Imagem de fundo do header
Se precisar de um antivírus gratuito, não considere o PC Tools Antivirus
Home  >  Review
REVIEW

Se precisar de um antivírus gratuito, não considere o PC Tools Antivirus

Ferramenta é negligente na proteção ao desconsiderar o potencial de risco dos spywares e é fraca na detecção heurística.

Erik Larkin, da PC World/EUA

pc_tools_150.jpg
Foto:

Quem procura um antivírus gratuito para proteger o PC deve passar longe do PC Tools Antivirus Free Edition. O utilitário é negligente na detecção de spywares e permite que uma quantidade enorme de malware atinja o sistema que ele supostamente deveria proteger. Parte do problema

Parte do problema decorre de o antivírus da PC Tools fazer uma já arcaica distinção entre spyware e outras formas de malwares. Por conta disso, ficou em penúltimo lugar no comparativo que avaliou seis antivírus gratuitos.

Em uma época em que pragas se espalham feito vermes, roubam senhas como spywares e permitem controle remote de PCs ao explorarem vulnerabilidades, tratar cavalos de troia e spyware como algo secundário é uma temeridade. Qualquer ferramenta de segurança que seja digna de ter esse nome deve evitar qualquer tipo de ataque, por menor que seja.

>> Faça o download do PC Tools Antivirus Free Edition 

E a PC Tools diz que não defende o sistema do usuário de spyware - um ponto crítico que, infelizmente, não é enfatizado no site da empresa. Essa limitação é principal causa do desempenho horroroso que o utilitário obteve na detecção e bloqueio: o software deixou as portas abertas para quase metade de todos os malwares a que foi submetido pela AV-Test.org.

pc_tools_tela.jpg

Embora a ferramenta afirma ser eficaz contra cavalos de Troia, um tipo bem comum de malware, o PC Tools Antivirus só barrou 46% da amostra. O utilitário saiu-se melhor na detecção de worm, com uma taxa de detecção de 83%, mas ainda assim bem longe do lider, o Avira AntiVir Personal, líder entre todas os antivírus gratuitos avaliados por PC World (EUA).

Também não surpreendeu o fraco desempenho do software na detecção heurística, que submete a ferramenta a arquivos com assinaturas de vírus com duas e quatro semanas para simular com o antivírus lida com novas e desconhecidas pragas. Nesta análise, o PC Tools amargou o pior resultado de todos, com taxas de detecção de 33% e 36%, respectivamente (o Avira, por exemplo, obteve 52% e 45%, respectivamente). E foi apenas decente na identificação e remoção de infecções existentes, deixando passar apenas uma em uma amostra de dez (porém, a maior parte dos aplicativos avaliados pegaram todos).

A ferramenta é fácil de instalar e tem uma interface relativamente boa. Porém, não possui recurso para agendamento de varreduras nem faz atualização automática para assinaturas de vírus. O software irá notificar o usuário uma vez ao dia (por padrão) caso exista uma atualização disponível; entretanto, para que ela ocorra, o usuário deverá solicitar sua instalação.

Em resumo, não há qualquer motivo para alguém escolher o PC Tools Antivirus quando existem outras opções gratuitas e melhores nas quais se pode confiar mais a segurança do PC. Felizmente, a ferramenta suplementar que avalia pragas por seu comportamento, o PC Tools Threatfire, é tão boa quanto é ruim o antivírus da PC Tools.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site