Imagem de fundo do header
Segunda geração do iPod Touch dá mais um passo em direção ao iPhone
Home  >  Review
REVIEW

Segunda geração do iPod Touch dá mais um passo em direção ao iPhone

A segunda geração do MP3 player da Apple deixou-o ainda mais parecido com o iPhone. Confira as primeiras impressões do aparelho.

Macworld/EUA

touch-72.jpg
Foto:

Que diferença um ano faz. Quando a Apple lançou o iPod Touch, com seus recursos Wi-Fi e interface sensível ao toque, ele era muito mais do que um iPod. Ainda assim, faltando a ele originalmente aplicativos como Mail, Stocks, Maps, Weather e Notes (e um aplicativo Calendar que permitisse a criação de eventos), controles externos de volume e um alto-falante embutido, ele era bem menos do que um iPhone.

Pelas atualizações de software, a Apple alinhou os aplicativos do iPod Touch com os do iPhone. Com a segunda versão do iPod Touch — liberada na terça-feira (09/09) como parte da reformulação da linha iPod promovida anualmente no outono norte-americano — a Apple dá outro passo na direção certa ao acrescentar estes dois recursos físicos atrativos: controles externos de volume e um alto-falante interno. A companhia também reduziu o tamanho do gabinete e arredondou as bordas do iPod Touch, ao estilo do iPhone 3G.

O preço do iPod Touch também foi reduzido. Se os modelos anteriores de 8 GB, 16 GB e 32 GB custavam 299 dólares, 399 dólares e 499 dólares, respectivamente, os novos estão por 229 dólares, 299 dólares e 399 dólares. (O preço e a data de lançamento ainda não foram definidos no Brasil). Eles vêm com o novo software iPod Touch 2.1.

Veja como se saiu o meu novo iPod Touch de 16 GB em uma análise inicial

Controles de volume e alto-falante do iPod Touch

Os novos controles externos de volume do iPod Touch são bem-vindos e têm o mesmo desempenho apresentando no iPhone. Pressione a parte superior do botão e o volume aumenta. Pressione a parte inferior do botão e o volume diminui. Como no iPhone, os aplicativos que trazem barras deslizantes de volume refletem as mudanças em volume movendo para cima ou para baixo à medida que o botão é pressionado.

Por falar nos iPhones, se você tem os headphones que vêm com o iPhone — os headphones da Apple com o botão Play/Pause e microfone — ficará contente por saber que o botão Play/Pause funciona com esta versão do iPod Touch. (Não funciona em iPod Touches mais antigos, nem mesmo com o novo software 2.1.)

Já o alto-falante, lamentavelmente, não lembra em nada o do iPhone. Como disse Steve Jobs, este alto-falante é para uma “escuta ocasional” – na minha opinião, uma descrição bastante generosa. Ao contrário do alto-falante do iPhone, que é posicionado visivelmente na parte inferior esquerda do dispositivo e razoavelmente direcional, o som do iPod Touch não vem de nenhum lugar específico — ele parece brotar de qualquer orifício existente no dispositivo.

Tentei assistir a Chinatown e ouvir o áudio somente pelo alto-falante embutido do iPod Touch e tive dificuldade para discernir o diálogo mesmo no volume máximo. Eu tinha esperança de colocar este iPod no banco de trás para que minha filha visse seus filmes favoritos durante longas viagens de carro, como faz agora com meu iPhone. Isso não acontecerá. Somando a fidelidade muito baixa e pequena do alto-falante ao ruído do carro em movimento, não consigo imaginar que ela poderá extrair muita coisa dele.

A existência do alto-falante está presente na configuração Sound (Sound Effects no iPod Touch original). Aqui você verá o acréscimo das entradas New Mail, Sent Mail, Calendar Alerts, Lock Sounds e Keyboard Clicks — sons que saem através do alto-falante. Você também ouvirá o som de uma câmera quando fizer uma captura de tela do visor pressionando Home e Sleep/Wake.

Visor  do iPod Touch

Quando o iPhone 3G foi lançado, algumas pessoas observaram que o visor tinha um tom mais amarelo do que o do iPhone original. O visor do novo iPod Touch também é mais amarelado. Colocado ao lado de um iPod Touch de 16 GB original, com o brilho ao máximo em ambos, o visor do novo iPod pareceu ligeiramente escuro. Porém, basta afastar o velho iPod e você se acostuma rapidamente ao visual do novo.

