Imagem de fundo do header
SecureAnywhere Essentials 2012 é ultra-rápido, mas limpeza deixa desejar
Home  >  Review
REVIEW

SecureAnywhere Essentials 2012 é ultra-rápido, mas limpeza deixa desejar

Suíte da Webroot tem impacto quase nulo no desempenho do PC, mas derrapa na hora de desativar malwares

Nick Mediati

Foto:

Apesar do Webroot Secure Anywhere Essentials 2012 (60 dólares por um ano para três computadores) ter ficado em um lugar um pouco desprivilegiado no ranking de softwares de anti-vírus de 2012, ele tem muito potencial. O Secure Anywhere representa uma modificação completa na linha de produtos da Webroot, com uma nova interface e novidades por baixo do capô. O pacote é rápido, e é bom ao identificar malwares antes que os invasores coloquem as mãos no seu PC, porém os falsos positivos acima da média e os resultados frustrantes na limpeza do sistema impediram que o programa alcançasse o pódio. 

Leia também
» Saiba quais são os melhores antivírus do mercado em 2012

A nova versão do programa é muito eficiente ao impedir novos malwares (conhecidos como ameçadas “zero-day”), bloqueando 96.2% dos ataques em testes de detecção no “mundo real”, praticamente na média na bateria de testes. O Secure Anywhere também detectou 99.49% das amostras conhecidas de malware, um desempenho acima da média dos resultados, apesar de que alguns dos melhores colocados tenham encontrado até 99.99% das amostras. 

Em algumas áreas, no entanto, o suíte do Webroot tropeçou, por exemplo ao identificar erroneamente 11 arquivos seguros como ameaças em potencial, dentro de uma análise de 250 mil documentos. Mesmo que a porcentagem seja considerada baixa, este foi o pior resultado de falsos positivos entre todas as aplicações analisadas este ano. 

Entretanto, o que mais preocupa é a incapacidade do software remover um malware que já tenha infectado um PC. O pacote detectou 60% das infecções por malware ativas, mas consegiu resolver apenas metade dos problemas identificados. Em ambos os casos, esse foi o pior resultado entre os aplicativos testados, já que grande parte das suítes analisadas foi capaz de detectar e neutralizar todas as ameaças ativas do sistema. De acordo com representantes da empresa a companhia recentemente fez algumas mudanças na maneira com que lida com as ameaças e que os métodos serão melhorados. 

A Webroot afirmou que o novo pacote do SecureAnywhere baseado em nuvem é muito leve e não tem grande impacto no sistema. E isso se mostrou verdade, pois o programa obteve os melhores resultados nos testes de desempenho: o impacto foi mínimo, adicionando pouco menos de meio segundo ao tempo de inicialização do PC (em comparação ao teste feito na máquina sem o programa instalado) e praticamente não diminuiu a velocidade das operações de transferência e cópia de arquivo. 

 

secureanywhere01.jpg
Interface é limpa e intuitiva mesmo com controles avançados

 

As velocidades de varredura foram tão impressionantes quanto. O pacote completou a análise manual (ao analisar 4.5 GB de dados) em 59 segundos. De longe, essa foi a melhor marca obtida no teste, com um minuto de diferença da média alcançada pelos outros softwares. Na varredura no acesso - que procura por ameaças ao abrir ou salvar arquivos no disco - os 4.5GB de dados foram analisados em 2 minutos e 4 segundos, terminando o processo 30 segundos antes do competidor mais próximo. Para se ter uma ideia, o tempo médio para conclusão do processo foi de 4 minutos e 48 segundos. 

A interface remodelada do SecureAnywhere é agradável e a instalação é muito tranquila - resume-se a abrir o instalador, inserir a chave de licença e pronto: depois disso o programa já analisa o computador e procura por malware. A interface também é ótima: cinco abas no lado esquerdo da janela principal permitem ao usuário acessar os principais recursos do programa. Mesmo que as configurações avançadas sejam um pouco técnicas em alguns pontos, tudo é muito bem organizado. 

Apesar de sua posição desprivilegiada no ranking, a nova linha de produtos da Webroot tem muito a oferecer, e deve se desenvolver ao passar do tempo. Caso você já seja usuário do Webroot, o Secure Anywhere Essentials 2012 é um ótimo upgrade. Entretanto, caso o usuário possua outros produtos não recomendamos a troca. Se a desenvolvedora acabar com os problemas na remoção de malwares, a aplicação pode se tornar um competidor real. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site