Imagem de fundo do header
Scanner portátil se destaca no reconhecimento de textos
Home  >  Review
REVIEW

Scanner portátil se destaca no reconhecimento de textos

OpticSlim M12, da Plustek, tem ponto forte no bom funcionamento do hardware e no reconhecimento de caracteres, além da mobilidade.

René Ribeiro, da PC World

scannerM12plus_PC_150.jpg
Foto:

Testamos o scanner portátil OpticSlim M12, da Plustek, que tem como principal característica o tamanho reduzido: 27,5 centímetros de largura, por 4,8 cm de profundidade e 3,4 cm de altura, com apenas 400 gramas de peso, já incluindo o cabo USB. Aliás, este é o único cabo que o equipamento possui, que serve tanto para alimentação de energia quanto para transfência de dadops.

O scanner vem acompanhado de quatro softwares. O Presto! PageManager tem a função de gerenciar os documentos, o que ajuda a mantê-los organizados. O ImageFolio, também da Presto!, edita imagens, com funções de retoque. O Abbyy FineReader 6.0 Sprint é o aplicativo de OCR (reconhecimento de caracteres, na língua inglesa), capaz de converter imagem de documentos em textos editáveis. Finalmente, o Cardiris, que reconhece o formato de cartões de visita, no qual os dados são exportados para a lista de contatos de outros softwares, como o Outlook.

scannerm12plus_350.jpg

OpticSlim M12 Plus: bom software de OCR

A instalação é toda automatizada, o que ajuda muito quem não tem intimidade com configurações no Windows. Basta conectar o equipamento ao computador usando qualquer porta USB, e inserir o CD que acompanha o produto. O menu, em língua portuguesa, é claro e bastou escolher a opção para instalar para configurar e transferir driver e os softwares.

Testes
O scanner tem apenas dois botões que podem ter suas funções customizadas. Um exemplo é configurar um botão para digitalizar um documento em formato PDF e outro botão para digitalizar imagens. Nessa customização, também é possível ajustar a resolução do scanner, que varia entre 200 e 600 pontos por polegada.

O scanner aceita papeis avulsos nos formatos A4, carta, A5 e ofício - ou seja, ele não serve para digitalizar livros, apostilas ou qualquer outro documento encadernado. A operação é simples: O documento é inserido na ranhura, pressiona-se o botão no aparelho e o processo começa. O resultado é transferido para a pasta padrão e o software PageManager é aberto exibindo o documento.

Digitalizamos uma imagem em qualidade de 300 dpi e a fidelidade das cores se manteve. Na edição, o software ImageFolio deixa um pouco a desejar, pela falta de recursos encontrados até em programas tipo freeware, como o Paint.net.

O destaque mesmo foi o reconhecimento de caracteres (OCR). Ao digitalizar duas páginas contendo 612 palavras, o documento foi enviado diretamente ao Word. Usando o corretor ortográfico para verificar as palavras não reconhecidas, foi obtido o resultado de 100% de acerto, mesmo para as letras com acentuação. Para ter uma referência, nosso teste foi feito com documento impresso em uma impressora laser, com fonte Arial, tamanho 12.

Nessa opção de OCR também é possível digitalizar imagens em conjunto com o texto, uma tarefa em que o software foi inteligente para reconhecer e separar a imagem dos caracteres. Cada página levou 26 segundos para passar pelo scanner.

O OpticSlim M12 tem no hardware um ponto forte. Mesmo sem ter nenhuma guia para auxiliar o processo de puxar o papel, a parte mecânica mantém a posição correta até o final do processo. Seu tamanho reduzido e o fato de utilizar apenas um cabo para transmitir dados e energia elétrica, colabora para transportar o scanner facilmente.

Apesar do menu de instalação ser apresentado na língua portuguesa, todos os softwares estão em inglês. Quanto aos sistemas operacionais, pode ser instalado no Windows XP, 2000 e Vista. Nossos testes foram feitos no Windows 7, graças a ferramenta de compatibilidade que esse sistema oferece. O preço sugerido do OpticSlim M12 é de 490 reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site