Imagem de fundo do header
Samsung WB850F: uma megazoom de bolso bem conectada
Home  >  Review
REVIEW

Samsung WB850F: uma megazoom de bolso bem conectada

Câmera tem sensor de 16 MP, zoom de 21x, faz ótimas fotos e é capaz de enviá-las para serviço online como o Facebook, Picasa e PhotoBucket

Tim Moynihan, PC World EUA

Foto:

Alguns anos atrás seria impossível encontrar uma câmera de bolso carregada com tantos recursos quanto a Samsung WB850F (R$ 1.499): ela tem sensor de 16 Megapixel, zoom óptico de 21x, compartilha imagens via Wi-Fi, tem GPS com mapas embutidos e um modo “burst” que faz 10 fotos por segundo. Ela é praticamente o garoto-propaganda do que há de mais recente na tecnologia de câmeras em 2012.

A WB850F é notável porque, ao contrário de modelos anteriores com tecnologia Wi-Fi, o compartilhamento de imagens sem fios fica em segundo plano, atrás de recursos-chave como uma lente zoom impressionante, controles manuais, bom desempenho e botões que dão acesso rápido à maioria dos ajustes da câmera. 

wb850f_frente-360px.jpg

Dito isto, ela tem algumas limitações, como uma tendência a “engasgar” na troca de modos, e um sistema de estabilização que tente a ser menos eficiente no zoom máximo (telephoto), justamente quando o usuário mais precisa dele. 

Leia também
» Como escolher uma câmera digital
» O que importa na hora de comprar uma câmera digital
» Como cuidar de sua câmera digital

Desempenho, qualidade de imagem e de vídeo

Em nossos testes subjetivos de qualidade de imagem, nossos juízes classificaram a WB850F como ao menos Boa em todas as categorias. O ponto forte é a nitidez, onde foi classificada como Superior. Notamos apenas um mínimo de “franja” púrpura nos detalhes mais finos de nosso teste de resolução.

wb850f_resolucao-360px.jpg
Teste de resolução. Clique para ampliar

Ela também se saiu muito bem na precisão de cor e ausência de distorção, sendo classificada como Muito Boa em ambas as categorias. A qualidade de exposição foi classificada como Boa, devido a uma imagem ligeiramente subexposta em nosso teste com uma cena em nosso estúdio.

A WB850F não se saiu tão bem em nossos testes de qualidade de vídeo. No geral ela foi classificada como Aceitável em qualidade de vídeo e Muito Boa em qualidade de áudio. Seu desempenho abaixo da média em vídeo é devido ao resultado em situações de pouca luz. Em nossos testes em ambientes bem iluminados, as imagens produzidas pela câmera (em 1080p a 30 quadros por segundo, ou “FullHD”) pareceram boas, mas as cenas em locais com pouca luz tinham um nível de ruído considerável.

wb850f_cenario-360px.jpg
Cena sob luz artifical. Clique para ampliar

Ainda assim, o desempenho da WB850F sob pouca luz se compara favoravelmente ao de muitas outras câmeras de sua categoria. O vídeo pode ter bastante ruído, mas ao menos dá pra ver o que acontece na cena, e a movimentação é suave. Abaixo temos dois clipes de teste usados em nossa avaliação. Para os melhores resultados, assista-os em 1080p.


Vídeos feitos com a WB850F

Não encontramos uma indicação da CIPA sobre a autonomia de bateria da Samsung WB850F. E não me surpreendi ao ver que a bateria não durou muito em meus testes quando o Wi-Fi e o GPS estavam ativados: consegui cerca de um dia de uso antes de ter de recarregar. E mesmo quando eu não usei o Wi-Fi e o GPS o indicador de bateria foi de cheio a vazio em um dia e meio, e eu não usei a câmera sem parar. De acordo com esta experiência, eu classificaria a autonomia como Aceitável, com 160 a 200 fotos por carga.

Modos de cena e recursos

Como muitas outras megazoom de bolso modernas na mesma faixa de preço, a Samsung WB850F inclui recursos para todo tipo de usuário: há controle manual de exposição, os tradicionais modos de cena, filtros e efeitos e um “modo inteligente” que determina automaticamente qual o modo de cena correto para a situação.

