam que o iPhone 4G também terá esse recurso.

Por fim, mostramos como a qualidade de vídeo do iPhone 3GS e do Pre Plus, da Palm, se compara a duas das mais bem-cotadas câmeras de vídeo de bolso do mercado, a Kodak Zi8, que grava em 1080p, e a solidamente construída Flip MinoHD.

 

 

 

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site