O visor do novo iPod Touch (centro) é visivelmente mais amarelo do que o do iPod Touch original (esquerda) e o do iPhone 3G atual (direita).

Playlist Genius

Quando você invoca a playlist Genius pela primeira vez, recebe uma lista de todas as músicas existentes no seu iPod Touch.

Um dos recursos marcantes dos novos iPod nano e iPod Touch é a playlist Genius, um esquema para selecionar uma faixa na biblioteca iTunes ou no iPod e, de maneira inteligente, criar uma playlist de músicas relacionadas. Este recurso é implementado de dois modos no iPod Touch.

O mais óbvio é tocar no ícone Music na parte inferior da tela Home e tocar em Playlists. No alto da tela Playlists há uma entrada Genius. Toque nesta entrada e surgirá uma lista de todas as faixas contidas no iPod. Quando você toca em uma faixa, o iPod cria uma lista com 25 faixas relacionadas e começa a executar a faixa que você selecionou originalmente.

Você também tem a opção de criar uma playlist Genius diferente baseada na mesma faixa. Basta tocar em Refresh para criar a playlist. Se você gostar daquilo que o Genius disponibiliza, toque em Save. O iPod salva a playlist com o nome da faixa original (Helter Skelter, por exemplo), lista-a na tela Playlists e coloca o ícone Genius do lado para indicar que é uma playlist gerada pelo Genius. Quando você sincroniza seu iPod com seu computador, quaisquer playlists Genius que você tenha criado são sincronizadas com o computador e aparecem sob o cabeçalho Playlists na lista Source do iTunes.

Depois de criar uma playlist Genius você pode renová-la com novo material baseado na mesma música de origem ou começar de novo tocando em New.

Posteriormente você pode selecionar esta playlist e editá-la pressionando o botão Edit. Ao fazê-lo, uma tela rolará para cima com os dizeres Refresh Playlist e Delete Playlist. Até que ponto a playlist é renovada depende das faixas existentes no seu iPod. Se o recurso Genius perceber que não tem muita coisa a escolher, você verá muitas das mesmas faixas aparecerem na playlist atualizada.

Observe que o Genius pode ser “podado”. Por exemplo, selecionei o artista etíope  Gigi’s Abay no meu iPod Touch e obtive a seguinte caixa de diálogo: “Tente de novo. Esta música não possui músicas relacionadas suficientes para a criação de uma Genius Playlist”.

O recurso Genius também está disponível na tela Now Playing. Quando você estiver executando uma faixa, toque no visor para ver o painel da linha de tempo. Abaixo da linha de tempo você encontrará o ícone Genius. Toque nele para uma playlist Genius baseada nesta faixa. Esta playlist funciona exatamente como outras playlists Genius.

Software

Você pode criar facilmente uma playlist Genius tocando no ícone Genius em uma tela Now Playing.

O novo iPod Touch vem com o update de software iPod Touch 2.1, gratuito para aqueles que compraram o update de software 2.0 e vendido a US$10 para usuários do update 1.x, mais antigo. Além de acrescentar a criação de playlist Genius, a Apple afirma que este update corrige alguns problemas irritantes do software 2.0 original. Não tive oportunidade de ver os benefícios de todas estas mudanças, mas posso dizer que a Apple não está brincando ao dizer que o update proporciona “instalação mais veloz de aplicativos de terceiros”.

Ativei o App Store em um iPod Touch de 16GB original rodando a versão 2.0.2 e o novo iPod Touch rodando a 2.1. Instruí ambos a atualizar o Twitterific, da Iconfactory, para a versão 1.1. O novo iPod com o software mais recente o fez em 20 segundos via rede Wi-Fi. O velho iPod Touch com o software mais antigo levou intermináveis 5 minutos e 2 segundos. Obtive resultados similares com outros updates de software.

O que vem por aí

Segundo a Apple, o novo iPod Touch oferece mais autonomia de bateria do que o Touch original. Não fiquei com o iPod tempo suficiente para testar suas alegadas 36 horas de execução de áudio e 6 horas de execução de vídeo, mas o farei quando mergulhar fundo no dispositivo para a análise completa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site