Também há muitas opções nos menus da câmera, mas a Samsung fez um bom trabalho e conseguiu manter a confusão e o excesso ao mínimo. Não é necessário rolar por páginas de opções em cada modo para descobrir mais páginas de opções obscuras: as opções em cada modo estão limitadas a apenas uma tela, o que é uma boa idéia.

Os controles manuais de exposição são acessados através da opção A/S/M no seletor de modo. Lá você pode escolher entre prioridade de abertura (A), prioridade de obturador (S) ou um modo manual completo (M). É possível ajustar a velocidade do obturador (de 1/2000 segundo a 16 segundos) e o valor da abertura (no máximo F2.8 em grande angular e F5.9 em telephoto). Pressione o botão de função no modo A/S/M para ajustar o ISO (100 a 3200), balanço de branco, foco manual ou automático e tamanho da imagem, entre outros.

Nos modos manual e programa basta um toque no botão de função para abrir uma lista de filtros criativos (como um modo miniatura, um filtro “sketch” que simula um rascunho feito à mão e outro que dá a imagem a aparência de uma pintura) que podem ser aplicados em tempo real. Para fotos feitas nos modos automático ou em um dos modos de cena você pode aplicar os mesmos filtros durante a reprodução, pressionando o botão Menu e selecionando a opção Smart Filters no menu.

wb850f_sketch-360px.jpg

Efeito "Sketch". Clique para ampliar

Os modos de cena são básicos, com oito opções. Entre elas um modo noturno, um modo “backlight” para cenas com iluminação por trás, Beauty Shot para retratos e modos para fotos ao amanhecer e anoitecer, entre outros). Também há um modo HDR, um modo de fotos panorâmicas que usa o sensor de movimentos, fotos em 3D e várias molduras para colocar fotos lado-a-lado ou sobre fundos pré-definidos.

Apesar dos vários modos de operação, a câmera às vezes tende a engasgar um pouco ao alternar entre eles. E quando você troca de um modo para outro ou salva uma sequência de fotos feita no modo Burst, a WB850F tende a “congelar” por alguns segundos. Mas ao selecionar opções dentro de um modo a câmera reage mais rapidamente.

A Samsung WB850F se saiu bem em nossos testes de laboratório, que envolvem montá-la em um tripe em um ambiente com iluminação controlada, mas descobri que ela tem algumas limitações quando usada “na mão”. Tive dificuldade em capturar uma foto nítida com o zoom máximo. Isso é um desafio para qualquer câmera megazoom, mas a WB850F me pareceu mais problemática que as outras. Ela se saiu bem sob pouca luz, mas a nitidez também é um problema no escuro.

Mas há pontos positivos: o desempenho em Macro está bem acima da média. A WB850F tem uma distância mínima de foco que praticamente permite que você toque o objeto com a lente, ao menos em locais bem iluminados. Em locais com pouca luz o sistema de foco automático teve problemas, mas isso acontece em quase toda câmera desta categoria.

wb850f_sample_flor-360px.jpg
Foto feita com a WB850F. Clique para ver a imagem original

wb850f_sample_retrato-360px.jpg
Foto feita com a WB850F. Clique para ver a imagem original

Wi-Fi e GPS

Além dos muitos modos de fotografia, a WB850F tem uma ampla gama de recursos de conectividade. Ela pode enviar fotos via e-mail ou para sites como o Facebook e Photobucket, embora reduza seu tamanho para 1664 x 1248 pixels (cerca de 2 MP) durante o processo. Enviei duas imagens de teste a partir da câmera, uma via e-mail e a outra via Facebook, e ambas foram transferidas rapidamente. E cada foto chegou ao seu destino em cerca de 5 segundos.

Também é possível compartilhar vídeos diretamente da câmera, mas a operação é mais complicada. Em primeiro lugar, ela só consegue enviar arquivos na resolução de 320 x 240 pixels com duração de menos de 30 segundos. Você só é avisado se a duração excede o limite depois de tentar enviar o vídeo, e não é possível reduzir a resolução de um clipe já gravado antes do envio. Ou seja, você tem que gravar pensando nos limites do compartilhamento se quiser fazer isso sem um PC.

Também é possível enviar imagens para o SkyDrive, disco virtual da Microsoft, fazer backup sem fios das fotos em um PC usando os softwares Intellistudio e Auto Backup, e fazer streaming de fotos e vídeos da câmera para uma TV compatível com o padrão DLNA.

A Samsung oferece apps para Android e iOS que permitem usar um smartphone como um viewfinder remoto para a câmera, e outro app que permite descarregar fotos e vídeos em um smartphone ou tablet. O Remote Viewfinder permite controlar o zoom, ligar e desligar o flash e até mesmo ajustar a resolução da imagem remotamente. A tela do smartphone mostra em tempo real o que a câmera está vendo, com um atraso surpreendentemente pequeno. Depois de bater uma foto, é possível salvar uma cópia para seu smartphone (com resolução máxima de 12 MP) clicando em um ícone na tela.

A WB850F tem alguns dos melhores recursos relacionados à GPS que já vi em uma câmera, incluindo uma interface de navegação da Navteq, um banco de dados com pontos de interesse e nomes reais para os locais (como “Praça da República”) em vez de apenas as coordenadas. Mas antes de usar estes recursos é necessário transferir os mapas para a câmera. Eles estão no CD que a acompanha, ou podem ser baixados no site da Samsung.

Hardware e design

A WB850F tem como base um sensor CMOS de 16 MP com iluminação traseira e uma lente zoom de 21x (23 mm a 483 mm), com um sistema de estabilização híbrido, que combina estabilização óptica e digital. Para enquadrar e rever as imagens há uma tela AMOLED de 3 polegadas, que é mais nítida e brilhante do que a maioria das telas que já vi em câmeras concorrentes.

Um incômodo potencial é que a bateria tem que ser carregada dentro da câmera. Basta conectá-la ao carregador de parede incluso na embalagem usando um cabo USB. Isso é um incômodo, já que não é possível usar a câmera com uma bateria enquanto a outra carrega.

A câmera também é um pouco maior que as megazoom atuais, cada vez menores, mas isso é devido à empunhadura em relevo, que dá a ela uma aparência resistente e a torna mais confortável de segurar. E mesmo assim a WB850F é bastante compacta e pode caber no bolso da calça, dependendo da calça.

wb850f_lado-360px.jpg
WB850F com a lente extendida, mostrando os controle no topo

No topo da WB850F há um flash pop-up acionado com uma mola que você abre pressionando uma alavanca e fecha empurrando com o dedo, além de um botão de força, microfones estéreo, o botão de obturador, circundado por um anel que controla o zoom, e o seletor de modo.

Na traseira da câmera a Samsung alterou o tradicional esquema de controle, mas no geral o “desvio” da norma funciona bem. Um recurso único é um controle chamado Drive Speed, que é operado com o dedão e permite selecionar entre os modos de fotografia contínua (“Burst” a 3, 5 ou 10 fotos por segundo), um modo de captura única e um modo de “bracketing” com três fotos com exposição variada, além de um modo de “pré-captura” que dispara 8 fotos assim que você começa a pressionar o botão do obturador. 

wb850f_traseira-360px.jpg
Controles e tela na traseira. Destaque para a função "Drive Speed" próxima ao topo

A seleção de itens na tela é feita com uma “rodinha” que também opera como um d-pad com quatro direções. Assim como na maioria das câmeras, pressionar a roda para cima, baixo, esquerda ou direita dá acesso rápido a opções como timer ou ajustes de exibição. Mas ao contrário da maioria das câmeras, as posições esquerda e baixo levam à interface de mapas e bússola eletrônica. Isso é útil se você usa muito o GPS, mas se estiver acostumado ao layout tradicional pode sentir falta do acesso rápido ao modo Macro e opções do Flash. É necessário pressionar o botão de função para isso.

Veredito

Há muito do que gostar na Samsung WB850F, incluindo um bom alcance do zoom, controles bem implementados, funções Wi-Fi inovadoras e boa qualidade de imagem. Os recursos relacionados ao GPS também são muito bons, e no geral a câmera oferece um excelente custo-benefício. Mas ela também tem alguns probleminhas, como estabilização de imagem insuficiente no zoom máximo, as “engasgadas” ao trocar de modo e performance mediana sob pouca luz. Ainda assim, o resultado geral é uma boa e versátil megazoom que, certamente, é a melhor câmera com Wi-Fi que já estamos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site